segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sopa cremosa de moranga com especiarias

Receitinha bem light porque moranga tem quase nada de calorias! Fácil e rápida, especialmente porque eu tinha um pacote de moranga cortada e descascada... Amo a praticidade.
Na panela de pressão, refoguei 1/2 cebola com um fiozinho de azeite de oliva. Coloquei a moranga (1/2 kg) e 800 ml de água. 15 minutos depois que começou a pressão, a moranga já estava se desmanchando. Bati tudo no liquidificador, retornei para a panela em fogo baixo por mais alguns minutos.  Acrescentei 2 colheres de sopa de creme de leite light e temperei com sal, páprica picante, curry e noz moscada. 
Ficou ótima, muito aromática, com o sabor picante na medida. Lembrou muito a comida daquele jantar que fomos, com pratos típicos da culinária sul africana
Para a versão creme, é só colocar um pouco menos de água. Confesso que era minha intenção, mas ainda estou me familiarizando com a panela de pressão, acabo colocando mais água que o necessário. Logo, logo me acerto. Até lá vocês já sabem, é muito provável que meus cremes virem sopa...

11 comentários:

  1. Mas que espetáculo! Eu tentei fazer esses dias, mas a moranga não era boa, ficou beme estranho...
    Que legal que passou o findi em Gramado! Tudo lotado né! Boa semana. bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que delícia! com certeza vou aproveitar o frio e fazer esta sua receita, deu água na boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parace ser muito boa!!

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Ju. Moranga tem praticamente nada de calorias. Quando estamos de dieta chegamos a quicar de alegria ao nos depararmos com alimentos assim: quase O% calorias..rs
    Adorei a receita. Já tinha experimentado sopa de moranga, mas nunca com pápicra, curry e noz-moscada. Acho o máximo quem tem o dom de lidar com especiarias. Delícia. Uma boa pedida hoje. Tá frio aqui no Rio.
    Beijos

    P.S: Um charme a sua foto!

    ResponderExcluir
  5. Querida adorei os temperitchos!! deve ficar com um sabor incrível mesmo! adorei!! bjao

    ResponderExcluir
  6. Hummm!!! que delícia Ju, sopinha cremosinha nesse friozinho com especiarias tudo de bom queridona, esquenta até a alma, rsrsrsr!!!,linda sua sopinha e a foto tá show, bjkas enormes e lindo dia p/ vc, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  7. O sabor deve ter ficado ótimo Ju, ficou linda mesmo não ficando tão cremosa como vc queria! Eu gostei muito! Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente parabéns pelo bom gosto do seu blog.
    Uma sopinha com esse frio todo é a combinação perfeita.
    Ju, estamos acompanhando seu blog e passaremos mais vezes por aqui.
    Abraços e venha nos visitar também.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo sopas com abóbora ou outras espécies "da família" dela. São deliciosas pra tudo, quando são aquelas caipiras sem agrotóxicos então melhor ainda!
    Beijinhos,
    Fabi

    ResponderExcluir