Teve uma época que o quiche era figurinha repetida aqui em casa (e no blog), fiz tanto que enjoamos. Estes dias uma amiga queria uma sugestão de um prato para levar em um chá e eu lembrei dos quiches... Deu vontade de fazer.
A receita é a mesma que já postei por aqui, mas o recheio é diferente. Usei:
Para a massa:
2 xícaras de farinha;
120 gramas de manteiga derretida;
1 colher de sobremesa de água; e
1 ovo.
Misturar tudo até ficar homogênea, deixar descansar na geladeira por pelo menos 15 minutos e após, forrar uma forma redonda com aro removível (a minha tem 26 cm de diâmetro). Se ficar quebradiça botar mais manteiga, se ficar mole botar mais farinha... Sempre faço esta medida, mas já passei por estas duas situações... Eu prefiro que a camada de massa fique bem fininha para o quiche ficar mais leve, tem que ter paciência na hora de moldar, mas vale a pena.
Para o recheio:
3 ovos;
1 potinho de iogurte natural (foi a primeira vez que usei iogurte, fazia com 1 xícara de leite);
1 caixinha de creme de leite (200g);
70 gramas de bacon em cubos;
1 abobrinha cortada em cubos;
1 pacote de parmesão ralado (50 gramas);
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto para temperar.
Temperar a abobrinha em cubos com um pouco de sal e distribuí-la na forma que está moldada a massa. Fritar o bacon e escorrer a gordura. Misturar os demais ingredientes, com o bacon inclusive, e despejar sobre a abobrinha.
Levar ao forno pré-aquecido e assar por 40 minutos (180°C) ou até dourar levemente a superfície. O sabor ficou ótimo, o iogurte deu uma textura diferente para o recheio, ficou bem legal.
Não vou mentir para vocês, a abobrinha soltou um pouco de água, que escorreu quando eu servi a primeira fatia, mas não alterou a textura do recheio. Sequei a água com um guardanapo e depois não escorreu mais. Um opção para que isso não ocorra é refogar a abobrinha em cubos antes de botar no quiche. Refogar levemente com um pouco de azeite de oliva, em fogo médio-alto. Não é para cozinhar a abobrinha, é apenas para criar uma espécie de "selamento" nela, para não soltar água (não tenho certeza se vai funcionar, é só uma intuição). Eu não me importei com a água que soltou porque não influenciou no resultado... Talvez isso nem aconteça quando vocês fizerem, depende da abobrinha.
Se vocês quiserem conferir as outras versões de quiche que passaram por aqui, seguem os links para facilitar:
Que bonita que ficou! Gosto muito de Quiches e também faço com abobrinha, ficam uma delicia.
ResponderExcluirBjs
Ju, adoro quiche, a sua ficou linda, amiga! Apesar de adorar, acredita que nunca fiz? sempre fiquei com medo de ficar com cheiro de ovo. Vê se pode! rsss. Loucura minha, né? Mas, acho que tenho meio que "um trauma" de cheiro de ovo. rsss
ResponderExcluirbj
A quiche está divina!!!
ResponderExcluirsó vou tirar o bacon pq não como carne!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Eu agora é que ando numa de fazer quiches e tartes cá por casa. E esta parece-me uma excelente sugestão.
ResponderExcluirFaz um tempão que não preparo quiches! Gostei da massa levar manteiga derretida, deve facilitar bastante para fazer a massa.
ResponderExcluirbeijos
Ah,..essa tá com uma cara linda! Delicinhas que não resisto,...receita anotada! Bjos
ResponderExcluirJu que delicia esse quiche!! Adoro quiches e essa combinação de abobrinha com bacon é perfeita !!Ficou lindo!! Beijos! Tereza
ResponderExcluirLinda sua quiche, eu adoro!
ResponderExcluirBjs
Ficou linda a tua quiche querida ;)...
ResponderExcluirbeijinho
Faz horas que quero fazer uma quiche Juliana, ótima receita essa sua. Abraços!
ResponderExcluir