domingo, 11 de dezembro de 2011

Enfim, o crème brûlée

Essa era uma receita que estava esta na lista desde que eu ganhei o maçarico culinário (há quase 1 ano). Boa parte da enrolação se devia a minha preguiça de ir atrás de fava de baunilha (para quem não sabe do que se trata, tem umas postagens bem legais no blog Prato Fundo - aqui e aqui). 
Na mesma semana em que descobri onde comprar, fui presenteada com 6 lindas favas, trazidas da França por uma amiga super generosa (isso vale ouro para quem tem um blog de culinária). 
Com as favas na mão, não tinha mais desculpa, fui então atrás de uma receita. O preparo é simples e são poucos ingredientes, todas receitas encontradas seguiram a mesma linha. Me inspirei nas postagens da Sara e da Lilica. Usei:

- 2 xícaras de creme de leite fresco (nata, aproximadamente 400 g)
- 1/2 xícara de leite
- 6 gemas (eram gemas bem pequenas)
- 1/3 xícara de açúcar refinado (aproximadamente 75 g)
- sementes de 1 fava de baunilha
- açúcar cristal para caramelizar (eu usei o demerara).
Levar ao fogo baixo o creme de leite, o leite e as sementes de baunilha (para tirar a semente é só cortar a fava no sentido longitudinal e raspá-la, com a parte sem fio da faca - algumas receitas dizem para botar a própria fava, mas com a minha tinha muita semente, não achei necessário). Assim que ferver, desligue o fogo. Com um fouet, bata as 6 gemas e o açúcar até ficar uma gemada bem clarinha. Misturar o creme de leite aquecido aos poucos, até ficar homogêneo (esperar ele amornar para misturar com as gemas). Passar o creme por uma peneira. Distribuir em recipientes de louça e levar ao forno baixo, em banho maria. 
O Marcelo Bergamo dá a dica de iniciar o banho maria com a água bem quente para deixar o creme com  uma textura mais aveludada. 
Esta receita rendeu 6 porções em ramequins de 7 cm de diâmetro e 4 cm de altura. 
O tempo de cozimento é regulado pelo ponto. Ao balançar a forma, o creme deve estar com a consistência de pudim. A Sara levou 35 minutos, já a Lilica, 55 minutos. O meu também foi demorado, acho que é porque essa receita leva leite.  Refrigerar por pelo menos duas horas antes de servir (eu fiz um dia antes). 
No momento de servir, colocar açúcar cristal sobre o creme e cristalizar com a chama do maçarico (pode usar uma colher aquecida na chama do fogão se não tiver maçarico)... Cria uma casquinha linda e saborosa. Bom demais! Ao quebrar a casquinha com a colher, é impossível não se sentir um pouco Amélie Poulain...

Com as claras que sobraram, vocês podem fazer um pudim de claras lindo, como esse aqui, ou uma pavlova de framboesas, como esta aqui.

11 comentários:

  1. Ah que lindo! Você fez o que virou a minha sobremesa predileta depois que a comi. Não é o suprassumo da maravilha? Eu acho interessante q o creme em si não fica aquele dooooce enjoativo e com a casquinha de açucar a coisa fica perfeita para o paladar.
    Ficaram lindos os seus, e sempre sempre que quebro a casquinha me lembro da Amelie.
    Bjs,
    Sara

    ResponderExcluir
  2. Demorou mas valeu a pena, hem Jú?
    Será que funciona mesmo com a colher? Você testou?
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. A Lilica faz com a colher e dá certo sim, a casquinha fica mais central, porque é difícil queimar as bordas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,

    Seu creme ficou de dar água na boca, adorei!!!
    Saudade de você, e daqui prá frente não perco mais nem uma publicação!!!!

    Que a Nossa Semana seja de Grandes Realizações!!!!

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Guria, que delíciaaaaaaaaaaa!!!Babei!
    Onde tu achastes as favas??
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ju,

    Ficou lindo por demais esse seu cremè brûlée! E o marido, o que achou?!

    Vai dizer que não dá uma emoção de quebrar a casquinha...

    Um beijo de baunilha para vc!
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  7. Que saudade q eu tava de passear aqui no seu blog! E qtas delícias... Sabe q tb nao sou adepta da "fazecao" de Bruleé por conta da baunilha?? Qdo encontro, um absurdo. Deixa só... os franceses que me matem, mas eu ainda vou fundar uma versao renovada - sem a mald..quero dizer, maravilhosa fava! ;)
    Beijao, Ju, e tudo de bom pro seu fim de ano!

    ResponderExcluir
  8. Ju!

    Estou na mesma enrolação e pelo mesmo motivo, as favas.
    Uma amiga querida me pediu por twitter, Pilotando, faz um creme brulée para adoçar minha vida? Irresistível né? O problema é que maridex acabou estragando meu maçarico e ainda tem as favas...
    Bom, eu continuo na enrolação, mas um dia quem sabe rola.
    O teu ficou maravilhoso!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma vontadona de provar esse creme bruléé, é a única receita que me faz morrer de vontade de ter um maçarico heheheheh deve ter ficado muito bom. A Lilica é um amor mesmo, só ela pra dar um presentão desses hehehe

    ResponderExcluir
  10. Ju que delicia esse creme brulée!!! Eu adorooo esse doce e acho super simples de fazer! rsrs Eu amo de paixão meu maçarico e dá para usar até em acabamento de massas, fica delicioso! ;) Lindo, parabéns !!! beijos Tê

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvidas uma das minhas sobremesas preferidas :)

    ResponderExcluir