sábado, 22 de maio de 2010

Sanduíche-escondidinho de atum e palmito

Shopping sábado é coisa pra louco! Hoje eu encarei este programa de índio com uma lista de coisas para pesquisar e comprar... Obviamente cheguei em casa acabada... Entretanto, este era um programa que não podia ser mais adiado, pois um dos itens da lista estava diretamente relacionado à manutenção das minhas postagens e à integridade do blog: eu não podia mais viver sem ramekins, rsrsrs! 
Chegamos em casa no final da tarde com fome, e como o programa não incluiu o mercado, a solução mais óbvia era se contentar com um sanduíche mesmo, porque no estadinho que eu estava (e o vazio da geladeira) não havia possibilidade de rolar uma jantinha. Foi quando então, ao abrir a caixa dos ramekins para guardá-los, me bateu uma baita frustração de não estreiá-los...  Na falta de ingredientes, só nos resta usar a imaginação - o que fazer com um cacetinho (é como chamamos o pão francês aqui no sul), queijo, atum, palmito e creme de ricota? Um belo sanduíche? Não, a resposta certa é: um escondidinho! Para não polemizar, vamos chamar de sanduíche-escondidinho, pois os ingredientes são de um e a apresentação de outro. Para duas porções usei:
2 cacetinhos cortados em cubos;
4 fatias grandes de palmito pupunha;
1 lata de atum;
queijo picado a gosto;
1 colher de sopa de creme de ricota;
1 ovo;
leite;
manteiga;
mostarda Dijon, pimenta do reino e queijo parmesão ralado. 
Antes de começar botei 1 pedacinho (inho) de manteiga em cada ramekin. Depois dividi metade dos cubos de pão entre os dois e compactei no fundo, com a mão mesmo, até formar uma camada uniforme. Botei uma camada de palmito picadinho; meia lata de atum em cada e o queijo. Com a mão dei mais uma compactada nas camadas para eliminar os vazios e ganhar espaço. Misturei o creme de ricota, o ovo, o leite (não medi quanto usei, mas certamente não foi mais que 50 ml) e 1 colherinha de mostarda Dijon. Botei o restante do pão, novamente compactei e finalizei com a mistura, pimenta do reino ralada na hora e o parmesão ralado. 15 minutos em forno médio-alto pré-aquecido e estava pronto! Um lanche de primeira categoria para estreiar os meus ramekins! 
Bom domingo e até breve! Para os portoalegrenses de hábitos diurnos, com eu, felizmente a previsão é de tempo bom, portanto, acordar cedo e tomar o mate da manhã no Bric da Redenção, é a pedida! Parece que na segunda, a chuva volta para mais uma semaninha daquelas...

11 comentários:

  1. Olá Ju,
    Que delícia de lanchinho, me deu vontade com esse friozinho, é tudo de bom....

    Tenha um domingo repleto de Felicidade!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Ei cumadi Ju!
    tõ gostando do seu cantin, viu?! E mais ainda desse lanchin nessa vasilhinha q é uma graça, né?!
    Faço escondidinho nas minhas tb...mas esse lanchinho foi uma novidade! :)
    Gostei demais... tem palmito fia... fica tudo mió!
    Um bejim e um lindo domingo procê...
    Vinni

    ResponderExcluir
  3. Hum, mas esse escondidinho-sanduíche parece mesmo muito bom, vou ter que comprar uns ramekins tb. rs
    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Juju, que idéia boa! Deve ter ficado bom demais.
    Amei a receita! É uma ótima dica também para reaproveitas as sobras de pão.
    Parabéns, querida!
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  5. Mas que ideia fantástica menina. Fora que a apresentação dá todo um charme ao prato né? Adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. isso sim que é estréia de sucesso. adorei a receita e a apresentação. boa semana

    ResponderExcluir
  7. oi bonita, sou eu de novo, tem 2 selinhos para vc no gostosurassemtravessuras. estou passando para vc com muito carinho

    ResponderExcluir
  8. la dernière photo me met l'eau à la bouche, j'adore c'est trop appétissant
    bonne journée

    ResponderExcluir
  9. Esses escondidinhos ficam muito bons, o que eu mais gosto é o de aipim com carne de sol e queijo, é muito bom! já comi algumas vezes, só não sabia o nome dessa "cambuquinha", agora estou sabendo,ramekins! valeu pela informação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii Jú,
    Nossa que lindo que ficou esse seu "cacetim" quer dizer escondidinho...rs
    Eu amo essas ...vasilhinhas quer dizer ramekins (nunca sei o nome) eu sou igual a você eu amoooooooo elas, eu ainda vou comprar já cheguei até a olhar (mas a falta de espaço para guardar não me deixou comprar) mas acho que não vou aguentar...
    Quem sabe eu compro e logo faço um escondidinho, amei!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!! Jamais pensaria numa coisa dessas!!! Ficou bárbaro, e gostosíssimo, aposto!

    ResponderExcluir