segunda-feira, 26 de março de 2012

Charlota de berenjenas con carne y queso

Depois da viagem maravilhosa que fiz para o Chile em fevereiro, resolvi começar um curso de espanhol, para nas próximas vezes fazer bonito. Comecei no nível básico, pois queria exterminar de vez o "portunhol" da minha cabeça. Está sendo bem divertido e agora um novo universo de informações se abre, pois o aprendizado de uma língua estrangeira traz consigo a cultura e os personagens dos países de origem. 
Sabendo que gosto de cozinhar, meu professor me apresentou o cozinheiro espanhol Karlos Arguiñano e eu curti na hora. Além de ser um cara divertido, suas receitas são práticas e com ingredientes conhecidos. 
Essa charlota de berinjela com carne e queijo é uma refeição completa, não precisa de acompanhamentos. O vídeo mostra o preparo e mesmo sendo em outra língua, é muito fácil de acompanhar. 
Eu fui fiel à receita e aos ingredientes, minha única alteração foi refogar primeiro a cebola e depois o alho. 
Eu reduzi um pouco as quantidades pois queria fazer apenas 2 porções, mas o bowl que usei era maior, então adaptem conforme à necessidade. Vou passar para vocês as medidas da receita original, para 4 porções. Anotem os ingredientes:
3 berinjelas;
400 g. de carne moída;
1 tomate (eu usei sem pele);
1 cebola;
2 dentes de alho;
150 gramas de queijo (eu usei muzzarella);
Molho de tomate pronto para finalizar;
Azeite de oliva;
Sal;
8 a 10 folhas de manjericão;
Pimenta preta moída na hora.
Cortar as berinjelas em fatias finas longitudinais, colocar um pouco de sal e deixa escorrer por 1/2 hora (isso tira o gosto amargo que incomoda algumas pessoas). Picar e reservar as bordas que sobraram.
Em uma frigideira larga, refogar no azeite de oliva, a cebola, o alho, as bordas da berinjela picadas, o tomate e a carne. Colocar um de cada vez, respeitando o tempo de cada ingrediente. Temperar com sal, pimenta do reino e manjericão. 
Fritar com um fio de azeite cada fatia de berinjela. 
Para montar as charlotas vocês vai precisar da ajuda de um bowl, de preferência não muito grande, para que as fatias envolvam o recheio. Dispor as fatias de berinjela no bowl de modo que cubram o fundo e fiquem com uma parte para fora. Colocar uma camada de carne, uma de queijo, outra de carne, pressionar o recheio. Fechar a charlota com as partes da berinjela que ficaram para fora do bowl. É difícil explicar a montagem, então assistam o vídeo. 
Transfira para uma forma virando o bowl, cubra com queijo (opcional, eu não fiz) e leve ao forno quente por alguns minutos. Finalize com um molho de tomate. 
Eu adorei, para mim não precisou de mais nada, é realmente uma refeição completa. Vou repetir mais vezes. 

A receita original e o vídeo estão nesse link aqui.  

6 comentários:

  1. Fantástica receita Juliana.
    Adorei!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Ju
    Seu blog é maravilhoso, Parabéns!
    Entre tantas sugestões divinas, fico até indecisa. Dá vontade de fazer todas as receitas.

    Beijo
    Que vc continue assim, sempre inspirada!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Márcia, seja sempre bem vinda!

      Excluir
  3. Hola, Ju!!Hace tiempo que no puedo meterme en los blog y he venido a ver el tuyo y veo que sigues a publicar tus estupendas recetas. Muy bena receta y muy rica. Muchos besos.

    * Se estiver errado pode me corrigir, faz tempo que não escrevo em espanhol..hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. hahaha... Quem sou eu para corrigir, comecei no básico, por enquanto, só buenos dias e muchas gracias!

    ResponderExcluir