quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sopa cremosa de espinafre

Eu sou fã de sopas em geral e o espinafre é a minha folha preferida. Depois que descobri sua versão congelada, tratei logo de inventar uma versão de sopa com ele... Eu sei que verdura fresca é melhor, mas convenhamos, tem horas que a praticidade viabiliza o preparo, especialmente em dias "úteis", onde o tempo é curto. Então lá vai uma receitinha rápida, para esquentar as noites frias. Usei:
1/2 cebola pequena e 1 dente de alho;
manteiga para refogar;
1/2 litro de leite;
1/2 litro de água;
200 g de espinafre congelado;
1 batata grande;
1 ovo;
1/2 caixinha de creme de leite;
sal e pimenta do reino a gosto.
Primeiro cozinhei a batata, já descascada e picada pra agilizar. Bati no liquidificador com meio litro de água (usei a do cozimento). Refoguei a cebola e o alho na manteiga, juntei a batata batida com a água, o espinafre (congelado mesmo) e o leite. Cozinhei em fogo médio mexendo sempre até ferver. Depois que ferveu, baixei o fogo e acrescentei o creme de leite batido com o ovo. Mexi bem para homogeneizar, acrescentei sal e pimenta do reino moída na hora e voilà,  pronta para servir! 
Servi com cubos de queijo e croûtons (na verdade, minha versão deles). Segundo o dicionário de termos de gastronomia Francês / Português, "croûtons são cubinhos ou pedaços recortados de pão, torrados ou fritos na manteiga". 
Os meus croûtons, faço assim: corto pão integral em cubos, cubro o fundo de uma forma com eles e salpico orégano e parmesão ralado, rego com um pouco de azeite de oliva. Boto no forno e vou controlando o tempo - fica a critério, tem gente que gosta deles bem torradinhos, eu gosto crocante, mas sem torrar. Faço logo uma forma cheia porque dá pra guardar por um bom tempo - e aqui, quando começa a temporada de sopas, um vidro grande destes pãezinhos torrados não dura muito, rsrsrs.

10 comentários:

  1. Juju, arrasou na sopa! Também confesso que sou fã dessa comidinha. Nunca fiz de espinafre, mas já anotei. Adoro!!!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Ju! Que delicia essa sopa, heim! Parece tão cremosa. Também sou fã da praticidade, amiga! Adoro cozinhar, mas procuro sempre tornar as coisas mais práticas possível.
    bjk.

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado deliciosa Ju, a aparência ficou demais! Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Amo creme de espinafre também Jú! E quanto à forma congelada deles, só uso assim há muito tempo porque me cansei de ficar lavando folhinha por folhinha e aparando cabo por cabo...um desafio cruel de paciência!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Sou mega adepta do espinafre congelado! E nesse creme deve ter ficado perfeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que delicia, está chegando a hora dos caldinhos, o seu deve ter ficado delicioso.

    Luz e Serenidade
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  7. tudo a ver com esse friozinho, delícia das boas

    ResponderExcluir
  8. Ju,conheci seu blog quando estava procurando por uma receita de quiche de gorgonzola no google. Daí comecei a futricar no "jusempressa" e adorei. De uma elegância enorme. As receitas são de dar água na boca...
    Tenho dois blogs: http://panelaecia.blogspot.com onde o único tema é gastronomia e o http://villageofthedog.blogspot.com cujo tema é os cachorros, principalmente os meus. Quando puder nos visite.
    Beijo grande e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Ju, tem um selinho para você na minha cozinha!
    http://cozinhadamonica.blogspot.com/2010/05/mais-um-selinho.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!!Tb adotei o espinafre congelado, é super prático!!Gostei da idéia da sopa, ainda mais com este friozinho que já incomoda a gauchada!!Bjs

    ResponderExcluir