domingo, 19 de junho de 2011

A primeira sabragem do Rodrigo

Fomos para Bento Gonçalves buscar o tão esperado álbum com as fotos do casamento e aproveitamos para passar o final de semana na Villa Valduga. A hospedagem na pousada dá direito à participação em um curso de degustação de vinhos, que ocorre todas as manhãs. O curso tem duração de 4 horas e mostra todo o processo de confecção do vinho, encerrando com uma breve degustação, com direito a análise sensorial de diferentes vinhos da Valduga. No encerramento do curso, o espumante degustado é aberto por um dos participantes, pelo método da sabragem, se é claro, houver algum voluntário que se arrisque.
A sabragem, do francês sabrage, é o ato de abrir uma garrafa de espumante utilizando um sabre, para degolar a parte superior da mesma. A técnica foi por imortalizada por Napoleão. As primeiras sabragens surgiram no século 18, quando Napoleão, em clima de euforia, retornava vitorioso de suas batalhas. 
Participamos do curso neste sábado e quando o enólogo perguntou se havia algum voluntário, o Rodrigo não exitou, se candidatou prontamente! Fiquei tão orgulhosa que até filmei... Essa entrou para a galeria "histórias para contar". 


6 comentários:

  1. Hehehehee que legal! Lembrei daquela propaganda nova da Renault, quando o cara abre o champagne com este método: UAU!
    Hehehe
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú!!Tu sabes que no inverno passado eu e meu marido fomos um findi na Valduga e também fizemos o curso de degustação pela manhã..tudo de bom né?aliás também sou fã deste lugar ..principalmente daquele café da manhà maravilhoso!!ah...só não tivemos coragem de sabrear um espumante...é de ficar para a história mesmo!!parabéns p vcs!!beijos Sinara

    ResponderExcluir
  3. Sinara, lembrei que vocês tinham ido ano passado! Quando nós nos hospedamos no findi do casamento foi uma correria, não deu tempo de pensar em curso... Dessa vez curtimos a pousada com calma.
    É muito legal se hospedar lá, né? O café da manhã certamente é um dos destaques!

    ResponderExcluir
  4. Mas ahhhhhh, te mete, Rodrigo!! show de bola, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Ju! Que bacana deve ser este curso, amiga. Parabéns ao maridão, corajoso!
    bj.

    ResponderExcluir