terça-feira, 17 de julho de 2012

Purê de mandioca com ragú

Blogueiro de gastronomia come comida fria... É fato. Entre servir o prato e tirar a foto existem várias etapas, na tentativa de captar uma imagem no mínimo atrativa, que honre o esmero e dedicação que tivemos ao executar a receita. 
No último domingo fiz um purê de mandioca com ragú, uma releitura de uma comida simples e muito comum na mesa dos gaúchos, o "aipim com molho". Neste dia estava muito frio e assim que eu servi o prato, nem pensei em grandes produções para a foto, seria um pecado deixar a comida esfriar! No final a foto de longe, sem muito detalhe, traduziu bem o estilo da refeição: uma comida quente, aconchegante!

Purê de mandioca

Ingredientes:
mandioca cozida
alho
leite
manteiga
sal
queijo ralado
pimenta do reino moída na hora

Preparo:
Vou ficar devendo as medidas, fiz no olho. Cozinhei a mandioca na pressão até ficar bem macia. Refoguei (levemente) um dente de alho em um "naco" de manteiga. Amassei a mandioca, coloquei na panela com o alho e a manteiga e adicionei um pouquinho de leite. Mexi para homogeneizar e fui adicionando mais leite aos poucos, mexendo sempre, até ficar com a consistência que eu queria. O ponto vai do gosto de cada um. Temperei com sal e pimenta do reino e coloquei um pouco de queijo ralado, só para dar um "toque" especial, é opcional.

Ragú de carne

Ingredientes:
1 cebola pequena
100 g de bacon
2 latas de tomate pelado
150 ml de vinho tinto
700 g de carne (usei patinho)
1 colher de sopa de caldo de carne líquido
2 colheres de sopa de shoyo
azeite de oliva
sal a gosto
açúcar

Preparo:
O ragú é um molho onde a carne é cozida lentamente, até se desmanchar. A minha versão é "simplificada", pois não tenho muita paciência para receitas demoradas. Cortei a carne em cubos e coloquei em uma panela de pressão com 1/2 litro de água, o caldo de carne líquido e o shoyo. Enquanto a carne cozinhava, em outra panela, refoguei a cebola no azeite de oliva, depois juntei o bacon picado e refoguei até a gordura derreter. Juntei o vinho e os tomates pelados e deixei cozinhado em fogo baixo, com a panela semi tampada. Depois de pouco mais de 30 min na pressão, desfiei a carne com o auxílio de dois garfos (ela tem que estar se desmanchando) e a coloquei na panela do molho, que seguiu no fogo baixo. Se você achar que o molho reduziu demais, adicione 1 concha do caldo da carne que se formou na panela de pressão. Se achar ele muito líquido, dissolva 1 colher de sopa de farinha de trigo em um pouco do caldo quente e misture ao molho. Coloquei uma pitada "gorda" de açúcar para quebrar a acidez do tomate e adicionei sal a gosto. Deixei cozinhando por mais uns 15 min para o sabor da carne se incorporar ao molho. 

Sirva o molho bem quente sobre o purê e boa refeição!

Obs 1: Não descarte o caldo de carne da panela de pressão, guarde em um pote e leve ao freezer, você pode aproveitar para fazer um risoto. 
Obs 2: A sobra do molho pode ter vários destinos, mas na minha opinião, um dos mais "nobres" é esse aqui.

11 comentários:

  1. Juliana tenho lá umas mandiocas e a ideia era fazer bobo de camarao, mas..... agora que vi esse seu puré, deu uma vontade danada de experimentar, uma delicia!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ju, quando eu não como comida fria, eu ouço uma reclamação do marido, que quer comer e eu quero tirar foto!!!!
    O tempo para as bandas de cá também esfriou muito de ontem pra hoje e esse prato está convidativo!

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. A foto ficou perfeita, Ju. Assim que abria a pagina e via a fumacinha de comida fumegante já deu para sentir o aconchego!
    Por aqui evito fotografar quanto tem gente esperando na mesa, o marido não reclma, mas acho que se tivesse no lugar dele eu reclamaria.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Juliana, fato comenos comida fria.
    Agora esta sua foto ficou demais, nem se tivesse treinado sairia tão perfeita, ficou literalmente de dar água na boca.
    E esta comidinha parece ter ficado dos deuses.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana! Achei divertidíssima a frase "Blogueiro de gastronomia come comida fria..." Nem me fale, viu? Gosto de cozinhar e gosto de comer, mas também quero tirar foto para mostrar para as amigas blogueiras. Então, você imagina o meu sufoco? rs rs rs Achei seu post PERFEITO! A receita é deliciosa e vou experimentar. As dicas de preparo estão ótimas, principalmente em relação ao ragu. Hoje em dia temos de otimizar tudo: recursos e tempo. Gostei de ver a dica do aproveitamento do caldo da carne! Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  6. Ju, a foto ficou linda! E me deu água na boca! Adorei a fumacinha saindo :)

    Nossa, nem fala em comer comida fria.. porque eu odeio comida fria, ODEIO, e invariavelmente meu prato esfria no meio das milhares de fotos que eu tiro pro blog :(

    Viva o microondas! :D

    ResponderExcluir
  7. Blogueiro de gastronomia come comida fria... É fato.
    Concordo com você, sei bem o que é isso...
    Mais uma boa foto de nossa cria serve de aplausos para o trabalho...
    confesso que estou de água na boca com esse prato.

    ResponderExcluir
  8. Colega, fique daqui só babando em cima disto...amo mandioca...de qualquer jeito, cozida; frita; amassada; assada...uuuuiiiii!!!Isto deve estar um ESPETÁCULO de bom...me senti na obrigação de copiar e postar em meu blog...lógico que com os devidos créditos...PARABÉNS...vou fazer aqui também, claro!!!Bjocas.

    ResponderExcluir
  9. Ju, ficou linda, sua fota, amiga! Ai, que vontade de experimentar este prato. Parece que saiu da cozinha da minha avó. A melhor cozinheira que eu já conheci.
    Estou ansiosa para nos encontrarmos em setembro. Eu te conheço desde quando a Sophia era bebezinha e em setembro ela já vai completar 4 anos! Olha só! saudade de ti. bj.

    ResponderExcluir
  10. A foto ficou ótima e o sabor certamente também!! Bjkas

    ResponderExcluir
  11. É bem isso mesmo, depois de umas "dezenas" de fotos, e difícil pra gente saborear o prato ainda quente.
    Essa fumacinha está uma perdição.
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir