domingo, 18 de julho de 2010

Pão de minuto, muitos minutos...

Acho que já disse por aqui que não tenho muito jeito com o preparo de massas, especialmente de pão, mas sempre tive vontade de fazer aquele "pão de minuto". Depois que a receita saiu na revista Nestlé n° 45, com  a chamada  "pai e filho vão à cozinha e, numa gostosa brincadeira, preparam pães de minuto para o café da manhã especial de Dia das Mães", pensei: essa é pra mim, até criança faz.
Acordamos tarde hoje e como previsto, frio e chuva em Porto Alegre. Aos domingos gosto de um café da manhã especial e como acordei inspirada (e faminta), fui direto para a cozinha providenciar os pães de minuto para comer quentinho.  A receita é bem fácil, mas ainda não tinha acordado direto, me perdi nas quantidades e para "consertar", o pão de minuto virou pão de hora! Primeiro vou passar para vocês a receita que está na revista (também tem no site), depois conto minha versão e vocês escolhem como fazer...
Ingredientes : 
1 pote de iogurte natural integral Nestlé
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de fermento em pó
1 gema para pincelar e manteiga para untar
Misturar o iogurte com a manteiga, o açúcar, o ovo e o sal. Peneire sobre a mistura a farinha de trigo e o fermento. Misture bem a massa e modele os pãezinhos redondos. Coloque eu uma assadeira untada, pincele com a gema e leve para assar em forno médio preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados.
Agora,  a versão "sem pressa": 
Tenho sempre iogurte natural na geladeira, mas feito por mim, e como eu não tinha a medida do copo do iogurte comercializado, usei duas xícaras... Optei por usar a metade da manteiga e do açúcar para ficar mais light. Lembrei que a receita de pão de minuto da Luciana tinha parmesão ralado, então resolvi adicionar um pacote (50 g) à massa. Assim que misturei a farinha, senti que tinha colocado muito iogurte, então fui colocando mais farinha e misturando (coloquei 1 xícara a mais em relação a receita original). Ainda assim a massa não estava no ponto de moldar os pãezinhos, mas eu já tinha perdido a paciência de misturar a massa e a fome estava crescendo... Então lembrei das minhas forminhas de empada - foram a salvação! Untei com  margarina, dividi a massa em 12 forminhas e salpiquei orégano e gergelim. Depois de 20 minutos de forno, tínhamos uma fornada de pães quentinhos e macios na mesa.
O sabor da manteiga derretida no pão quente, faz qualquer manhã chuvosa de domingo ficar mais feliz! A versão gorgonzola com um toque de azeite de oliva também ficou maravilhosa. Foi super fácil desenformar e arrisco dizer que do jeito que eu fiz, os pãezinhos ficaram mais leves e aerados. Foi aprovado como louvor, o Rodrigo disse que posso repetir a dose todos os domingos.
E enquanto tomávamos um belo café da manhã, olha a situação do Heitor no sofá da sala!  Essa estória de que gatos são indiferentes aos donos é a maior besteira. Eles sempre estão na peça da casa que estamos, são super companheiros, mas é claro, cada um na sua. Enquanto uns comem, outros dormem, hehehe... 

12 comentários:

  1. K pão delicioso :)...
    Adorei o gato, tão lindo dormindo :).. Os meus estão tb a descansar agora..
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pãezinhos quentinhos no café da manhã, que delícia! Com queijinho gorgonzola, então... Hum!
    Tudo de bom! Se estiver frio, dá vontade de ficar enroladinha a manhã toda no cobertor igual ao seu gatinho lindo!

    Bjokas

    Eliane

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!!Com esse tempinho nada como ficar em casa e comer umas coisinhas gostosas,não é??Belos pãezinhos!!
    Bjs
    Obs- O Heitor é um fofo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu vou copiar essa delícia.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,

    Seus paezinhos ficaram ótimos...que bom que voce se achou no fim de tudo, e a coisa toda deu certo!!!Rsss...

    Bom tomar um café com paozinho que a gente mesmo fez né? Eu adoro!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Passei atraída pela sua receita,ficaram lindos!
    Estou há um tempo com essa rec.da Nestlé pra fazer..., e vendo o seu me animei parece mto bom.
    Boa noite uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia o soninho do Heitor!

    Eu vi essa receita, um dia eu me arrisco a fazê-la.

    Beijos,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  8. Humm. Lindo seus pães de minuto!
    Que fofo seu gato. A minha cachorrinha também tira várias sonecas...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Fia...
    no final tudo ficou assim? Lindos!!
    Então penso q vc leva jeito sim...é só praticar...=)
    E inverno é um tempo maravilhoso...no sul ainda...deve ser tudibão!
    Um bejim no seu coração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tá com cara de que ficaram deliciosos. Eu faço um pão de liquidificador que fica muito bom também, mas tb é de "hora". Vou tentar a receita.
    Aqui em casa temos o Tom, que é muito apegado a todos e tá sempre no pé da gente... corre com os meninos, brinca de montão.
    Abraços,
    Marcia

    ResponderExcluir
  11. Vou fazer amanhã no café da manhã, meninaa que deliiaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  12. ô Jú, quando eu voltar para PoA posso morar com vocês? Daí eu fico enrolada no cobertor até mais tarde com o Heitor e a Malu esperando estes teus cafés da manhã maravilhosos ficarem prontos! Hum, que delícia!!! Depois eu lavo a louça...pode ser? Ah, mas precisa caber mais 8 gatos...Beijos!

    ResponderExcluir