quinta-feira, 18 de março de 2010

Dica de espumante




Nesta semana provamos o espumante Hórus. Produzido na serra Gaúcha e idealizado pela Vinhos do Mundo, é um espumante leve e agradável. Confesso que tinha um pouco de preconceito em relação aos espumantes produzidos pelo método charmat, mas estou revendo os meus conceitos. Este é um caso que se enquadra bem nesta mudança de opinião. o Hórus é produzido a partir do corte de quatro uvas: Chardonnay, Pinot Noir, Riesling, Merlot. O resultado é um sabor de fruta tropical com retrogosto marcante e muito equilibrado. Provamos em um restaurante do Nova Olaria, em um "happy" estendido com amigos. Lá estava em promoção, por R$ 36,00 e na loja (Vinhos do Mundo) custa em torno de R$ 26,00. Ótima relação custo/benefício. Vale provar.

Ah! E gostei do nome também - Hórus é o Deus dos Céus na mitologia egípicia. O símbolo do rótulo, o Olho de Hórus, é proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. O Olho direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério esquerdo do cérebro, que lida com palavras, letras e números. Ele aborda o universo de um modo masculino. Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja, mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde (segundo consta na Wikipédia).

3 comentários:

  1. Cara Juliana,
    eu estava procurando um espumante para servir num aniversário e recebi a promoção de uma loja online sobre o Hórus. Como não o conheço, pesquisei no google para colher alguma opinião sobre o espumante e vim parar no seu blog. Gostei do que você escreveu sobre o vinho e vou comprá-lo. (Peça uma "comissão" para o produtor, rs). Mas o motivo principal deste comentário é que eu também sou "gatófila", tenho três SRDs, Fofo, Mimi e Lilica,( nomes escolhidos pela minha filha Ana, de 9 anos, também "gatófila"), que convivem bem com os 2 cães. Mas os gatos são um mundo à parte, só entende quem tem. A fascinação que eles exercem é inexplicável.Malu e Heitor são lindos, parabéns!
    Seu blog é de muito bom gosto.
    Cheers!!!
    Rita Marques, de Brasília, DF.

    ResponderExcluir
  2. Essa espumante é sensacional...
    Experimentei a demi-sec que nao é de minha preferencia , mas mesmo assim fiquei de queixo caído... , é leve , doce , mas é seca... , e suave , é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Tomei o espumante Horus em uma festa em Porto Alegre. Amei. Sou mineira de BH
    Aprecio os espumantes e alguns vinhos da Serra gaúcha. Estou em Caxias do Sul, vou comprar e despachar para BH

    ResponderExcluir