terça-feira, 6 de abril de 2010

Quiche de gorgonzola e espinafre

Comigo é assim... Quando "acerto" uma coisa faço até enjoar! Este foi para encerrar a temporada de quiches em grande estilo, agora temos que dar um tempo, rsrsrs... Recheio escolhido: gorgonzola e espinafre. Segue o passo-a-passo pra não errar:
Para a massa:
2 xícaras de farinha; 120 gramas de manteiga derretida; 1 colher de sobremesa de água e 1 ovo. Misturar tudo até ficar homogênea, deixar descansar na geladeira por pelo menos 15 minutos e após, forrar uma forma redonda com aro removível (a minha tem 26 cm de diâmetro).  Deixar a forma com a massa na geladeira enquanto faz o recheio. Observações sobre a massa: se ficar quebradiça botar mais manteiga, se ficar mole botar mais farinha... Sempre faço esta medida, mas já passei por estas duas situações... Eu prefiro que a camada de massa fique bem fininha para o quiche ficar mais leve, fica a critério.
Para o recheio:
Creme base - 3 ovos, 1 xícara de leite, 1 caixinha de creme de leite (200g), sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto para temperar; 180 gramas de espinafre congelado (6 "bolinhas" - este espinafre congelado foi a descoberta do ano! Dica da Tati do Panelaterapia); 1 peça de gorgonzola (a que eu usei tinha 170 gramas).
Descongelar o espinafre e escorrer a água, misturar no creme base e colocar na forma com a massa. Por fim, esfarelar com a mão o gorgonzola sobre o creme. 
40 minutos de forno a 180ºC e estava pronto - excelente! O gorgonzola dominou o sabor... Acho que poderia ter colocado um pouquinho mais de espinafre para o meu gosto. Fica a critério de vocês.
Este quiche foi muito bem harmonizado com um Pinot Noir da Patagônia, que será comentando na sequência, em uma postagem enófila... Sem pressa...

7 comentários:

  1. Júuuuuu, que quiche linda e delicosa! Adoro gorgonzola :)
    Hahaha...sou igualzinha você: quando pego a mão de uma receita, faço sem parar! hahaha
    Olha só, a receita de petit gateau rende 4 ramequins. Se você fizer nas forminhas, que é um pouco menor, acredito que dê uns 6 bolinhos. Recomendo, Jú. Fica muito boa!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. sou uma enorme apreciadora de quiches!!!!! adoro!!! e este nao é excepçao! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ju que espetáculo de quiche, pra mim está perfeita, eu amo gorgonzola e amo espinafre, ficou muito bonita, parabéns! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu acho a combinação espinafre e gorgonzola perfeita! Adorei a quiche.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Amo quiches, de todos os sabores e de todas as "cores". São muito práticas, leves e deliciosas acima de tudo.
    Esta de gorgonzola que você fez deve ter ficado uma maravilha!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Juliana, obrigada pela visitinha.
    Nunca misturei espinafre com gorgonzola, mas pelo jeito fica bom, né?
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  7. OIiiii Ju, tudo bem???
    Adorei sua receita eu amoooo quiche e amooooo gorgonzola, espinafre não sou muito fã nao mas nessa receita parece que caiu muito bem...
    Obrigada pela visitinha, apareça sempre!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir