quinta-feira, 1 de julho de 2010

Creme rosé de abobrinha

Esta é uma daquelas sopinhas que saem no improviso, com o que tinha na geladeira, mas ficou tão boa que merece uma postagem. Pela foto não dá pra decifrar os ingredientes, mas dá pra ver a fumacinha que sai do bowl... Coisa bem boa para se esquentar neste inverno! Com uma tacinha de vinho então... Bateu uma moleza...  100% "confort food", como diz a Renata, do Eternos Prazeres.
Usei:
2 batatas médias;
1 abobrinha italiana pequena cortada em cubinhos;
1/2 cebola roxa pequena;
1 dente de alho;
100 ml de vinho branco;
1 cubo de caldo de legumes;
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto;
1 punhado de champignon em conserva;
tomilho;
azeite de oliva;
100 g de creme de leite.
Cozinhei a batata descascada e picada em água, com o caldo de legumes. Depois de cozida, bati no liquidificador com parte da água do cozimento, que já estava temperada (calculo que foi algo em torno de 500 ml). Refoguei a cebola em um fio de azeite de oliva, acrescentei o alho, mais um pouquinho de azeite e a abobrinha em cubos; refoguei por alguns minutos e acrescentei o vinho branco, deixei evaporar parte e juntei a batata batida. Coloquei o molho de tomate, um pouco de água quente (não medi quanto, mas estava cozinhando para duas pessoas, então deve ter sido no máximo 500 ml),  e deixei ferver em fogo baixo, com a panela tampada, por uns 10 minutos. Acrescentei os cogumelos, o creme de leite, o tomilho, e estava pronta para servir - não foi necessário ajustar o sal.

12 comentários:

  1. Juju, delícia de sopa!!! Concordo com vc e com a Rê, rs, confort food mesmo!!!
    Adoro uma sopinha. Aliás, gosto de tudo o que vai nessa receita, hehehe. Já anotei e vou fazer :)
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Ju, minha amiga! Que foto linda da sopa quentinha fumegante! Deve ter ficado barbara heim! Todos os ingredientes são uma delícia. Adorei!
    Bjk

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, ótima receita. Recentemente provei (e postei) um creme de abóbora no meu blog, na busca por harmonizar com um vinho. Eu tentei com um Malbec Argentino. Essa sua receita acho que iria bem também. O que acha?
    Um abraço
    Daniel Perches
    www.vinhosdecorte.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apesar de morar em Fortaleza, eu e Mr. Marido adoramos uma sopinha/caldinho na hora do jantar. Anotei sua receita, pois me pareceu bem saborosa.

    ResponderExcluir
  5. não tem como não ficar deliciosa. hummmmm com umas torradinhas então é de babar

    ResponderExcluir
  6. Ótima receita!!!Adorei, prática e quentinha!!!Bjão

    ResponderExcluir
  7. Super confort!!!! Huuuummmm...isso deve ter ficado é bom demais! Sopa e quente e um bom vinho...quer mais o quê? Rssss

    Abraço menina!

    ResponderExcluir
  8. Excelente, Ju. Só de ler os ingredientes já consigo mensurar a delícia que ficou. Achei muito legal a mescla de sabores que você sugere. Essa sopinha é hipermega confort food!
    Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Deve ser muito boa mesmo. Quentinha, no frio que faz... E rapidinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú, quase consegui sentir o arôma dessa delícia. A foto ficou um espetáculo!!!
    Beijo,
    Dani

    ResponderExcluir