terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escondidinho de moranga e carne assada

Lembram da carne assada da última postagem?! Era uma peça enorme para duas pessoas, então a "reciclagem" teve várias versões. A que fez mais sucesso foi esse escondidinho de moranga. 
Eu nunca tinha usado moranga no escondidinho, mas depois desse virei fã, vou fazer mais vezes com outros recheios. 
Para três escondidinhos usei:
500 gramas de moranga picada e descascada;
1/4 de 1 cebola roxa;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
2 colheres de sopa de creme de ricota;
carne assada cortada em cubinhos;
sal a gosto.
Cozinhei a moranga na panela de pressão por 5 minutos com 1/2 copo de água. Refoguei a cebola no azeite de oliva, juntei a moranga cozida e esmaguei com o auxílio de uma colher, formando uma espécie de purê. Juntei o creme de ricota, ajustei o sal. 
Montei o escondidinho na seguinte ordem: camada do purê de moranga, camada de carne picada e outra camada de puré de moranga. Decorei com folhas de sálvia e queijo parmesão ralado. Levei ao forno quente por 10 minutos, para aquecer o conjunto. Servi em seguida com arroz integral e ervilhas torta. 
Para acompanhar, tomamos com um Pinot Noir da Patagônia, da bodega Caitec (2008). Confesso que não simpatizo muito com os Pinots argentinos. Acho eles muito fechados, com predominância de frutas negras. A influência do terroir, neste caso, altera muito características que admiro nessa cepa, como a leveza e o sabor de frutas vermelhas. Ainda assim, este é um bom vinho e vale o preço que pagamos, algo em torno de R$ 35. 

6 comentários:

  1. Oi Juliana,
    ficou lindo o prato!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito apetitoso, com certeza eu gostaria de um pedaço.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ju, que beleza de prato, amiga! Deve ter ficado uma maravilha. E o melhor, é q a moranga é light. Adoro. Uma delicia e tem menos calorias q a mandioca.
    Ótima idéia.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Beleza de reciclagem Jú. Ótima sugestão esse escondidinho utilizando a moranga. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Wow!! Que delícia! E a apresentação ficou fantástica! Parabéns!!
    Mel e Marina

    ResponderExcluir
  6. Adoro escondidinho com abóbora. Faço um que fica uma delícia!!! No purê de abóbora misturo leite de coco. E o recheio faço com charque desfiada, cebola e creme de ricota. Nossaaaaaaa, muito bom!!!! Adorei a cara desse seu arroz!!!! Me lembra um risoto que sempre comia em Brasília, de carne de cordeiro ao vinho tinto... Hummmmmm!!!!
    Beijos e saudades de passear pelos blogs. Preciso atualizar os meus...

    ResponderExcluir