"A vichyssoise é uma das sopas mais importantes da culinária internacional, criada por um cozinheiro francês nos Estados Unidos. É servida normalmente morna ou fria e há variantes, como as que são cozidas em água e não caldo de legumes, juntando um osso de porco ou ainda acrescidas de agrião cozido e outras verduras." A Grande Cozinha - Sopas e Caldos, v. 10, Ed. Abril, 2007.
Já que a sopa tem esse nome bonito, não custa citar, afinal segui (ou quase) a receita que estava no livro, mas na verdade, essa vichyssoise nada mais é que um creme de batata com alho poró.
Receitinha fácil sem muita complicação, só alterei as quantidades de manteiga e creme de leite para deixar mais light. Usei:
3 batatas médias;
2 alhos porós;
1/2 cubo de caldo de legumes;
1 colher de sopa de manteiga;
alecrim e tomilho;
1/2 caixinha pequena de creme de leite.
Cortei a parte branca do alho poró em rodelas e botei para refogar na manteiga. Enquanto isso, descasquei e piquei em cubos grandes a batata. Refoguei um pouco junto com o alho poró e logo acressentei 1 litro de água quente, o caldo de legumes e umas folinhas de alecrim e tomilho. Tampei a panela e deixei em fogo médio até as batatas ficarem cozidas. Bati tudo no liquidificador, retornei para a panela e acrescentei o creme de leite. Ajustei o sal e mantive em fogo baixo por mais alguns minutos, mexendo sem parar.
No prato, cebolinha picada, pimenta do reino moída na hora e um toque de azeite de oliva. Delicioso, um creme de sabor muito delicado. Aprovadíssimo, vou repetir mais vezes!
Apesar de este creme ser propício para temperaturas mais amenas, pois a instrução é servir frio ou morno, servi quente obviamenente - vocês viram nos últimos noticiários, o frio que anda fazendo aqui no Sul do Brasil? No momento desta postagem, em Porto Alegre, 2ºC.
Ontem comecei a reler o livro do Anthony Bourdain e ele começa o livro falando desta sopa... foi a primeiro sabor que marcou a vida ele.. nunca provei, mas estou com vontade de fazer!
ResponderExcluirObrigada pelo recadinho no Quitandoca!
Gostei mto fo seu blog!
Beijos, Glau
Ai amiga, que delícia deve ter ficado. Acredito que fique parecido com um purêzinho, né? Beijocas!
ResponderExcluirEste é um clássico da cozinha francesa que, não só é delicioso, como super chique.
ResponderExcluirFicou com um aspecto divino.
Beijinhos,
Lia.
Realmente, esse friozinho pede uma sopa mais quentinha mesmo. Que delícia...
ResponderExcluirBjs
Humm!!Essa sopinha+vinho+um frio de rachar=Tudo de bom!!!Beijos
ResponderExcluirNossa que beleza de sopinha, o sabor deve ser divino, adoro todos os tipos de sopas e caldos, Ju obrigada pelos elogios no meu blog, fiquei muito feliz! Obrigada mesmo mesmo :D Bjos
ResponderExcluirJu! Que chiquerrimo o nome dessa sopa, heim! Adoro batata e alho poro! A sopa deve ficar demais ! E aí está fazendo um frio danado, ne? Tenho acompanhado o noticiário! Eu adoro frio. Aqui está um calooor! Em 15 dias voltaremos para o Brasil!
ResponderExcluirJu,
ResponderExcluirComo você consegue sobreviver com um frio desses?rs. Eu só penso numa coisa. Quem lava a louça? Deve ser uma tortura.
Mas falando da receita. Chiquérrimo o nome. Coisa de francês mesmo.:)
Achei o aspecto do creme muito bonito. Convidativo. Realmente uma preparação reconfortante. Delícia para dias frios.
Bjs. Bom final de semana
Olá Juliana, delícia receber sua visita crinhosa, srá sempre muito bem vinda viu minha linda.
ResponderExcluirQuanto a vichyssoise , já tive oportunidade de saborear e realmente é muito gostosa, de um sabor delicado mesmo.
Como não sou francesa nem de fino paladar, não abro mão de muito parmasão ralado, o que é claro já faz perder toda intenção do "requinte"
pela suavidade no sabor.
Beijinho.
Que creme divino e essa torta de banana! aff ningguém merece o pecado da gula rsrsrs!!beeijokas com muito frio!!
ResponderExcluirDeliciosa sopinha, Ju! Boa pra quando o frio chegar por aqui...
ResponderExcluirBjs
Eliane
Olá Juliana,
ResponderExcluirCá está uma sopa que à muito ando para fazer, terá de ser um dia destes.
Eu incentivada pela minha filha, também tenho um blog de culinária (muito modesto).
Já agora aproveito para apresentar o blog da minha filhota, que se dedica nos tempos livres às artes manuais, se puder faça-lhe uma visita:
http://salpicosimaginacao.blogspot.com/
Gostei de conhecer o seu blog. Parabéns!!!
Bjinho
http://papinhadoce.blogspot.com/