segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estréia da caçarola Staub


Há um tempo atrás aproveitei a dica da Tati, do Panelaterapia, e adquiri uma caçarola de ferro fundido da marca Staub, por um preço bem legal em um site de compras. Staub é uma marca francesa, e as panelas são o máximo mesmo... São carérrimas, mas como este era um item que estava há horas na minha lista de desejos e o desconto era grande, resolvi encarar... Comprei uma de apenas 20 cm de diâmetro, pois o preço cresce exponencialmente com tamanho. Me arrependi um pouco, porque é pequena demais... Mas tudo bem, para duas pessoas está ótimo.
Para a estréia, fiz um falso risoto de alcachofra com ervilha torta, com aquele arroz saborizado com hortelã, da Blue Ville. Anotem os ingredientes:
1/2 xícara de arroz integral;
1/2 xícara de arroz de hortelã (podem usar só esse, mas acho ele um pouco forte);
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de sobremesa bem cheia de mostarda Dijon em grãos;
50 gramas de parmesão ralado;
ervilha torta cortada em pedaços, a gosto;
alcachofra em conserva.
Misturei os dois tipos de arroz e cozinhei conforme instruções da embalagem, temperei só com sal. Quando estava pronto, mas ainda bem úmido, juntei a manteiga, o queijo ralado, a mostarda e a ervilha torta crua. Misturei bem e desliguei o fogo. Cobri com as alcachofras cortadas ao meio (como na foto), tampei a panela e deixei descansar uns minutos antes de servir. O calor da panela cozinhou a ervilha torta (gosto dela bem crocante), derreteu o queijo e a manteiga, e integrou os sabores.
Foi uma refeição surpreendente, pois a "refrescância" do arroz de hortelã combinou super bem com a alcachofra e a mostarda.
Quanto à panela... É maravilhosa mesmo. A comida fica com outra textura e sabor. Quem sabe um dia tenho uma coleção delas... De vários tamanhos. Sonhar não custa nada, né?!

4 comentários:

  1. Parabéns, pela receita e pela panela, as duas estao lindas! Fiquei feliz por vc, hein?!
    E to de acordo quanto à crocância das ervilhas - ficam muito mais gostosas assim... Mas arroz de hortela, ainda nao provei, e to curiosa. No máximo adicionei folhinhas em algum risoto.
    Um beijao, e ótima terca pra vc.
    Tata

    ResponderExcluir
  2. Ai eu tô louca pra comprar uma panela dessas também! Hehehehehe
    Aproveitando a passagem, quero te convidar para a promoção Nossa Cozinha em parceria com a Maribo, que vai premiar as 4 melhores receitas com kits de geléias e licores.
    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Linda Caçarola em Ju!!
    tu compra ervilha torta direto da feira??
    beijokas e precisamos combinar nosso próximo encontro!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que ficou! Sou de PoA também, adoro teu blog! Queria saber se tu sabe onde posso encontrar panelas da Staub aqui em Porto...Obrigada, um beijo! Vanessa

    ResponderExcluir