domingo, 1 de janeiro de 2012

Bem vindo 2012!

Como foi o Réveillon de vocês? Espero que todos tenham começado o ano com o pé direito! Eu estou com boas expectativas para 2012... Planos, projetos... O dia de hoje não tem nada diferente do de ontem, mas vale o efeito psicológico de um recomeço... Parece que a vida nos deu uma nova chance de fazer melhor, de superar deficiências, de reagir... Aquela sensação de "agora vai" deixa a gente esperançoso, torna-se mais fácil estabelecer a motivação necessária para as mudanças desejadas.

Nesta virada de ano preferi ficar "na minha", sem viagem ou festa... Fiz uma bela janta para mim e o Rodrigo, tomamos um bom vinho e à meia noite fomos até a Usina do Gasômetro assistir o show de fogos, que estava lindo, diga-se de passagem. A sobremesa ficou para a volta dos fogos, e é dela que eu vou falar em detalhes a seguir.

Começamos a função no final de tarde. Fiz uns canapés com pão preto, mostarda Dijon com cassis, salmão defumado e nozes caramelizadas. Brindamos com um espumante espanhol (cava) maravilhoso - Codorníu Pinot Noir.
No jantar servi filé mignon ao molho madeira com fungui e um purê de mandioquinha (o charme do prato fica por conta da redução de balsâmico, que além de enfeitar, realçou o sabor da comida). Para acompanhar, o tinto Vilasar (2000) da Bodegas Carrau. Um Nebbiolo uruguaio que merece destaque nessa postagem. Este vinho foi eleito o melhor Nebbiolo entre Barolos e Barbarescos, em uma degustação às cegas. Foram analisados 14 vinhos produzidos com a uva Nebbiolo, de cinco diferentes países, safras e regiões, e este superou a tradição dos italianos. Realmente é um belo vinho, compramos há pouco mais de 1 ano e pagamos em torno de R$ 90,00. Ótima compra, valeu a pena.
O cardápio não ficou com muita cara de festa de final de ano, com exceção da sobremesa, receita do Jamie Oliver, meu "ídolo culinário". Assisti ele fazendo essa receita algumas semanas antes do Natal e achei muito charmosa e prática. Na ocasião nem anotei o ingredientes, porque era fácil demais. Fotografei o passo a passo para postagem, mas acabei de encontrar o vídeo do preparo... Notem que ele leva pouco mais de 4 minutos. Eu não fui tão rápida quanto o Jamie, mas realmente esta sobremesa é muito prática, não levei 10 minutos.

Bomba gelada de Natal do Jamie Oliver
As medidas vão  variar conforme o tamanho do bowl que vocês usarem, então adaptem. Eu usei:
1/2 panetone  pequeno;
3 colheres de sopa de geléia de amora;
100 g de mirtilo;
pouco mais de 1/2 litro de sorvete de creme;
1 dose de vinho do Porto.
150 g de creme de leite;
150 g de chocolate meio margo;
1 pitada de sal
folhas de hortelã e 1 cereja para decorar.

Passo a passo (acompanhem as fotos):
1 - Forrar um bowl de vidro com papel filme e colocar fatias de panetone pressionado contra as paredes.
2 - Passar geléia no panetone;
3 - Colocar sorvete de creme (levemente derretido), os mirtilos e o vinho do Porto;
4 - Completar com sorvete, fechar com papel filme (o Jamie colocou uma fatia de panetone no fechamento, eu esqueci) e levar ao freezer;
5 - Desenformar e retirar o papel filme;
6 - Cobrir com ganache de chocolate (derreter o chocolate no creme de leite aquecido, mexendo vigorosmente, colocar uma pitada de sal). Eu decorei com hortelã e cereja.

No recheio, o Jamie usou pistaches, cerejas e frutas secas. Eu fiz uma versão mais simples, só com mirtilos. Assistam o vídeo, é irresistível.

 

8 comentários:

  1. Amiga, realmnete achei que um DORADO era o máximo de culinária que rolava entre nós... ledo engano... amei teu blog e vou seguir! uhuuuu!!!! dale Júúúúú!!! um ótimo 2012 pra vcs e muitas receitas e sugestões pros amigos aqui... hehe... ah, sobre o " agora vai" deixa pra quando acabar a sobremesa, afinal cada dia é um novo dia pra recomeçar ( copiado de não sei onde, mas é um dito ) seja a dieta, a academia, a leitura... e assim vamos vivendo e curtindo! beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, adorei a ideia! Todo mundo essa época tem panetone em casa, e já não sabe mais o que fazer de tanto que já comeu... Vou fazer também, mas de uma forma bem adaptada. rs... (vou trocar 0s mirtilos por outra fruta, ou chocolate) tentar o que tenho em casa. As crianças vão adorar. Feliz ano todo pra você e parabéns pelo blog. Bjuuu!!! Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Passadas as festas e a intensa movimentação na cozinha, um dos meus projetos é visitar a todos, desejando um bom 2012.
    Seguindo a ordem alfabética, hoje cheguei até aqui...rs!
    Tenha um ótimo ano, partilhando suas descobertas, seus sucessos, sua cozinha e sua amizade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, só coisas chiques e lindas, além de gostosas!!! Obrigada pela presença ontem queri. Assim que eu conseguir eu volto a participar mais dos blogs e do meu tbm,..kkk Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Com é bom ficar ao lado de quem amamos ao ultrapassarmos novo ano pois é bom sinal de continuar unido o coração...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  6. Ameeeei o blog e já tô seguindo!
    Dá uma passadinha lá?
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios rolando por lá,participa! :)

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,

    Demorei mas cheguei, que haja muita harmonia, serenidade e projetos realizáveis na sua caminhada em 2012...

    Perdoe a demora...
    Boa Noite!!!
    Seja Sempre Feliz!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir