quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

homus rápido

Estou muito feliz com a minha nova "descoberta" culinária: fazer homus é muuuuuito fácil! Sou apaixonada por aquela pasta de grão de bico que servem em restaurantes árabes e nunca pensei que em menos de 15 minutos eu teria uma fresquinha em casa.
O ingrediente chave da pasta é o tahine (pasta de gergelim, usei da marca Istambul), mas o que deixou esta receita super prática foi o grão de bico que já vem cozido, pronto para consumo, da Vapza

Para fazer a pasta usei:
400g de grão de bico cozido
4 colheres de sopa de tahine
suco de 1 limão
2 dentes de alho bem picadinhos
sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
folhas de hortelã
Lavei bem o grão de bico conforme instrução da embalagem e deixei de molho em água. Com os dedos friccionei os grãos para tirar as cascas e retirei elas da água com a ajuda de uma escumadeira - essa parte é um pouco chatinha, mas não me preocupei em tirar tudo, só o excesso. Escorri o grão de bico e coloquei junto com os outros ingredientes no liquidificador. Coloquei um pouco de água só para "ajudar" o liquidificador a bater. Em poucos minutos estava pronto o homus. 
Receita aprovadíssima, pratico e rápido. Da próxima vez acho que vou colocar um pouco menos de tahine, achei muito marcante. A quantidade de alho também é questionável, depende do gosto. O bom é que dá para temperar aos poucos e ir provando. Dessa vez coloquei tudo no liquidificador, mas na próxima, vou adicionar o tempero em etapas e ajustar ao me paladar.


8 comentários:

  1. Por coincidência, ou não, compramos tahine em Rivera. Já temos a sua receita testada Juliana, só falta o grão de bico... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ju, amo homus!!!!!
    Uma amiga faz e é uma delícia. Sempre como em restaurantes árabes e nunca me arrisquei a fazer. Estou super tentada!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi homus. Achei bem legal que existe grão de bico pronto. Beijos

    ResponderExcluir
  4. sério q já existe grão de bico pronto? meu marido ama e eu nunca faço pq acho meio chato cozinhar. Na verdade, acho que não faço pq não gosto de comer rs. Vou ver se tem aqui no interior
    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, que boa dica... eu tb adoro homus, mas não tinha uma receitinha boa assim... maridão vai adorar :-)

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Comida rápida? Tô dentro.
    Bjs
    Deborah

    .................
    Ah, vc não pode me ajudar a divulgar o concurso em que eu estou participando? É só clicar na imagem no meu blog, escolher 'gostei' e confirmar pelo email que a Tabasco manda! Muito obrigada...

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como uma boa descendente de libaneses eu não fico sem essas pastinhas, e o homus está entre as preferidas. O grão-de-bico da marca Bonduelle também é muito bom.
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  8. Guria, eu adoro hommus, mas tambem nao tenho todo o tempo para cozinhar grao de bico. Uso um de caixinha que quebra bem o galho tambem! Saudades de tu.

    ResponderExcluir