quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Torta de abobrinha e espinafre sem glúten

Há um tempo atrás a Fla apresentou para blogsfera uma receita de torta de abobrinha que foi um sucesso. Várias pessoas fizeram e aprovaram. Eu fiz duas versões, com farinha de trigo branca e integral, e na época já tinha planejado essa sem glúten, que saiu só agora. Para incrementar, acrescentei espinafre na massa. Anotem aí. 
Bati no liquidificador:
- 1 xícara de fécula de batata;
- 1 xícara de leite;
- 2 ovos;
- 1/4 de xícara de azeite de oliva;
- 1 xícara de espinafre cozido;
- 50 gramas de parmesão ralado;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- sal e pimenta do reino moída na hora.
Juntei a mistura do liquidificador com uma abobrinha cortada em cubos e 200g de frango desfiado. Assei por 40 min em forno médio (em uma forma untada e "enfarinhada" com fécula de batata). 
A torta ficou mais úmida que as versões anteriores, mais leve e muito saborosa. Se vocês tiverem tempo e paciência para lavar, separar as folhas e cozinhar o espinafre, e também cozinhar e desfiar o frango, fiquem à vontade... Eu aderi ao espinafre congelado e ao frango que já vem cozido e desfiado. Santa praticidade, fiz essa torta em poucos minutos.

6 comentários:

  1. Oi, Juliana! Acho que camarão é a melhor combinação que existe para o limão siciliano. O salmão também fica irresistível... vale a pena testar...
    Pegue uma posta de salmão, regue com suco de limão siciliano, coloque um pouco de sal e embale no papel alumínio. 10 minutinhos de forno e estará prontíssimo.
    Também fica uma delícia colocar cenouras e nabo em palitinhos em cima do salmão e regar com o suco....
    tenta e depois me conta.
    Grande beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Ju querida, tenho uma amiga intolerante à glúten ( ficou depois da 3a. gravidez!) e ela é leitora do meu blog. Sempre que faço receitas que não têm glúten me lembro dela. Nunca tinha caído a minha ficha de fazer com fécula de batata. Que ideia ótima, vou fazer lá em casa (sem o frango). Gostei desses teus marcadores novos.
    Um grande beijo e uma noite bem gostosa por aí!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Sandrinha, descobri a fécula da batata quando a Fla propôs uma blogagem coletiva sobre o tema, ano passado. Fiz panquecas com ela e deu super certo.
    http://jusempressa.blogspot.com/2010/05/blogagem-coletiva-panqueca-sem-gluten.html

    ResponderExcluir
  4. Prato muito saudável Juliana, ótima dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú!que beleza de receita..eba!!!.esta semana ainda pretendo fazer..ainda mais que estou tentando me "reeducar"e principalmente não comer nada de glúten(o que é difícil para mim)..beijos Sinara

    ResponderExcluir
  6. Essa receita é muito boa para os dias quentes que vem por aí, ne? Eu não curto espinafre, com brócolis deve ficar legal tb, o que achas?
    Bjs querida

    ResponderExcluir