segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolo de maçã e nozes

Abstrai que tinha maçãs em casa e só fui lembrar quando as coitadas estavam passadas. Como eu detesto botar comida fora, decidi fazer um bolo para "reciclá-las". Lá fui eu para a blogsfera, escontrar uma receita que se adaptasse aos ingredientes que eu tinha em casa. Achei a receita sob medida em um blog de Portugal que ainda não conhecia, o Tertúlia de Sabores. Como a receita já era adaptada de outra e eu ainda fiz pequenas alterações, vou passar direto a minha "versão". Usei:
6 maçãs pequenas - cortadas em cubos e misturadas a 5 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de canela;
1 xícara de nozes trituradas;
4 ovos;
3/4 de xícara de óleo;
2 xícaras de açúcar;
2 e 3/4 xícaras de farinha;
1 colher de sopa de fermento;
suco de 1 laranja;
1 colher de café de sal;
3 colheres de café de essência de baunilha.

Misturar a farinha peneirada, o fermento e o sal, reservar. Misturar o açúcar, o óleo, o suco de laranja e a essência de baunilha. Juntar as misturas, mexer bem, e acrescentar os ovos, misturando a massa até ficar lisa e homogênea.
Transferir a metade para uma forma untada e enfarinhada, e cobrir com metade da maçã com açúcar e canela e metade das nozes, acrescentar o restante da massa e cobrir com as outras respectivas metades.
A receita diz para deixar 45 minutos no forno (pré-aquecido) a 180ºC. Como eu fiz a besteira de não usar um forma com furo - acabei deixando uns 10 minutos a mais porque no centro o bolo não estava bem cozido ainda... Consequentemente deu uma queimadinha embaixo, mas ainda bem que isso não influenciou no sabor.
Este bolo fica muito bom!!! A massa fica úmida por causa da maçã e as nozes e a canela dão um toque especial. Aprovadíssimo!!! 
Acho que da próxima vez (além de usar a forma com furo) vou fazer 1/2 receita, porque fica bem grande e como aqui em casa somos só dois, não convém ter um bolo deste tamanho à disposição, rsrsrs... Não é fácil resistir.

5 comentários:

  1. Juju, que bolão mais lindo!!! Adorei a combinação de maçã com nozes. Deve ficar bom demais!
    Anotada!
    Beijinhos!
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Ola Juliana

    Boa noite!

    Passei pra agradecer sua visita ao EternosPrazeres e conhecer seu blog...bem legal, tem comida, tem bolo ótimo, e tem vinho, item super importante! Rsss...gostei, e voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  3. Amiga vim até você por outro blog???
    Amei seu cantinho...bjokas«««Seu bolo está um Must...

    ResponderExcluir
  4. Hummm, esse bolo deve ficar delicioso! Acho que vou tentar aqui em casa também.
    Abraços,
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha JU!! amei!cheirinho da maçã e canela não tem preço!!

    ResponderExcluir