sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Na estrada... Uruguai Parte II - Preparativos e migração

Resolvemos fazer esta viagem com apenas uma semana de antecedência... Daí já viu né, correria para reservar hotéis, pesquisar e montar roteiros... Três coisas devem estar na mão para entrar no Uruguai (www.emburuguai.org.br):
Carta Verde - seguro obrigatório para condutores de veículos terrestres em viagens dentro do território MERCOSUL. Ficou pronta em 1 dia (porque meu carro está quitado, parece que se é financiado demora um pouco...). O valor é em função do período da viagem, no nosso caso custou R$ 56,00.
Cédula de Identidade (ou passaporte) – nenhum outro documento vale. Eu que estava habituada a andar apenas com a carteira de motorista e a carteira do CREA, tive que resgatar a minha identidade das profundezas de uma gaveta...
Pesos Uruguaios – Usamos bastante cartão de crédito, mas para quem vai de carro é imprescindível levar alguns “Uruguaios” para gastos menores e cotidianos como pedágios, lanches, comprinhas, etc. Para trocar Reais por Pesos utilizamos um serviço de delivery bem prático (seguro.cotacao.com.br).
Como saímos no final da tarde da sexta feira, dormimos a primeira noite em Pelotas para não pegar muita estrada à noite... Sábado bem cedinho, partimos rumo ao Uruguai. O trecho entre Pelotas e o Chuí é super tranqüilo de trafegar. Passa dentro da reserva Ecológica do Taim e tem umas paisagens muito bonitas, mas é bom estar com o carro abastecido, pois não há nada além de paisagens por mais de 250 km...
Chegando ao Chuí há um posto da Receita Federal. Notebook e máquina digital devem ser declarados se não estiverem acompanhados das respectivas notas fiscais.
A fronteira divide o Chuí (Brasil) e o Chuy (Uruguai). Não é permitido entrar com mercadorias dos free shops no Uruguai, então as compras devem ficar para volta. No caso de turistas há alguma tolerância com itens de gênero alimentício... Comprarmos 2 potes de Pringles e 1 Toblerone gigante para o “lanchinho” da viagem...
Rodamos um pouquinho em solo Uruguaio, e chegamos no posto do Ministério Del Interior – Dirección Nacional de Migración. Lá todos os documentos devem ser apresentados e a entrada no país fica registrada... Tinha uma fila meio demorada na hora que passamos por lá. O bom é que saímos abastecidos com diversos mapas, de todos os lugares que pretendíamos visitar (foram providenciais!).
 O passeio começou mesmo depois que passamos pela migração. A primeira parada foi o Forte de Santa Teresa, que vai ficar pra próxima postagem... Sem pressa...