Confesso que não sou muito fã de farofa, mas como sou "abobrinha-maníaca", me interesso por todas as receitas em que ela é usada. A primeira vez que ouvi falar dessa farofa foi no Cozinha Travessa, depois a Fabi do Figos & Funghis testou e aprovou, e por fim, quem fez eu me render foi a Dani do Nossa Cozinha.
Já estava com a abobrinha picada quando me dei conta que não tinha farinha de mandioca em casa - que amadorismo!!! Improvisei com o que tinha, usei farofa temperada, daquela que já vem pronta. Então, a minha versão da farofa de abobrinha ficou assim:
1 fio de azeite
1 dente de alho grande
1 abobrinha grande cortada em cubos
2 ovos
farofa temperada a gosto
sal
pimenta do reino
1 colher de sopa de manteiga
castanha de caju triturada
Refoguei rapidamente o alho, bem picadinho, no azeite e juntei os cubos de abobrinha - deixei em fogo médio pra ela não soltar água. Assim que a abobrinha estava cozida (mas ainda firme), juntei os dois ovos batidos, e depois de pouco mais de 1 minutos comecei a acrescentar a farofa, sempre mexendo (não medi a quantidade). Ajustei o sal e coloquei pimenta do reino moída na hora. Achei que ela estava um pouquinho seca e juntei uma colher de sopa de manteiga. para dar um toque a mais, acrescentei um pouco de castanha triturada.
Essa versão ficou uma delícia! Tenho certeza que a receita original também fica muito boa.
Uma farofinha perfeita para acompanhar carnes. Eu servi com uma picanha grelhada, bem mal passada como eu gosto...
Ontem era dia de postar o andamento do regime, mas o domingo foi curto pra fazer postagem e eu não estava muito disposta. Continuo firme, mas a balança estabilizou na última semana. Apesar de o peso não ter baixado, senti nas roupas o progresso. Domingo que vem faço postagem completa sobre o assunto, com gráfico e tudo.
Estou prevendo que vou ficar um pouco ausente do blog nos próximos dias... A viagem está se aproximando e eu vou ter que me transformar em duas para resolver todos os assuntos pendentes antes das férias... As visitas aos blogues amigos andam raras, mas além da falta de tempo, confesso que não é fácil fazer regime e ficar olhando fotos de comida... Quando eu entrar em uma fase de manutenção, retomo o fôlego nos assuntos gastronômico, mas por enquanto o sobrepeso é grande e para manter o foco, é melhor restringir o contato com as "tentações".
Ficou lindo esse prato.
ResponderExcluirBjinhos
Papinha Doce
Ah, mas ficou linda! E deve ter ficado muito gostosa também, ainda mais com essa picanha. Hummmm!
ResponderExcluirAi ai, a minha balança também estabilizou, tava tão contente com ela descendo hehehehe mas é a vida né? O importante é não desistir. Beijos!
Oi Ju, eu, ao contrário, adoro farinha e não sou fã de abobrinha :-)
ResponderExcluirMas deve ter ficado muito saborosa!
Bjks
Má
Ju, gosto de farofa e adoro abobrinha, aliás como ela é versátil não? adorei essa farofinha. Delícia.
ResponderExcluirForça na reeducação aí... logo logo poderá nos visitar sem problema algum...
ResponderExcluirtem realmente de se cuidar!
bjs e boa semana.
Amo esta farofa! E meu marido que é um super fã de farofas já me pediu outras 2 vezes depois que fiz a receita da Dani. É tudo de bom!
ResponderExcluirSeu toque especial com castanha triturada deve ter ficado ótimo!
Beijos,
Fabi
Amore,
ResponderExcluirE eu q amo farofa... com ou sem abobrinha =D
...penso que iria preferir essa, com a farofa pronta, tenho sempre em casa e amo!
Deve ter ficado deliciosa, nem carecia de ter fritado o boizin, viu?! :/
E sobre os bolinhos Juh...faço pq é bem mais rápido e as crianças amam...minha filhota leva a bandeja para os amiguinhos e eles se divertem...e o mió, não fazem bagunça ;]
E é uma delícia escutar...'tia vai fazer o bolinho hoje?' =)
Um bejim no seu coração e tô esperando o sorteio da viagem...humm...bão!! =D
Realmente, uma farofinha assim, cai bem em qualquer prato. Adoro abobrinhas, de qualquer jeito!
ResponderExcluirBjuss!!!
Ju amiga, primeiramente espero que já estejas melhor, agora, gente que farofinha é essa?!!!, tudo de bom menina!!!, eu simplesmente adoro receitas com abobrinha, adorei a versatilidade, parabéns queridona e que vc tenha um semana cheia de realizações, bjkinhas, :)... ♥!!!
ResponderExcluiracabei de ver essa receita lá no blog da Dani e resolvi que será um dos acompanhamentos do jantar de hoje. boa semana
ResponderExcluiracabei de ver essa receita lá no blog da Dani e resolvi que será um dos acompanhamentos do jantar de hoje. boa semana
ResponderExcluirTambém vi essa receita nos blogs das meninas. Fiquei curiosa também. Vou procurar abobrinha para experimentar.
ResponderExcluirAbraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Essa farofa tá fazendo tanto sucesso que eu vou ter que provar também.
ResponderExcluir=)
Beijos
Concordo com a Fla aí de cima...vou TER que fazer esta receitinha também...rsrs
ResponderExcluiradorei
bjim
Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/
Oi Ju! Sou o contrário de vc: não ligo para abobrinhas mas adoro farofa.. rs... Mas unindo as duas deve ter ficado ótimo!
ResponderExcluirBjs
Essa farofa me surpreendeu. Ficou muito boa!
ResponderExcluirAi meu Deus!!As abobrinhas estão me perseguindo!!Help!!Hehehehe, brincadeiras a parte eu vi a receita no blog da Dani e fiquei louca para fazer, mas estou me mudando e está praticamente tudo encaixotado...maior dureza ter que ficar comendo congelado de supermercado...mas faltam poucos dias para a bagunça acabar!!Beijão, boa semana!!
ResponderExcluirNham, nham, que combinação perfeita nessa foto! Fiz um post no Lilica Gourmet, com o modo de fazer a conserva de limão, ok? Vou postar umas comidinhas mais lights, para mão perder a tua visita :) Bjks.
ResponderExcluirOi Jú, td bem?!
ResponderExcluirRs, eu sou o contrário..Viciada em farofa e não mt chegada em abobrinha (traumas da infância,rs) Mas essa sua versão está com um aspecto delicioso e fiquei com uma vontade danada de experimentar :)
bjokas
Oi Ju, obrigada pela visita e pelo comentário tão gentil. Espero você por lá mais vezes. Esta farofa ficou com uma aparência maravilhosa, deu água na boca. No meu passado, eu não suportava 99% dos legumes/verduras e jamais me interessaria por uma farofa com abobrinha, hoje em dia fico com água na boca! Como podemos mudar, aumentar nosso leque de opções, aprimorar o paladar, não é?
ResponderExcluirSobre os seus progressos com o emagrecimento, parabéns. Mesmo a balança ainda não mostrando isso, os outros indicadores (roupas mais largas, espelhos etc.) devem ser considerados, pois as coisas 'não andam sempre tão juntinhas' como gostaríamos. O importante é você saber que está fazendo a sua parte com atenção, dedicação, comprometimento e, com certeza, dia após dia, será recompensada e chegará onde quer.
Beijo
Ju! Também adoro abobrinha! Nunca tinha pensado em fazer farofa, e me pareceu uma boa idéia!A sua ficou linda e light! melhor ainda.
ResponderExcluirAi Jú, que delícia, farofa de abobrinha, tá aí: AMEI!
ResponderExcluirBeijinhos,
Dani
Hummm, que delícia,,,vou fazer esta receita...Valeu!!!
ResponderExcluirHum, farofa de abobrinha, adoro farofa, mas não conhecia esta. Qualquer dia vou fazer.
ResponderExcluirBeijos
Patty Martins
Ju, Adorei a receita. Adoro as duas coisas: farofa e abobrinha.
ResponderExcluirMuito bom ter opções light de farofa. Excelente. Beijos
Oi vim conhecer seu blog, e achei o maximo ... Estou seguindo...
ResponderExcluirGostaria de convidar vc a conhecer o meu blog.
abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/