sábado, 10 de abril de 2010

Vinho bom para o bolso

Acredito na teoria de que nem tudo que é caro é bom, mas praticamente tudo que é bom é caro. Estou vivendo uma frustrante fase enófila, pois o patamar de evolução do paladar que alcancei, não acompanha mais o "bolso", então é hora de rever os conceitos... Quinta passada cheguei em casa morrendo de fome e mega cansada, o pó do pó, como diz a Tati do Panelaterapia. Ao mesmo tempo estava elétrica e preocupada com o tanto de trabalho que tenho para fazer em curto prazo! Queria dormir cedo, mas vi que não iria conseguir desligar, então sugeri ao Rodrigo uma sessão queijos e vinhos para ajudar a relaxar. Como esperado, a resposta foi sim (a resposta é sempre essa para Vamos abrir um vinho? ou Vamos chamar uma pizza?) então providenciei os "comes" enquanto ele cuidava do vinho... Para uma noite despretensiosa o escolhido foi um Santa Helena Siglo de Oro.
Há dois anos este era um de nossos vinhos "top", nota 9... Ano passado este vinho perdeu posições, passou para nota 7. Já agora, com muito boa vontade, ele não passa de 5. Que tristeza!!! Não tomávamos este vinho desde o último inverno, e logo que dei o primeiro gole vi que as coisas já não eram as mesmas, e o pior, o problema não era com o vinho, era comigo... Aos poucos fui me ambientando com o sabor e com um queijinho acompanhando, o vinho começou a descer melhor. Achei que não iríamos longe, mas nos empolgamos com a conversa e quando vi, a garrafa acabou. Não foi tão ruim assim, rsrsrs...
A verdade é que o processo de evolução do paladar no mundo dos vinhos deve andar lentamente. Cada patamar que se alcança deve estar bem consolidado e ser bem aproveitado. Acho que nos últimos anos a ansiedade por provar, conhecer e evoluir fez com que atropelássemos algumas etapas, o que me faz pensar se estamos prontos para apreciar alguns vinhos mais imponentes que andamos consumindo.
Esta noite "Siglo de Oro" foi boa para rever os conceitos... Além disto, a conversa estava tão empolgada e a garrafa acabou tão rápido, que acabamos abrindo a segunda! Aí, já viu né, ressaca na certa.

Bom, depois de tanta "enodivagação", só me resta falar um pouquinho dos vinhos. Siglo de Oro é uma linha da vinícola chilena Santa Helena, acima do Reservado. São um pouco mais elaborados em relação ao anterior, passam por carvalho e possuem certa estrutura. A primeira garrafa, um Carmenère 2007, marcou pela sutil presença de baunilha no aroma; já na segunda, um Cabernet Sauvignon 2006, destacou-se a adstringência de taninos pouco evoluídos. Em ambas, um leve aroma de frutas vermelhas e no sabor, havia álcool em evidência (sensação de vinho "quente" como dizem os enófilos). O final é curto, sem evolução na boca. Ainda assim apresenta uma boa relação custo/benefício, comprei estas garrafas ano passado, em promoção, por R$ 19,90. Às vezes o preço dá uma inflacionada, acho que quando fica em torno de R$ 26,00 não vale. É um bom vinho para quem está começando neste universo.

3 comentários:

  1. Por incrível que pareça, esse vinho eu conheço, e como eu não entendo muito dessas coisas, eu adoro. Pro meu paladar ele é bem gostoso.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse vinho é bom mesmo Fla! Eu que ando ficando meio "enometida", rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. é verdade mesmo...despois que nos acostumamos o nosso paladar com o que é bom fica difícil voltar atrás né?rsrrsrsrs

    ResponderExcluir