Inspirada na receita da Fla, fiz minha versão de torta de abobrinha. Eu sou suspeita em elogiar porque adoro abobrinha, mas estou certa que esta torta agrada até os que "pensam" que não gostam deste legume tão versátil. Anotem aí os ingredientes:
- 2 ovos;
- 2 ovos;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 xícara de leite;
- 1/2 xícara de óleo;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 1 abobrinha grande cortada em cubos;- 2 linguiças (120 g) tipo calabresa (usei aquela da Sadia cozida, defumada e fininha) cortada em cubos;
- 1 pacotinho de queijo ralado (50 g);
- sal, pimenta do reino preta moída na hora, folhas de manjericão a gosto.
Bati no liquidificado a farinha, o leite, o óleo, os ovos, o fermento e os temperos. Nessa mistura, juntei a abobrinha, a calabresa e o queijo. Passei tudo para uma forma de aro removível, untada e enfarinha, e levei os forno pré aquecido por 40 minutos (180ºC).
Perfeita! Fica leve e muito saborosa, além de ser rápida e fácil de fazer! Amei e já estou pensando em várias versões... Light, integral, sem glúten, etc. Não tem como dar errado! É importante sempre ter um outro ingrediente para compor o sabor, pois a abobrinha é muito sonsa sozinha. Nessa usei a calabresinha porque estava dando sopa na geladeira, mas já pensei em outras opções, tipo: atum, azeitona, presunto, frango desfiado, cogumelo...
Para acompanhar, um espumante. Combinação perfeita! Agora que começa o calor por aqui, os tintos perdem espaço e reinam os espumantes e as cervejas... Isso é uma das coisas que mais gosto no Sul, tem época boa pra tudo quando se fala em gastronomia.
Escolhemos um espumante sem muita complexidade, mas que tem sempre lugar reservado na nossa adega. O Terra Nova Blanc de Blancs Brut. Leva o selo Miolo e é produzido no Vale do Rio São Francisco, com o corte das uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo. É um espumante leve, sem muita estrutura, mas bastante equilibrado. Em minha opinião, é o melhor espumante nacional na sua faixa de preço (em torno de R$ 18,00). Por ter um custo baixo, é perfeito para eventos, além de ser muito fácil de harmonizar e agradar diferentes gostos. Independente dos aromas, da perlage de todo blá, blá, blá de uma análise sensorial, este espumante ganha pontos por ser simples, barato e chic.
Bela torta amiga!!!, aliás como tudo que vc faz, parabéns, bj♥kas e uma ótima semana p/ vc, ;)...
ResponderExcluirhummm Ju, k delícia esta torta :)..
ResponderExcluirbeijinhos grandes com saudade..
Adoro quando você dá dicas de harmonização!
ResponderExcluirTrouxe um mooonte de abobrinhas da fazenda...Já já vou testar sua receitinha maravilhosa...rs
ResponderExcluirbjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Que torta mais linda e deliciosa.
ResponderExcluirAcho que vou experimentar também.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Oi Ju, como eu amo abobrinha também, vou copiar a receita e depois te conto :-)
ResponderExcluirBjks
Má
adooooro abobrinha!!! é até estranho como soa né? mas é verdade!! :)
ResponderExcluiradorei seu blog! também já fui pra Paris algumas vezes e amo.....mas nada como a Itália pra mim...heheheheh!!
achei seu blog por acaso e já estou seguindo!
passa lá no meu cantinho qdo tiver um tempo.
Oi Ju....vou testar hoje....obrigada por avisar viu...
ResponderExcluirbjim
Jana
Adorei sua versão também.
ResponderExcluirMas faça qualquer hora com os pedaços de parmesão, menina aquilo fica uma loucura!
Bjs
OI Ju,
ResponderExcluirQue torta estonteante. A sua versão está estupenda! A foto deixou-me com uma vontade de uma garfada dessa sua iguaria.
Adorei.
Beijos e boa semana
Carol
http://cozinhando7.blogspot.com
Sou uma negacao pra fazer tortas, terrível! To coletando receitas, e como abobrinha é meu legume preferido, essa nao vai ficar de fora...
ResponderExcluirUm beijao, parabéns pelo prato, e obrigada pelas dicas!
Hummmm.... encheu-me a boca d´água, farei, já está anotadinho. Vou seguir a dica da azeitona, e carregr no queijo ralado, visto que não como nenhum tipo de carne, mas valeu muito pela receita!
ResponderExcluirBeijos, fica sempre bem.
Parabéns querida por essa torta maravilhosa, que tb sou suspeita em falar.Amodoro abobrinha, e que feliz escolha a desse espumante...
ResponderExcluirSensacional!!!
bjusss
Oiiiiii Jú,
ResponderExcluirQuanto tempo hein???
Menina mas que torta MARAVILHOSA deu até água na boca...
Será que consigo fazer uma tão bonita quanto a sua?
E eu amo abobrinha, ficou divina essa receita, parabéns!!!
Bjocas
Re
Ju,
ResponderExcluirFiz essa torta para os amigos ontem e é maravilhosa e linda (enfeitei com uns verdinhos, ficou espetácul!), além de super fácil. Hoje todo mundo está pedindo a receita. Estou passando o link do teu blog!
BjBj
Menina, eu fiz essa torta hoje para o almoço. A-DO-REI!!!!
ResponderExcluirAmanhã eu coloco a fot no blog e linkando para você, ok!
Beijos, continue nos oferecendo esses sabores todos.
Ai, esta deu água na boca...mas tenho uma preguiça de fazer isto...quando eu chegar em PoA vou comer na tua casa! Beijo!
ResponderExcluirque bom aspecto mesmo,bjokinhass
ResponderExcluirJu! Já havia visto no blog da Fla, mas ontem fiz essa torta com calabresa, igual a tua e ficou... maravilhosa! Todo mundo aqui em casa amou! Postarei daqui a pouco..
ResponderExcluirBjs
Ju, não resisti e fiz a torta. Amei o resultado! Ela é divina!
ResponderExcluirJá postei lá no blog.
Bjs