quarta-feira, 11 de julho de 2012

Risoto de Açafrão

Quem conhece o blog sabe que sou fã de risotos, estou sempre testando novas combinações e receitas. Normalmente faço como prato único e combino dois ingredientes para compor o sabor, como o de Pera com Gorgonzola, Brie e Pimenta Biquinho, Cordeiro com Hortelã, e por aí vai...
Esses dias fui a um jantar onde foi servido um filé de peixe com risoto de açafrão. Fiquei encantada com o sabor e a simplicidade do risoto... É uma receita simples, bem conhecida, mas até hoje eu não havia feito. É o acompanhamento perfeito para qualquer tipo de carne ou legume cozido. 
Para quem ainda não se aventurou no mundo dos risotos, esta é uma ótima receita para iniciantes, pois não é preciso se preocupar com a hora de adicionar os ingredientes complementares. 
Para duas pessoas, usei:
250 gramas de arroz arbóreo (pouco mais de 1 xícara)
1 colher de café rasa de açafrão
1 litro de caldo de legumes (se for usar cubinhos, dissolva apenas 1 cubo por litro de água quente)
1/2 cebola
1/2 taça de vinho branco (em torno de 100 ml)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa cheia de manteiga 
2 colheres de sopa de parmesão ralado
sal a gosto
salsinha a gosto.

O passo-a-passo é o de sempre: refogue a cebola no azeite de oliva, junte o açafrão e refogue por mais um minuto, mexendo sempre. Junte o arroz, uma leve refogada, e em seguida adicione o vinho, mais um minuto para evaporar o álcool e em seguida comece a adicionar o caldo quente aos poucos a medida que evapora... Não vire as costas para o risoto, ele precisa ser mexido constantemente. 
O tempo de cozimento dependerá da panela, da chama do fogão... Fica pronto em cerca de 20 min (quando eu uso panela de ferro, é menos). Certamente você não usará todo o caldo, eu deixo a minha disposição 1 litro por um questão de medida. O arroz tem que ficar al dente, para saber se já está cozido é preciso provar. Verifique o sal e ajuste se necessário. Quando eu uso o caldo pronto não coloco sal. O risoto deve ficar cremoso, não deixe secar o caldo completamente. Quando estiver cozido, desligue o fogo e adicione a manteiga, o parmesão e a salsinha, misture, tampe a panela e deixe repousar por 1 min. Sirva em seguida. 

11 comentários:

  1. ah não consigo fazer lindão assim, adoro um bom risoto, a época está propicia.

    ResponderExcluir
  2. Esse risoto está com ótimo aspecto Jú! Vai valer a pena provar. Abraços!
    Obs: a Rosley também prefere o bolo de rolo puro...

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmm, deve ter ficado maravilhoso, o aspecto está de babar.
    Adorei o Cordeiro com Hortelã... e já copiei...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou fã numero 1 de risoto..ainda mais quando o tempinho esfria! O seu de açafrão ficou lindo. O de cordeiro com hortelã achei super chique! Vou experimentar fazer...
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  5. Também adoro risotto, pena que o marido "parou" no de camarão, e quando quero variar, tenho que fazer só pra mim e sempre rende muito!

    Sobre a sorveteira, eu achei uma das melhores compras para a cozinha, a minha passa meses encostada no armário, mas não abro mão dela, o sorvete é superior à qualquer um pronto. Super apóio :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú!! Um amigo nosso trouxe açafrão lá do Marrocos de presente e vou experimentar esta tua receita, pois parece ótima.
    Nossa viagem para o Chile não deu certo por conta da falência da Pluna, perdemos hotel, passeios e passagens por não conseguirmos embarcar. Maior prejuízo! Terminamos indo acalmar os ânimos no Rio de janeiro, pelo menos fugimos do frio por alguns dias. Bjkas, bom findi!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Estou tão ocupada que não tenho tido tempo de entrar no grupo! Espero saber mais detalhes do encontro e talvez possa ir!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ju,

    Eu sempre acho que eu erro a mão com risoto. Vou testar HOJE essa sua receita, pois sei que risoto contigo, é megasuperhiper garantido.

    Estou com saudades infinitas de ti, amiga. Lá se vão mais de 15 dias...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este risoto está com um aspecto perfeito!!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Ai, que cor mais linda, a deste risoto! Arrasou heim Ju!

    ResponderExcluir
  11. lindo demais realmente mais isso tem um sabor maravilhoso eu amooo, parabéns seu cantinho e uma graça..bjocas

    ResponderExcluir