terça-feira, 27 de julho de 2010

Sem Pressa... Agora com pressão!

Estou tão feliz, até que enfim comprei minha panela de pressão (quem gosta de cozinhar sabe o quanto uma panela nova pode fazer uma pessoa feliz, rsrsrs)!!! Faz tempo que quero comprar uma, mas como tenho (ou melhor, tinha) um pouco de medo de usar esta panela, queria comprar uma bem boa, o que acabava encarecendo a aquisição... Por isso, fui adiando, adiando...
Como já comentei aqui, no último sábado fomos passar o dia no Vale do Vinhedos. O Vale fica em Bento Gonçalves e no caminho, está a cidade de Carlos Barbosa, berço da fábrica da Tramontina. 
Na volta para Porto Alegre passamos no varejo da Tramontina e dessa vez, entrei com rumo certo: a panela de pressão! A loja é uma loucura, tem tudo que a Tramontina fabrica, é de babar, e o bom é que tem uma seção completíssima de ferramentas - dá pra levar o marido sem problemas, ele se diverte e não fica entediado, rsrsrs.  Tem cada panela e acessório para cozinha... Posso ficar um tempão lá "namorando" que não me canso... 
Cheguei da viagem cansada mas louca para estreiar a panela. No caminho para casa, arranjei forças para dar uma passadinha no mercado e lá decidi o cardápio da janta e do almoço de domingo... É claro que, ambas as refeições incluíam o uso da panela, rsrsrs.
Então, para compensar a "comilança" na Serra, nada melhor que uma sopinha de ervilha com alho poró. Eis a minha primeira receitinha para panela de pressão. Usei:
2 alhos poró
1,5 litro de água
1/2 pacote de ervilha seca (250g)
1 Caldo de potinho da Knorr - sabor carne.
Deixei a ervilha de molho por 1 hora antes de cozinhar. Depois deste período, lavei e coloquei na panela com a água, o caldo de carne e o alho poró cortado em rodelas (parte branca).
20 minutos depois que começou a pressão, estava pronta. Finalizei no prato com uma pimentinha do reino moída na hora. Uma delícia!!!
Na verdade a intenção era fazer um creme de ervilha,  e não sopa, mas não ouvi o conselho da minha mãe e botei mais água que o necessário - a versão sopa ficou ótima, mas se botar um pouco menos de água (ou deixar mais tempo) ela vira creme. Na próxima já sei. 
E para quem ainda não se inscreveu no sorteio das Geléias de vinho da Casa de Madeira, as inscrições vão até sexta!!! É só deixar um comentário na postagem do sorteio, de acordo com as regrinhas. Passem lá pra conferir!!!




13 comentários:

  1. Jú que delícia de passeio!!! Tenho muita vontade de conhecer a serra gaúcha,vou guardar sua dica.
    Parabéns pela nova aquisição querida! Também acabei de ganhar uma panelona de presente de casamento e estou nas nuvens.
    É como você disse, quem cozinha sabe como ficamos felizes com panela nova...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Juju, panelas novas são sempre uma excelente aquisição! hehehe...ainda mais para nós que adoramos cozinhar! E vamos combinar, a de pressão é uma das melhores invenções até hoje! hehehe...
    Adorei a sopinha, Jú! Geralmente faço só de ervilha, mas juntar o alho-poró deve dar um toque sensacional!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Meu marido vive falando sobre esse varejo de Tramontina, diz que vale muito a pena mesmo. Menina, cada post seu que passa a vontade de ir ao Vale dos Vinhedos está maior heheehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Passei minha lua de mel no Sul e tive o prazer de conhecer essa loja, mas infelizmente não trouxe nada!É realmente uma loucura.
    Ótima a estreia da sua panela! bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Ju,tudo bem???
    Que delicia de passeio e que receita deliciosa,,,
    Adorei a panela nova!!!
    Vou me inscrever para ganhar essas delicias de geleia!!!
    Amei!!!
    Bjocas
    Re

    ResponderExcluir
  6. Nossa Jú, essa sopinha de ervilha com alho poró me fez salivar! Adoro essa combinação!
    Rs, ainda não tenho panela de pressão e sempre fico de ir na loja comrpar, ams acabo deixando...Mas você me lembrou que não posso mais enrolar e tenho que ir urgente comprar a minha!
    bjoka

    ResponderExcluir
  7. Juliana:
    que paraíso para quem cozinha essa loja! E quanto a panela de pressão, é uma maravilha nos (sem)tempos modernos.. agora entendi o nome do seu blog!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Ju! Parabéns pela aquisição, eu não sou amiga da pressão porque eu não consigo ver o que está acontecendo lá dentro, mas quando é pra cozinhar batata pra purê nem ligo, sem pensar muito, já coloco na pressão...hehehhehe

    Beijos!
    Bruna.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, que delícia de passeio! Também amo olhar coisinhas de cozinha... Amei essa sopinha deliciosa!
    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir
  10. Primeiro...Parabéns pela nova aquisição, nos tempos de hoje ela quebra o maior galho.

    Segundo...Parabéns de novo, pois foste muito corajosa de logo no primeiro uso fazer ervilha... meu trauma era por conta dela...diziam que era o maior perigo cozinhar ervilha por conta das casquinhas que teimavam em entupir os orifícios da válvula...afff...toda vez que uso fico a observar o chiado com medo...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. "quem gosta de cozinhar sabe o quanto uma panela nova pode fazer uma pessoa feliz, rsrsrs"
    Isso é extremamente verdadeiro!!!!!!!!!!!!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Nem me fala Raquel! Fiquei de olho na panela, a sopa não virou creme porque fiquei com medo mesmo, estava louca para desligar de uma vez... O próprio manual não recomenda o uso de ervilha. O bom é que essa panela da Tramanotina tem um sistema indicador de pressão com três níveis. Se o 3º aparecer é sinal que alguma coisa está errada. Me parece bem segura.

    ResponderExcluir
  13. Tudo lindo. A minha panela de pressão está precisando de um upgrade... rsrsrsrsrs
    beijos,
    Dani

    ResponderExcluir