sexta-feira, 9 de julho de 2010

Filézinho de porco com mostarda

Adoro o ritual de cozinhar com calma, tomando uma tacinha de vinho, interagindo com os ingredientes e sentindo os aromas... Mas tem dias que o tempo é curto e vale a opção rápida e prática, que de preferência suje pouca louça. Durante a semana não temos o hábito de jantar, mas esses dias cheguei em casa podre de cansada e louca pra comer uma coisa quente e salgada, pois na correria  havia substituído o almoço por um lanche. Lembrei que no final de semana tinha tirado do freezer um pacotinho de filé suíno temperado e acabei não preparando, então, como estava na geladeira, era imprescindível que fosse consumido logo. 
Coloquei os filés em uma forma e para dar um toque "pessoal", sobre eles, generosas colheradas de mostarda com mel (já vem pronta, da marca Hemmer) e cebola roxa picada bem miudinha - obviamente já estava picada em um potinho na geladeira, que eu não era louca de cortar cebola no cansaço que eu estava.
40 minutos de forno a 180 ºC (20 com papel alumínio e 20 sem) e estava pronto. Uma delícia, a mostarda e a cebola criaram uma crostinha que fez toda diferença no sabor. 
Na foto abaixo, a iluminação alterou um pouco a cor da carne, mas ao vivo ela fica bem rosadinha viu! Falo isso pois certas pessoas acham a carne de porco muito seca, mas na verdade, no intuito de evitar que fique mal passada, acabam assando de mais. O ponto ideal do filé de porco é rosado e úmido. Já que o critério da cor pode ficar confuso, na hora de verificar o ponto ideal de cozimento passo e faca e verifico se o líquido que escorreu é transparente. Se neste líquido houver algum resquício de sangue, é porque ainda não está no ponto, e se não sair líquido algum, é porque já passou e está seco...



8 comentários:

  1. Ju, que delícia!
    Eu tenho tara por carne de porco. Uma história muito longa, da época em que ainda estava no ventre de mamãe.
    Adorei essa sugestão.AMO CARNE DE PORCO. A única carne que eu sou aficcionada.
    Eu já comprei esse filé suíno temperado. Mas sempre uso para assar ou grelhar. Muito bom essa forma de fazer.
    Beijos

    P.S: Não se sinta mal. Qualquer que chega podre em casa, quer uma comida rápida.:)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ju!!!Gostei muito desta tua sugestão, diferente, rápida e saborosa. Anotada no meu caderninho de receitas. Bjs e um bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia amiga. Só de olhar, fico com água na boca.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. a very good pork recipe!! the mustard an onions add so much flavor!! Thanks so much for sharing!

    ResponderExcluir
  5. Ju, tá lindo seu pratinho, super no capricho, sou super fã de carne de porco, acho a carne mais saborosa que há, e como não gostar de um molhinho de mostarda, deve ter ficado uma loucura, eu adorei queridona, um fim de semana maravilhoso p/ vc e família, bjkas enormes no ♥!!!, ;)...

    ResponderExcluir
  6. très appétissant et très goûteux, je suis tentée par ces saveurs
    ps: j'ai des prix pour toi sur mon blog
    bonne journée

    ResponderExcluir
  7. Juliana, aqui em casa, toda vez que tem suíno usamos esse molhinho de mel com mostarda, mas eu não sabia que já tem pronto, aqui acabo misturando os dois ingredientes na hora mesmo, pois são coisas que nunca falta na minha cozinha.

    bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!!
    Amei o seu blog tanto quanto a sua visita lá no meu bloguinho...
    Carne de porco é uma delícia e a sua está super gostosa e prática!
    Amo apreciar blogs como o seu, assim sem pressa... Mas com a correria do dia-a-dia e o cansaço, nem sempre dá! Muitas vezes, tudo o que precisamos é de receitas práticas e rápidas como essa sua!
    Eu também nem sempre almoço e realmente fica faltando algo, o organismo sente. Ótima pedida uma carninha com salada.
    Já vou copiar essa delícia e pelo que vi a receita anterior é a que eu também estava procurando pra fazer aqui em casa...
    Bjusss

    Eliane

    Já vou te seguir, claro!!

    http://receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir