segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lasanha de abobrinha e berinjela

Inventei esta "lasanha" que intercala camadas de abobrinha e berinjela para resolver dois problemas: a versão só com berinjela não agradava o Rodrigo, que não é muito adepto ao referido legume (ou melhor, fruto); e a versão só com abobrinha virava um ensopado e não uma lasanha, de tanta água que solta! Juntar as duas em uma só versão foi a solução de todos os problemas e o resultado ficou uma delícia. 
Vou passar os ingredientes da que eu fiz no último domingo, mas a escolha do recheio é livre, vale o que tem na geladeira. Além de uma berinjela grande e duas abobrinhas pequenas, ambas cortadas em rodelas e temperadas com um pouquinho de sal (quase nada), usei: 1 bom pedaço de gorgonzola, peito de peru cortado em pedaços, 1 lata de tomate pelado, manjericão, queijo mussarela ralado, requeijão.
Montagem: o segredo é usar bem pouco molho de tomate, pode ser pronto, feito em casa, eu bati no liquidificador uma lata de tomate pelado e um punhado de folhas de manjericão fresco e estava feito o meu "molho". A primeira camada deve ser de beringela, sobre ela, um pouco de molho e o peito de peru em pedaços; depois uma camada de abobrinha, mais uma "sujadinha" com o molho e pedaços de gorgonzola (detalhe da foto)... E assim vai, esta medida dá em torno de duas camadas de beringela e duas de abobrinha. É importante que a de abobrinha fique por cima porque a água que ela solta vai cozinhar a de baixo (de berinjela, no caso). Para finalizar, cobri com umas colheradas espaçadas de requeijão e uma camada de queijo mussarela ralado. Assei em forno médio por pelo menos 45 minutos... O tempo depende do forno e de quanta água a abobrinha soltar. O bom é fazer em um refratário transparente porque assim dá pra visualizar fácil o quanto ainda tem de água. Eu nunca deixo secar por completo, mas espero reduzir uma boa parte. 
No prato, um fiozinho de azeite de oliva de boa qualidade e uma pimentinha do reino moída na hora são a finalização perfeita.

4 comentários:

  1. Oi Juliana esta lazanha sua esta divina, eu já havia feito ela só de beringela, mas vou fazer sua receita para experimentar e com certeza vou adorar....bjsssssss boa semana

    ResponderExcluir
  2. Juuuuu, que delícia de receita, mulher!
    Abobrinha já é bom, juntou berinjela, gorgonzola, peito de peru, requeijão...perfeito!!!!
    Lindo prato!
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida que delícia de receita. Eu sou super adepta da berinjela, amo amo e amo. Com abobrinha então deve ser divina! Amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro lasanhas vegetarianas! São incríveis e perfeitas na minha opinião. Esta sua versão está muito apetitosa.
    Bjinhos

    ResponderExcluir