sábado, 15 de maio de 2010

Blogagem coletiva - panqueca sem glúten!

A Fla, do Arte na Cozinha, teve uma bela iniciativa: propor uma blogagem coletiva com um receita para os que sofrem da Doença Celíaca, isto é, a intolerância permanente ao glúten. Confesso que sabia muito pouco sobre a doença, e a proposta da Fla fez com que eu me informasse sobre o assunto. Os celíacos não podem ingerir alimentos que tenham algum ingrediente derivado dos cereais: trigo, aveia, centeio, cevada, e malte. 
Não deve ser fácil montar um cardápio diário, a longo prazo, sem estes alimententos. É preciso muito disciplina e um acompanhamento nutricional adequado, pois em função das restrições, os celíacos acabam ingerindo mais proteínas e gorduras... Felizmente, uma lei determina que todos os alimentos industrializados possuam no rótulo a indicacação da existência ou não de glúten, mas ainda assim deve ser muito difícil comer fora de casa... Para quem quiser se informar mais: www.acelbra.org.br

Panqueca de gorgonzola com cebola caramelada

Consultei receitas sem glúten na internet para ver quais eram os principais ingredientes utilizados para substituir a farinha e inventei a minha receita de massa. Usei:
1 xícara de leite;
1/2 xícara de fécula de batata;
1/2 xícara de Maizena;
2 ovos;
1 colher de sopa de azeite;
1 colher de café de curry;
sal.
Bati tudo no liquidificador e comecei a fazer as panquecas (adoro esta parte da "brincadeira"). A panquequeira (ou frigideira) só precisa ser untada na primeira. A massa ficou com uma consistência bem boa, mas como notei que ela tendia a aerar, não fiz muito fininha, devido à consistência do recheio. Esta medida rendeu 9 panquecas.
Para o recheio: 200g de gorgonzola e 100g de creme de soja. O objetivo é tornar a mistura homogênea, então levo ao microondas só o tempo necessário para isso. Ao invés do creme de soja, dá pra usar creme de leite, creme de ricota... Esta medida foi exata para as 9 panquecas (a foto só tem 8 porque enquanto fazia comi uma pra provar né, rsrsrs). Amarrei cada uma com cebolinha para dar um "toque" na apresentação.
Para a cebola caramelada: refoguei uma cebola pequena com uma colher de sopa de margarina e uma pitada de sal (evita que a cebola queime). Quando ela estava bem transparente, acrescentei três colheres de sopa de açúcar mascavo e uma de água. Mexi bem até o açúcar derreter e ficar bem integrado à cebola. Coloquei a cebola caramelada sobre as panquecas.
Excelente! a massa fica diferente, firmezinha e bem saborosa, perfeita para recheios mais moles. A combinação gorgonzola com cebola caramelada é um espetáculo à parte! A primeira vez que provamos foi em uma pizza e ficamos fã.
Estou curiosa para ver as outras receitinhas sem glutén da blogagem coletiva. A Fla vai postar a lista delas dia 17. Para quem quiser conferir, vale dar uma passada por lá na segunda.

9 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Sou a Sinara de São Leopoldo e te parabenizo pela receita,parece uma delícia.Sou celíaca e adoro prá variar um glúten e é muito difícil para quem aprecia uma boa mesa deixar de fora ingredientes como farinha de trigo,cevada e aveia.Minha intolerância é moderada por isto me dou o direito de comer uma massa e tomar uma cervejinha de vez em quando.Ainda bem que vinho e espumante não possuem glúten!!Com certeza farei a receita!
    Ps.Te blog é muito bom ,parabéns!
    Abraços
    Sinara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sinara!!!Que bom que gostaste da receita e fico muito feliz por saber que continuas acompanhando meu blog! Fiquei chocada quando li que a intolerância a glúten incluía também a cerveja, rsrsrs... na hora pensei "se acontecer comigo, pelo menos o vinho e o espumante estão salvos!" Beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, poxa que delícia de receita.
    Super obrigada pela receita viu.
    Ah, e estou colocando hoje as receitas. Como sei que muita gente vai postar receitas amanhã também, então vou colocar uma parte hoje e outra na segunda.
    =)
    A sua já vai estar lá hoje tá.
    Beijossssss e obrigada
    Fla

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,
    Passei para dar uma olhadinha na panqueca e fiquei, adorei a ideia e deve ter ficado muito leve.
    Tenha um ótimo domingo,
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Ju, que delícia devem ser estas panquecas menina! Pena que aqui nunca encontrei fécula de batata. Quando morávamos no Brasil, eu usava muito este ingrediente.
    Tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  6. uma super receita. deu vontade. boa semana

    ResponderExcluir
  7. Oiiii Jú,
    Nossa que delicia de receita, ficaram lindas tbm...
    tenho certeza que muito saborosas, adorei sua receita
    Já ta anotada
    Bjcoas

    ResponderExcluir
  8. Ju,

    Infelizmente não participei dessa blogagem importantíssima, mas pelo que eu tenho visto, saiu muita coisa boa!

    Menina, que idéia genial essa sua, fiquei apaixonada...e a apresentação nem preciso dizer:nota 1000!!!

    Bravíssimo, aplaudo de pé!

    ResponderExcluir