sábado, 14 de agosto de 2010

Cogumelos recheados com Bleu de Bresse

Finalmente o final de semana chegou! Estou com tantos planos que quero só ver achar tempo pra tudo...  Comecei o dia fazendo uma limpa nas minhas pastas no computador e ao organizar as fotos do blog, vi que havia deixado para trás uma postagem bem legal de uma noite "eno" (ai que saudade) que rolou pouco antes do "Projeto outono na França".  Por sorte, todas minhas impressões sobre o vinho são registradas enquanto bebemos, em um fichário onde, além de anotações, guardo também os rótulos.
Esta receita é um bom acompanhamento ou entrada, mas como eu já estava tentando fazer regime, foi o prato principal da noite (claro que o Rodrigo comeu antes um belo sanduba para garantir, rsrsrs).
Fácil, rápida e deliciosa, anotem aí:
Levei ao fogo baixo, em um frigideira, 2 colheres de manteiga, 1 dente de alho cortado ao meio e 1 ramo de alecrim. Deixei o tempo de derreter a manteiga, pressionando levemente os outros ingredientes para "soltar" gosto. Antes de usar descartei o alho e o alecrim.
Coloquei 6 cogumelos Paris extra-size em uma fôrma, sem o "cabinho", salpiquei um pouquinho de sal, reguei com a manteiga saborizada e coloquei um "naco" de queijo Bleu de Bresse sobre cada cogumelo e um pedacinho do ramo de alecrim que estava na manteiga. Levei ao forno por alguns minutos, mas não lembro quanto tempo deixei - foi rápido, só para derreter o queijo e cozinhar de leve o cogumelo, pois não queria que ele soltasse água e reduzisse de tamanho.
Ficou muuuuito bom, sou suspeita pra falar porque amo cogumelo, mas este tipo de combinação não tem como dar errado né?!
Foi a primeira vez que comemos o Bleu de Bresse, que é um queijo de "dupla personalidade", a textura e a  aparência externa são de brie, mas a parte interna tem o fungo do gorgonzola. Achei bem gostoso, pois o sabor passa pelos dois estágios, assim que botamos na boca a sensação é de um brie, mas logo aparece aquele sabor picante do gorgonzola, que é o que fica no final.
Agora o vinho... Quórum 2005 - da vinícola gaúcha Lidio Carraro. Corte de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. 
Coloração rubi intenso, corpo médio, baixa adstringência. No aroma, especiarias e geléia de amora, senti passa de uva no fundo de taça.
Foi o primeiro vinho que tomamos desta vinícola e lamento dizer que fui obrigada a concordar com 90% da comunidade enófila. A Lidio Carraro tem muito marketing por trás, são belos vinhos, mas sem dúvidas não velem o que custam. Pagamos R$ 85,00 pelo Quórum que definitivamente, não apresentou uma boa relação entre custo e benefício.

9 comentários:

  1. Uau!! Fiquei morrendo de vontade! Ficou com uma aparência maravilhosa! E eu adoro brie e adoro gorgonzola, os dois juntos entao.. deve ficar divino!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu também!!! Trem mais chic esse, viu?

    Queijo chic, cogumelos íden, e o resultado final perfeitíssimo!

    Abraço,
    Boa noite de sabado!

    ResponderExcluir
  3. Super chique esse prato, Jú!
    Amei...

    Bjokas

    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Buoni questi funghetti! Il tuo blog è carinissimo, lo seguirò con piacere :-)

    ResponderExcluir
  5. Olha, cogumelo é um dos meus ingredientes prediletos na cozinha. Mas esse está campeão.

    ResponderExcluir
  6. Estes cogunelos e queijo, "cheiram" mesmo a França.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  7. Menina esse queijo é tudo de bom hein? Nunca vi aqui para comprar mas vou ficar de olho. Imagina, os meus dois queijinhos prediletos em um só.
    Amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. K cogumelos grandões e apetitosos :)
    beijoca

    ResponderExcluir
  9. Fantástica receita. Adoro todos os ingredientes e vou experimentar!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderExcluir