segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Louca por frutas vermelhas



Esta é a época do ano em que o setor das frutas no supermercado me faz mais feliz, pois é a época das frutas vermelhas! Ontem fui ao Zaffari da Ipiranga, meu “super” preferido aqui em Porto Alegre, e me esbaldei: comprei cereja chilena, mirtilo, amora, e lichia (essa também é fruta vermelha? acho que não... vou pesquisar). As frutas vermelhas, além de saborosas, têm ação antioxidante, nesta época estão no seu auge e com preços muito bons! A estrela da foto desta postagem é o meu cheesecake, na versão amora, que tem sido bastante elogiado. Peguei a receita da internet e resolvi testar, já tinha tentado outras versões que não tinham me agradado e resolvi arriscar esta, mesmo sem botar muita fé, pois achei a quantidade de cream cheese exagerada... Enfim, paguei pra ver e o resultado foi surpreendente. Ficou ótimo! Já fiz várias vezes e todo mundo adora. Segue a receita:
Massa base - 150g de bolacha maisena triturada no liquidificador misturados com ½ tablete de margarina amolecida – forrar o fundo de uma forma com aro removível.
Recheio – no liquidificador 3 potes de cream cheese (450 g), 1 leite condensado, 2 ovos, 1 col. de café de essência de baunilha, 1 pitada de sal – passar para a forma.
½ hora de forno médio – pronto quando estiver firme (testar com palito). Depois que esfriar cobrir com geléia de amora e amoras (a versão com mirtilos também faz sucesso).
Bon appétit!
Como sugestão de harmonização,  espumante Moscatel da Serra Gaúcha. Para quem curte vinhos de sobremesa e gosta de investir em bons rótulos a dica é um vinho que degustamos recentemente em um jantar de harmonização do Ano da França no Brasil promovido pela Vinhos do Mundo, o Bordeaux Château Jardin De Rohan Blanc 2006 (50% Sauvignon Blanc, 40% Semillon, 10%Muscadelle). na ocasião foi harmonizado com um cheesecake de ricota ao molho de jabuticaba. Sem dúvidas este vinho foi um dos destaques da noite.

4 comentários:

  1. Adorei teu blog Ju!!!!! Escreve todos os dias ta!!!!


    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Ju
    Adorei teu blog...é a tua cara mesmo.
    Sinto saudades, faz muito tempo que nao te vejo!
    Espero q ainda lembre de mim! :D
    Te mando bj grande e desejo de um ano novo cheio de amor, paz e ....."sem pressa"!
    Daiane Folle

    ResponderExcluir
  3. ju...........

    queria ler todos os posts antes de escolher qual comentar...

    mas a foto foi sacanegem...

    esta torta é simplemente s e n s a c i o n a l .....

    e sim, é só uma das especialidades desta ultra mega blaster amiga(estou me esforçando nos termos internéticos adolescentes das super amigas, tá?pra ficar diver!)

    apesar de apreciar demais tanto a vocação culinária como o lado estudioso e investigativo no que tange a "harmonização alcólica", a ju é sensacional até mesmo só para trabalhar sentada ao lado...um privilégio...

    é uma das gratas surpresas na minha vida nesse ano que passou...que vai ficar em todos os outros, tenho certeza....sem pressa!

    beijos da amiga orgulhosa que por te conhecer não esperava pouca coisa mas que ainda assim teve as espectativas superadas....

    beijos, bi

    ResponderExcluir
  4. oioi!! vim conhecer o teu blog!!! tem aqui coisas bem interessantes e partilhas de experiencias que é sempre bom de ler!! ja te estou a seguir!! passa lá e dá-me uma visita!!! é só quase comida!!! eheh
    beijinhos
    sónia meirinho
    pt

    ResponderExcluir