sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Amuleto de 4 patas!

Ontem eu estava visitando comunidades do Orkut sobre gatos quando achei uma comunidade que me chamou a atenção pela foto - era igual a Malu! Fiquei surpresa ao descobrir que a minha pretinha, que foi abandonada e ficou muito tempo sem lar (até ser resgatada e encaminhada para adoção) é uma gata Korat!!! Pesquisei na internet e todas as informações, quanto ao comportamento e às características físicas, bateram - ela é uma legítima Korat! Segundo consta, o Korat é originário do Planalto de Korat, na Tailândia, país onde é considerado um símbolo de sorte e felicidade e por essa razão não é vendido, mas oferecido como um valioso presente. Conhecida por Si-Sawat em seu país de origem, essa é uma das raças mais antigas do mundo.

A Malu foi adotada em abril de 2009 e chegou aqui já adulta, com pelo menos dois anos. Ela morava em uma pet ao lado do local que eu trabalho, e já estava ficando conhecida na rua, pois subia no muro e pedia carinho para todos que passavam... Não preciso dizer que eu me apaixonei e toda vez que saia pra almoçar dava uma passadinha lá pra ver a bichinha... Entretanto, a idéia de adotar não foi minha. Já tínhamos o Heitor e ele reinava absoluto aqui em casa... No papel de filho único, era muito voluntarioso e carente, mas eu não cogitava adotar um "irmãozinho" pra ele... Assim que ele chegou aqui em casa (em fevereiro de 2008), meu marido (que não queria gato algum) começou a campanha pela adoção do segundo, pois achava uma "judiaria" sair para trabalhar e deixar o bichinho sozinho - alerta: sentiram o perigo - levei quase dois anos para convencê-lo a adotarmos um gato e em menos de uma semana, já queria o segundo! Tomara que esta situação não se repita com os filhos...
Bom, quando cedi optei por adotar um gato adulto, que soubesse se defender caso o Heitor fosse agressivo com o novo membro da família. Quando fiquei sabendo que a Malu, para conquistar o direito de dar umas voltinhas pelo pátio da pet, já tinha batido até em Pitbull, não tive dúvidas - era ela!!! No começo a adaptação não foi fácil, mas com o tempo as coisas se resolveram e hoje somos muito felizes com a nossa família felina! Korat ou vira-lata a Malu é a gatinha mais carinhosa que existe e não há sorte maior no mundo que receber tanto afeto de uma criaturinha como essa! Sem dúvidas, é um presente diário conviver com ela. Aproveito para agradecer a todos da ADAAC - Associação de Defesa Animal e Ambiental do Campus do Vale - UFRGS e a Emília, da pet Espaço dos Bichos (Sofia Veloso, 111). Além de eles serem os responsáveis pela Malu ter um lar, são pessoas extremamente empenhadas em melhorar as condições de vida de muitos bichinhos, vítimas do abandono e da crueldade de pessoas sem noção. Admiro profundamente quem se empenha em causas como estas. Não existem seres mais indefesos que gatos e cachorros... Eles só precisam de carinho e o mínimo de cuidado... Em troca, muito amor e gratidão. Eu me sinto um grãozinho de areia neste oceano, não me envolvo diretamente nestas causas, mas adotei dois gatinhos que foram abandonados e precisavam de um lar... Isso me faz sentir importante, parte de algo maior.
Um dia desses faço uma postagem contando a estória do Heitor e como ele veio parar nesta casa... Sem pressa...



3 comentários:

  1. Geralmente os filhos herdam a paixão pelos animais. Prepare-se haha
    (mas me parece que você não vai achar tão ruim)

    ResponderExcluir
  2. Como essa gata é linda. Que tom de cinza maravilhoso é esse.
    O olhar dela é muito expressivo.

    ResponderExcluir
  3. É linda né! Sou apaixonada por gatos, mas essa é um caso a parte... Além de companheira, é muito querida e comportada. É um presente, sem dúvidas!

    ResponderExcluir