sábado, 1 de maio de 2010

Gran Lovara 2006


Na continuidade da última postagem, o vinho que acompanhou harmoniosamente o creme de cogumelos: Gran Lovara 2006. vinho tinto produzido na Serra Gaúcha pela vinícola Lovara, que hoje integra a Miolo Wine Group. Este vinho é um corte de merlot (60%) cabernet sauvignon (25%) e tannat (15%). Nos foi apresentado naquele curso de degustação que fizemos na Miolo em dezembro de 2009, e se destacou pelos aromas e boa estrutura. Compramos na ocasião e deixamos a garrafa repousando na adega durante o verão, até que o friozinho deste outono com cara de inverno pediu um vinho com alguma personalidade...

Logo que servimos na taça, nossas impressões iniciais se confirmaram: muito aroma. Frutas negras, amora e cereja talvez, o carvalho aparece sutil no início, através da baunilha, e depois evolui para notas mais amadeiradas. No fundo de taça senti chocolate. Os taninos são jovens, porém elegantes. Acho que tem potencial para evoluir na garrafa mais um tempo. 
A ficha técnica apresentada no site da Miolo fala que é adequado para acompanhar carnes de caça e pratos temperados... Eu discordo, apesar de boa estrutura e persistência, ele não apresenta toda a "potência" que o corte sugere. Acho que estes pratos correm o risco de esconder o vinho. Harmonizou super bem com o meu creme de cogumelos e acho que seria uma excelente pedida para acompanhar filés e risotos com ingrediente mais marcantes (tipo funghi, gorgonzola, etc.).
Para finalizar, só me resta dizer que é um belo vinho. O preço é justo (R$ 40,00), considerando os praticados no mercado nacional, onde normalmente é cobrado bem mais do que o vinho vale (malditos impostos).

3 comentários:

  1. Finalmente os tintos! Demorou...
    Realmente. Um vinho de corpo médio a elegante, muito aromático e saboroso. Foi uma surpresa! O oposto do que eu esperava para este corte. Uma boa surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Pra variar eu não conheço, mas anoto sempre suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meus conhecimentos ainda não chegam a tanto...uma pena, o maximo que eu conseguiria seria tomar o vinho com o creme de cogumelos e achar tudo magnífico!!!

    Ta bem assim...rsss...

    Acho suas dicas ótimas, ainda hei de fazer um curso de vinhos e ai sim, poderemos conversar a altura...mas por enquanto me divirto experimentando! Tim tim!

    ResponderExcluir