quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ragú de cordeiro

Quando estivemos em São Paulo, em abril, jantamos na cantina da Famiglia Mancini e foi maravilhoso. Comemos um papardelle ao ragú de cabrito, harmonizado com um belo vinho Barbera, indicado pelo sommelier da casa.
Desde então, não tirei da cabeça o tal ragú, e como cabrito é, para nós aqui no sul, um carne pouco comum, optei por fazer uma receita com cordeiro.
O preparo de um molho tipo ragú*, requer tempo, pois deve ser cozido lentamente. Como ficar horas na cozinha não é minha cara, procurei opções mais rápidas. No blog Receitas Gourmet achei a receita perfeita. Pra varia, alterei um pouco o modo de preparo e as quantidades, porque fiz para duas pessoas. Anotem aí:
250g de qualquer carne de cordeiro sem osso (usei pernil de cordeiro e a quantidade foi um pouco maior) 
1 colher de azeite
1/4 de xicara de cebola (usei 1/2 cebola roxa)
60g de bacon picado em pedaços bem pequenos (usei 70 gramas)
1 colher de sopa de alecrim picado (acho que coloquei um pouco mais... Coloquei as folhas sem picar)
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xicara vinho branco (usei 150 ml de vinho tinto)
2 latas de tomate pelado (usei 1 lata, com o suco)
Refoguei a cebola no azeite e em seguida o bacon, até dourar. Juntei a carne picada em pequenos cubos, refoguei ligeiramente e juntei os outros ingrediente. Desmanchei o tomate com o auxílio de uma colher. Deixei cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, por pouco menos de 30 minutos. 
Comemos com uma massa tipo casarecce, que tem um formato ótimo para molhos. Usei um pouco mais de 1/2 pacote, porção que ficou proporcional para a quantidade de molho. 
O Rodrigo deu nota 10 para receita, ficou muito bom mesmo.
Tomamos um Tannat-Tannat Tradicion da Ysern, produzido no Uruguai, pela bodega Carrau. É um ótimo vinho: persistente, aromático, taninos na medida... Ficamos fã, após prová-lo há poucos meses atrás no seu jantar de lançamento, na Vinhos do Mundo. O único porém é que ela não tem a robustez típica do Tannat (talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto) e este prato permitia um vinho bem encorpado, então a harmonização foi neutra. A comida não casou com o vinho, mas também não prejudicou.   

O nome vem do termo francês ragoût, designado para as carnes ensopadas, preparadas geralmente com legumes e vinho tinto. O tipo de carne pode variar, mas um bom ragú é conhecido pela consistência encorpada e pelo molho rico e abundante.A gente pode preparar o ragu usando uma panela bem grande, de fundo largo e com tampa. O cozimento deve ser feito em fogo baixo, até que as carnes fiquem bem macias e se integrem ao molho, o que leva mais ou menos 2 horas. Para ganhar tempo, uma outra opção é o preparo na panela de pressão. (fonte: Rainhas do Lar)

7 comentários:

  1. Ju querida

    Você é muito chique amiga! Olha, sinceramente não posso dizer que me apetece pois sou vegetariana, mas meu marido morreria por um prato desses. Quando estiver inspirada a fazer pra ele virei aqui pegar sua receita. Obrigada por compartilhar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. O prato parece delicioso.
    Eu tenho problemas e não consigo comer carneiro, cabrito e parentes... porque será né? =/
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece delicioso Ju, cordeiro e Tannat...
    Vamos testar, com certeza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Quando fui a SP também fui a esse restaurante. Muuuuuuuuuuuito bom, né?!
    Adorei sua receita, Ju!!! Aliás, como sempre!!!!
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso esse seu prato! Amo cordeiro e só de olhar já senti o gosto desse prato, divino! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  6. Mas que delícia! To lendo aqui e rindo, pq sabe o que saiu ontem aqui em casa? Ragú de carne de veado com massa também!!!! Que bacana, ta uma loucura a sua receita... Esta semana posto a minha, que ficou um show também...
    Um grande beijo Ju, e uma ótima quinta pra vcs aí...

    ResponderExcluir
  7. seu blog é maravilhosoooo



    dá uma passadinha pelo meu blog:
    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir