terça-feira, 23 de novembro de 2010

Negrinho de colher sem leite condensado

Antes de mais nada, para esclarecer: aqui no sul chamamos brigadeiro de negrinho. Até escrevi brigadeiro no título mas tive que mudar, fica estranho. É como ao invés de tu, falar você, ao invés de cacetinho, falar pão francês, e por aí vai... O gauchês prevalece no vocabulário do blog, não tem jeito.
Vi esta receita no Panelaterapia há meses atrás e não levei fé... No último domingo, bateu aquela vontade de comer doce, mais especificamente negrinho, e pra variar não tinha leite condensado em casa (esta é uma medida preventiva que adotei no últimos anos, não dá pra ter em casa!).
Quando estava a ponto de sair pra comprar, me veio a vaga lembrança de uma receita de "brigadeiro sem leite condensado" no blog da Tati - corri para o computador...
Fácil demais, resolvi arriscar. 
O resultado foi uma bela surpresa, dá certo e fica bem bom! Claro que não é igual ao original, mas é perfeito para quando a preguiça de sair de casa é maior que a vontade de comer doce!
Anotem aí os ingrediente:
1 xícara de leite;
4 colheres de sopa de achocolatado em pó (usei Nescau);
3 colheres de sopa de açúçar;
1 colher de sopa de manteiga sem sal;
2 colheres de sobremesa de creme de leite (invenção minha, não está na receita original).
É só colocar todos os ingredientes (com exceção do creme de leite) em uma panela, em fogo baixo, e mexer sem parar (sem parar mesmo!). Em 17 minutos estava cremoso, em um ponto bom de comer de colher. Desliguei o fogo e juntei o creme de leite para suavizar o sabor e realçar a consistência.
A medida é essa da foto, um copinho de Nutella pequeno. Coloquei umas nozes por cima e comi morninho... 
Como disse a Tati, receitinha preciosa essa!

23 comentários:

  1. Bahhh guria, não conhecia essa receita e como vc, senti lendo que faltava algo hahaha
    Beijosss
    Nana
    www.mangacompimenta.com

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe aconteceu a mesma coisa comigo há alguns meses atrás...como eu também evito de ter leite condensado ao alcance da mão, bateu aquela vontade de comer negrinho às 22hs! Tive que correr para o computador e pegar a receita da Tati também!
    Fica muito bom mesmo. Dá até para fazer cobertura de bolo com esta receita. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Na medida! Medida de gostoso, medida de porção, já que acostumamos rapar o tacho...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu vivo sofrendo, porq eu faço doces, então sempre não tem uma lata de leite condensado, tem caixas e mais caixas...
    Mas mesmo assim já fiz essa receita várias vezes, uso muito para cobrir bolo. Essa semana mesmo essa receita passeou no meu bloguito.

    É uma tentação!

    Bjossssssss
    Dani
    http://kitutando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Um bom brigadeiro é sempre bem vindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que delícia!!! Vou pegar a receitinha!!! Bjos

    ResponderExcluir
  7. que ótima essa receita....adorei!!!

    E a idéia de colocar em cobertura de bolo (que algum comentou aí encima) é ótima!!

    Já anotei a receita pra meu próximo dia de preguiça....hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  8. Ju querida, eu tbm vi esse brigadeiro, achei interessantíssimo, mas ainda não me arrisquei a testá-lo!rs
    Você me aguçou a vontade de comer viu!! danada! kkk
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas receitinhas práticas e sem drama! Além de deliciosas!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Passando para uma visita...e amei seu blog.
    Essa receitinha jé tenho comigo mas sempre com dúvidas se era boa,agora animei a fazer...
    Boa noite,ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Ai Ju, um dia vou testar essa receita! Tem cara de ser ótimo para cobertura de bolo!!!
    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  12. Ju, esse negrinho ficou uma tentação! Ai, minhas lombrigas!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    também faço as minhas visitinhas ao Panelaterapia.
    Sou super fão de brigadeiro ou negrinho mas nunca experimentei uma versão sem leite condensado. Você até me encorajou.

    Gostei da sua visita e participação no sorteio.

    Ah, eu fui mãe a primeira vez as 32 anos e a segunda aos 38 anos. Ótimo!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. OI amiga,

    Tá certo o seu gauchês prevalecer.. Mas para mim é estranho..rs.. Vou ficar com o brigadeiro. :)

    Realmente o brigadeiro sem leite condensado é uma opção para quem quer reduzir calorias...
    Eu vou testar fiquei com maior vontade!
    Tá rolando promoção da Mococa lá no blog. Poderia ter participado com essa receita..;)

    Beijos Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga, vim conhecer seu blog e adorei tudo...já estou seguindo!
    Apareça amiga, beijocas!

    http://myblogsaborear.blogspot.com
    http://artesaborear.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oh la la!
    Que delícia!
    Se eu não queimasse até água, acho que tentaria!
    haha
    Seu blog é show!
    beijos
    marseille

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre adorei o gauchês! hehehehe
    O fato de ñ ter leite condensado deve deixar o doce um pouco mais magro, ñ?

    ResponderExcluir
  18. Ju!

    Eu tentei, mas não deu certo!

    Ficou um toddy extremamente doce e inconsistente. Mas o que vale é a tentativa.

    Beijo Bruna

    Erechim-RS

    ResponderExcluir
  19. Bruna!!!
    Faltou fé, tem que acreditar, hehehe.
    Demora pra dar o ponto e não pode parar de mexer... Para mim levou pouco menos de 20 minutos, mas tem gente que leva mais de 1/2 hora (uma tortura), depende do fogão, da panela...
    Fica aquela coisa líquida mesmo, eu já estava quase desistindo quando começou a engrossar, pode acreditar que uma hora vai, o leite evapora e a mistura condensa (não é a toa que substitui o leite condensado, tudo cientificamente explicável, hehehe). Mas cá pra nós, só vale na hora do desespero... Muito mais fácil sair pra comprar leite condensado!

    ResponderExcluir
  20. Eu amo negrinho, mas não dá pra comprar tanto leite condensado, então vi essa receita amei,mas eu já tentei fazer desse jeito e olha, não pega o ponto, acho que talvés eu faça em uma boca do fogão maior.
    4 de janeiro de 2011 14:11

    ResponderExcluir
  21. Eu amo negrinho, mas não dá pra comprar tanto leite condensado, então vi essa receita amei,mas eu já tentei fazer desse jeito e olha, não pega o ponto, acho que talvés eu faça em uma boca do fogão maior.
    4 de janeiro de 2011 14:11

    ResponderExcluir
  22. Eu moro no estado do RJ e pra mim é brigadeiro mesmo!!Vou fazer esse BRIGADEIRO pra ver se dar certo!!!
    Obrigadinho e beijos pra VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  23. Olha gente, até que dá pra enganar viu? mas nao sei aonde errei, que ficou quase num ponto de bala, talvez eu tenha colocado pouco leite (coloquei uma xicara - daquela de medida- certinha)mas ficou meio que pegando, com fios de açúcar, e durinho.mas na proxima eu acerto

    beijos

    ResponderExcluir