domingo, 12 de junho de 2011

Bolo de milho cremoso

Sou louca por bolo de milho e fubá! Sempre achei que fosse difícil de fazer, então nunca procurei receita. Sexta feira a Tati, do Panelaterapia, postou um bolo de fubá cremoso facílimo e ontem resolvi testar. Além de fácil é maravilhoso, mas logo após fazer, observei que o meu ficou bem mais amarelo que o dela... Foi aí que me dei conta de que não tinha feito um bolo de fubá, e sim de milho! Santa ignorância, achei que fubá e farinha de milho fossem a mesma coisa! O Google responde:
"Farinha de milho - o milho moído é colocado num tacho e levado ao fogo. Durante o aquecimento, o milho começa a grudar, formando placas granulosas que, depois de esfareladas, resultam na farinha. Ela já é pré-cozida e pode ser usada diretamente nas preparações rápidas como farofas, por exemplo. Substitui também a farinha de mandioca nos cremes, cuscuz ou pirão. Pode ser moída fina, média ou grossa e também é encontrada em flocos;
Fubá - é uma farinha fina obtida pela moagem dos grãos secos do milho amarelo, com ou sem germe. Como o germe provoca a rápida deterioração do produto, por ser muito gorduroso, o fubá encontrado no comércio geralmente é fabricado com o milho sem germe. O fubá mimoso é finíssimo, ideal para o preparo de bolos e polentas, já o fubá comum, tem grau de refinamento médio e é usado para engrossar caldos e sopas."
Agora que sei a diferença entre farinha de milho e fubá, posso dizer, fiz um bolo de milho cremoso! Segui o preparo conforme a receita, mas alterei as quantidades de leite e leite de coco, usei:
- 2 e 1/2 xicaras de leite (a Tati usou 3)
- 1 xícara de leite de coco (a Tati usou 1/2)
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida
- 2 xícaras de farinha de milho fina (a Tati usou fubá)
- 2 xícaras de açúcar
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 pacote de queijo ralado (50g)
- 1 colher de sopa de fermento
Bater tudo no liquidificador, depois colocar o fermento e bater mais um pouco. Passar para uma forma untada e enfarinhada e assar em forno médio-baixo até dourar a superfície...
Comi morninho com canela! Sem comentários... Exagerei, fui dormir passando mau, rsrsrsrs...
Eu fiz em um forma redonda com furo, mas acho que na próxima vou fazer em uma forma retangular, para ele ficar mais baixo e assar mais rápido. O conceito de "cremoso" é muito sutil, o critério para desligar o forno é o bolo estar com a superfície levemente dourada... Não adianta testar com palito, porque ele tem que ficar úmido mesmo, se o palito sair seco é porque passou do ponto. No caso de um bolo mais alto, como eu fiz, a parte de baixo ficou mais cozida e ele só ficou "cremoso" na metade superior. A foto da Tati, mostra bem como ele deve ficar. 

12 comentários:

  1. Delícia Ju! Valeu a explicação sobre a diferença entre fubá e farinha de milho, legal. Adoro bolo de milho, será que dá pra misturar o milho verde aí?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Xiiiii rapaz, não é a mesma coisa? Hehehehehe ainda bem que até hoje eu só usei farinha de milho em polenta (gringo né fia...) hehehehehe que lindo bolinho!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Ju. Esse bolo tá de comer ajoelhado.. Tá cremoso demais da conta. Dá pra ver pela foto. Eu me amarro em milho e em bolo. Maldade demais..:p
    Adorei a receita. Eu como uma bolólotra assumida, já anotei, copiei, e em breve muito em breve farei.
    Beijão e boa semana
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Ju, que coisa linda esse teu bolo. Confesso que não tinha idéia da diferença entre farinha de milho e fubá... acho que a vida toda usei um no lugar do outro. Neste teu blog a gente não aprende sobre vinhos e combinaçoes, aprende o beabá de diferenciar sobre os ingredientes :)

    ResponderExcluir
  5. Ju, que coisa linda esse teu bolo. Confesso que não tinha idéia da diferença entre farinha de milho e fubá... acho que a vida toda usei um no lugar do outro. Neste teu blog a gente não aprende sobre vinhos e combinaçoes, aprende o beabá de diferenciar sobre os ingredientes :)

    ResponderExcluir
  6. Olha flor, eu tô aqui numa vontade doida de comer bolo e uma preguiça monstruosa, senão eu ia correr lá pra cozinha pra fazer, porque tô aqui babando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. que bolo bom amiga e bem cremoso do geito que eu gosto...bjokinhass

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Encontrei seu blog e adorei o nome! hahaha Achei lindo esse bolo de milho e combina muito com essa época de São João né!? Delicioso!! Parabéns !! beijos, Tereza

    ResponderExcluir
  9. Olá, vim retribuir a visita. Adorei seu blog, e esta receita de bolo de milho (ou fubá) deve ser ótima, vou copiar. Já estou te seguindo e te linkei lá no meu blog. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Ju, é tanta receita que a gente até esquece o que já fez, mas vendo o seu fiquei doida de vontade de fazer novamente!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom demais esse bolinho né Tati... Eu tenho um sério problema de compulsão quando se trata de bolo de milho, rsrsrsrs

      Excluir