domingo, 11 de abril de 2010

Domingo foi dia de panqueca

Desde que vi a foto da postagem de sexta passada do Panelaterapia, fiquei com idéia fixa e decidi que o almoço de domingo seria panqueca! Testei a receita de massa da Tati e foi aprovadíssima. Substituir parte da farinha de trigo por Maizena, deixa ela bem mais leve mesmo! Fiz assim:
Para a massa , no liquidificador:
1/2 xícara de Maizena;
1/2 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
1 ovo;
1 colher de sopa de óleo;
sal e umas folhinhas de manjericão a gosto.
O recheio: 500 g de carne moída. Temperei com sal, 1/2 cubo de caldo de picanha e noz moscada ralada na hora. Quanto ela estava quase cozida juntei uma colher de sobremesa de Maizena dissolvida em um pouco de água quente, e deixei cozinhar mais uns minutos. Isso dá um pouco de liga e não deixa a carne moída "fugir" da panqueca na hora de montar e comer.
Para o molho de tomate, uma versão bem preguiçosa: refoguei 1/2 cebola pequena no azeite de oliva e juntei 1 lata de tomate pelado batido no liquidificador. Deixei cozinhando por alguns minutos e temperei com sal, manjericão e um toque de páprica picante.
Montei as panquecas em um refratário, cobri com o molho de tomate, uma generosa camada de mussarela ralado e levei ao forno por 10 minutos para o queijo derreter. 
Não precisou de mais nada! Estas medidas renderam 8 panquecas bem recheadas. Almoço e janta sem exageros para mim e para o Rodrigo (andamos numa fase bem comportada, tentando fazer as pazes com a balança, rsrsrs).

9 comentários:

  1. Uauuu ficou lindona!!!
    A dica da maizena é boa mesmo né?
    Que bom que vc gostou!
    Boa semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai que beleza de panqueca.
    Também achei super legal a receita da Tati.
    Boa semana.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Delícia de panqueca, Jú!!!! Também amei essa receita da Tati! Com maizena deve ficar muito boa!
    Já anotei e vou fazer!
    A sua ficou lindona!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Ju
    Adorei o teu blog!!! eu e o paulo tb. estamos nesta vida durissima de vinhos e gastronomia (não sei se notou amiga mas eu e o paulinho estamos com 10kg a mais cada um ...ehheehe)podemos trocar figurinha, quer dizer receitas ...bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Quem não curte uma panquequinha bem quentinha, me agrada muito. Aliás, faz tempo que não como...Boa pedida. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de receita e de blog!
    Babette

    ResponderExcluir
  7. Nhaaaaammm, eu adoro panqueca! Já aconteceu de me bater vontade de fazer só a massa e comer pura hehehe Sem contar que fazer massa de panqueca para mim é terapêutico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Dani!!!! Também amo fazer massa de panqueca, é uma super terapia! Estava tão ansiosa por estas panquecas que fiz a massa no sábado à noite, rsrsrs

    ResponderExcluir