quarta-feira, 9 de março de 2011

Macarrão cremoso - também testei!

Este macarrão cremoso virou uma febre na blogsfera culinária. Eu sou louca por massa e estava com vontade de testar desde a primeira vez que vi a receita. Nos últimos tempos, várias blogs amigos testaram e de fato é uma receita bem prática.
Eu fiz a minha com requeijão, linguiça calabresa defumada e queijo minas, mas dá pra variar os ingredientes conforme o gosto. O modo de preparo segue esta ordem:
Coloquei no fundo de um refratário uma lata
 de molho de tomate pronto e sobre ele
os ninhos de macarrão (usei pouco
menos de um pacote por causa do tamanho
do refratário). Sobre cada ninho, coloquei uma
colher de requeijão.
Cortei em cubinhos 3 linguiças calabresa
defumada (+-180 gramas) e queijo minas
(+-200 gramas). Espalhei ambos sobre os ninhos.
Por fim, acrescentei um litro de água quente com
1 cubo de caldo de legumes dissolvido. Coloquei
umas folinhas de manjericão e levei ao forno
 préaquecido por 25 min.
Tirei do forno e deixei descansar por pelo
menos 5 min. antes de servir (o descanso
é essencial para a cremosidade, pois logo que
sai do forno parece que ficou "aguado").
Devido ao tamanho do refratário, a água não cobriu inteiramente os ninhos. Tinha esperança que a medida que cozinhasse, os ninhos se abrissem um pouco, assim a parte da massa que não estava submersa entraria em contato com a água. Isso não aconteceu naturalmente, então na metade do tempo, tirei o refratário do forno e pressionei levemente os ninhos com uma colher, de modo que ficassem todos submersos. Retornei ao forno e deu tudo certo.
Observei também que foi bom deixar um espaço entre os ninhos, como eu fiz, pois fica mais fácil de servi-los, e eles ficam com bastante molho no entorno.
O ponto alto desta receita é a praticidade - adoro pratos que vão ao forno, pois enquanto assam, podemos fazer outras coisas, como botar a mesa, lavar a louça, etc. Além disso, essa receita suja pouquíssima louça, o que é outro ponto positivo.
Ficou bem gostosa e com o molho bem cremoso mesmo, mas... Mesmo com tanta praticidade prefiro fazer massa do jeito convencional. É difícil acertar o ponto al dente nessa versão de forno (pelo menos a minha não ficou), e eu ando chata para a textura e o ponto de cozimento da massa. Valeu a experiência e talvez eu repita mais vezes, mas sigo adepta ao preparo tradicional de massas e molhos.

O preparo dessa receita é padrão, mas todo mundo dá o seu toque pessoal com os ingredientes de sua preferência, confiram quem testou e aprovou:



16 comentários:

  1. Oi Ju!
    Essa receita é bem prática né.
    Uma amiga uma vez me deu a receita, na época eu nem tinha blog... e quando fui testar e joguei aquele monte de água eu achei que não daria certo, mas é realmente surpreendente. Eu que amo massas sou suspeita de falar!

    Bjos
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse macarrão, a primeira vez que comi foi na casa de uma amiga da minha cunhada, o dela o foi o melhor que comi até hoje, rsrsrs... Ficou super lindo Ju! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Esse prato, realmente é um sucesso.
    E estou adorando ver as alterações de ingredientes em cada blog que eu passo.
    Cada um dá o seu toque, e fica maravilhoso.
    Vou anotar o seu também...
    beijos e obrigada por citar o meu blog

    ResponderExcluir
  4. Ju, ficou linda "sua experiência". Eu adorei essa receita, menina! Ótima para receber convidados inesperados.
    A Minha também não ficou "al dente", devido ao tempo de espera, mas na próxima acho que vou tirar um pouco antes do forno.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju...
    Eu gosto bastante desse macarrão, quanto a ficar "al dente" isso vai depender do forno. Já fiz várias vezes e hoje em dia sempre fica no ponto...
    E o bom dele é poder sempre variar nos recheios né???

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Ficou lindo seu macarrão.
    Eu só fiz uma vez e quando eu repetir, colocarei mais temperos. Gosto de massas bem temperadas... rsrsr
    Mas o que vale é a experiência, não é?
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Assisti "Como treinar seu dragão" na segunda-feira, tão lindo, adorei também! Beijos Ju

    ResponderExcluir
  8. Oi Juh!
    Aprendi qdo a Nani ensinou...
    É uma delícia esse macarrão, né?!
    O seu ficou lindo...
    Um bejim grande no sue coração!
    =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, vou testar! O seu ficou com uma ótima cara.
    Beijim

    ResponderExcluir
  10. Jú, que prato mais original, fácil, bonito e delicioso!
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Essa receita é chocante! Tá aqui anotado pra eu fazer tem um tempo mas eu sempre esqueço de comprar o bendito macarrão.
    Agora fiquei com vontade de comer logo!
    =)
    Beijos e ótimo fds.
    Fla

    ResponderExcluir
  12. Sabe que eu acho que vou entrar na lista de 'testantes'?
    Talvez faça amanhã.
    Boa dica.
    Bj
    Bom final de semana!
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia esta receita, fiquei muito curiosa para experimentar - por acaso não sobrou?? rsrs Mesmo que não fique tão perfeito, pelo menos poupa um monte de louça, né?

    ResponderExcluir
  14. Ju, eu testei a receita hoje e realmente é chato chegar no ponto do macarrão. E eu também não suporto quando a massa passa do ponto...
    Não sei o que acho dela... Talvez faça mais uma vez para ter certeza. O marido adorou!!!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Principalmente pq aqui encontro todos os ingredientes! huahau!
    Vou testar tbm!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  16. Hummmm.. parece delicioso!!

    Vou testar com certeza!!!!

    http://sublimeperfumes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir