sábado, 29 de maio de 2010

Hoje é dia do nhoque da fartura

"Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro. Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um. Após a refeição, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade." (fonte: diversas da internet)

Um pouquinho de superstição não faz mal a ninguém! Há alguns meses atrás, duas amigas e eu combinamos que todo o dia 29 nos reuniríamos para comer nhoque e botar a conversa em dia. Desta forma, independente do rumo que as nossas vidas seguirem, teremos um compromisso mensal de nos encontrarmos pelo menos uma vez por mês. Por enquanto isto não é um problema, porque trabalhamos juntas, mas pretendemos manter a tradição por muitos e muitos anos... 
A última edição foi aqui em casa! Eu estava na fase "cogumelos" e fiz um molho parecido com um já postado aqui, só que desta vez juntei uma taça de vinho, substitui o shitake por funghi e para finalizar, uma colherada de uma geléia gourmet, feita com vinho da uva Malbec e produzida pela Casa de Madeira na serra Gaúcha. O resultado foi um molho de sabor amadeirado, mas levemente adocicado (essa geléia deve ser usada com cautela!). 
Todo mundo gostou e repetiu, mas pra ser sincera, mal provei... Cozinhei calmamente, conversando, tomando vinho, beliscando um queijinho, e pra variar na hora de servir eu estava completamente sem apetite. Adoro cozinhar, mas a interação com os ingredientes e aromas durante o preparo, muitas vezes acaba por me satisfazer. Especialmente quando tenho visitas, o que me alimenta não é a comida e sim os elogios, rsrsrs... Entretanto, não preciso dizer que do vinho não abro mão né! Esta noite foi longe, regada a Casillero del Diablo e muita conversa (o Rodrigo aguentou firme no meio da mulherada, que orgulho). 
Hoje tem mais um encontro da nossa "Confraria do nhoque" e não vamos esquecer de seguir a tradição, porque dinheiro é bom - e não anda sobrando por aqui, rsrsrs.

6 comentários:

  1. Vim agradecer a visita, e dizer que achei o máximo a "confraria do nhoque", e escolher um dia no mês pra encontrar as amigas é um presente que a gente dá pra gente mesmo! BjãO

    ResponderExcluir
  2. Imagino que delícia de noite deve ter sido!!! Nhoque ao Funghi regado a vinho, e conversa boa...
    É assim que a vida deve ser, maravilha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana!!!!!Nhoque é tudo de bom, não é???Um abraço, parabéns pelos quitutes!!

    ResponderExcluir
  4. gosto e como sempre nhoque, mas por incrível que pareça, nunca me lembro de fazê-los no dia 29. bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Ola Ju,

    Que prato delicioso, e que deliciosa ideia do encontro, é isso mesmo Amigas para Sempre...Lindo!!!

    Tenha uma noite feliz!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de nhoque hein. E este vinho é muito gostoso. Adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir