segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Carne assada perfeita do Jamie Oliver

Sou fã do Jamie Oliver e tenho vários livros dele, mas fazer as receitas que é bom... Nunca lembro de consultar! Neste sábado estava completamente sem inspiração, então resolvi buscar ajuda nos livros. Quando vi a foto da carne assada do Jamie achei realmente "perfeita", como ele mesmo chama, e resolvi testar. Segui a receita a risca, inclusive, usei o mesmo corte que ele (lagarto, também chamado de tatu). Vocês não tem idéia do perfume que impregnou a casa logo que começou a assar... Realmente perfeita. 
A única coisa que não fiz, foi amarrar a carne com barbante, porque não tinha em casa. Na verdade, não sei porque se amarra a carne com o barbante antes de assar. Vários livros recomendam, imagino que contribua para deixar a carne mais macia, ou para dar forma, mas é só palpite, pois não tenho o hábito de fazer carne assada. Vocês sabem por quê? 
A Rita Lobo explica a técnica para amarrar aqui (confesso que não visualizei muito). 
Usei:
uma peça de lagarto (aprox. 1,2 kg)
2 cebolas roxas
2 cenouras
1 salsão (só os talos)
1 cabeça de alho
1 mix de ervas frescas (tomilho, alecrim, sálvia, ouro, manjericão e manjerona)
sal
pimenta do reino moída na hora
azeite de oliva
Piquei os legumes e espalhei na base de uma assadeira, junto com as ervas e os dentes de alho. Na peça de carne, esfreguei sal e pimenta do reino. Coloquei sobre a cama de legumes e tempero, reguei tudo com azeite de oliva e levei ao forno médio, pré aquecido, por 45 minutos. A carne não chegou a ficar mal passada, mas ficou bem rosada, se vocês quiserem ao ponto, deixem um pouco mais assando (esse tempo varia conforme o forno e o tamanho da peça de carne). Tirei do forno, coloquei em uma tábua, cobri com papel alumínio e um pano de prato e deixei descansar alguns minutos antes de servir... Ficou muito boa, os temperos penetraram e realmente deixaram a carne com um sabor diferenciado. Adorei e olha que não sou fã de lagarto... Vou repetir esse preparo com outro tipo de carne, uma maminha ou alcatra talvez.
Minha única gafe foi ter esquecido de tirar uma foto depois de pronta! Só lembrei quando estávamos na metade do almoço... Ainda bem que tirei essa foto antes de colocar no forno!

8 comentários:

  1. Ju, vou fazer essa carne assada, com essa caminha colorida deve mesmo ter deixado um perfume pela casa. Amarrar a carne, pelo que sei, é para que as fibras da parte externa do corte não saiam, para dar a forma mais arrumada.
    Um beijão, depois te escrevo dando a dica de um restaurante em Manaus que um amigo que anda trabalhando por lá considera o melhor de lá. Ele recomenda a entrada de caldo de Tambaqui (ECA!!!)rsrsrs

    desculpe a brincadeira, Ju, mas vc me entende :-(
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú, que pena não lembrar de tirar a foto depois de pronta... Ficou macia? O lagarto não é uma carne naturalmente muito macia. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ju, adoro o Jamie tb. E tenho essa mania tb, tenho muitos livros e fico lendo lendo e acabo não fazendo nenhuma receita, haha. Estou tentando mudar isso =)
    Essa carne me parece muito apetitosa com esse mix de temperos deve ficar uma coisa de doido mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju!

    Eu adoro o Jamie e me identifico muito com a maneira que ele cozinha (a modesta!..hahahah). O que quero dizer é que aquela coisa de ir pegando ervas frescas, de colocar a mão na massa, de acreditar que o que vem doo quintal é melhor... sou da mesma filosofia.

    Ficou lindaça a sua carne. Adoro assados.

    Um beijão,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  5. Ju,

    Essa carne toda cheia de ervas e "coisas coloridas" deve ter ficado uma verdadeira maravilha!!!

    Vou copiando pra mim, nunca se sabe quando a gente vai precisar de uma carne assim bem saborosa né?

    Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Deve ser muito boa mesma para ser "perfeita".Vou faze também.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. É uma maravilha ver o Jamie trabalhar! Bela carne amiga!. Beijos. Lucia

    ResponderExcluir
  8. Oiii Juuu...quanto tempo e quanta saudade daqui....Obrigada por ter se preocupado com minha ausência, mas depois de tantas coisas que aconteceram estou de volta e vou tentando colocar tudo em dia...
    E já cheguei com você arrasando heim??? rs
    Parabéns

    saudade

    bjim

    ResponderExcluir