sexta-feira, 20 de abril de 2012

Purê sírio de moranga

Esse nome é inventado, porque a receita também é, inspirada na culinária árabe. Apesar de eu ainda não ter muita familiaridade com o preparo desses pratos, fiquei fã de dois ingredientes que eles usam bastante: o tahine e a pimenta síria*. 
Hoje eu tinha um daqueles pacotes de moranga picada e descascada na geladeira e ia fazer uma sopa, mas a preguiça estava grande, então pensei em uma coisa mais prática. Já tinha tentado essa "invenção" outras vezes, mas não me acertei muito com as medidas de tahine e pimenta. Essa vez deu super certo e ficou ótimo - mereceu foto e postagem. 
Anotem aí:
- 500 g de moranga picada e descascada;
- 150 ml de água;
- 1 colher de sobremesa de tahine;
- 1 colher de café rasa de pimenta síria;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 dente de alho pequeno bem picadinho;
- sal a gosto. 
Cozinhei a moranga na panela de pressão com a água. (8 min. depois que pegou a pressão). Quando abri a panela não tinha mais água (se tiver, escorra) e a moranga estava se desmanchando. Adicionei os outros ingrediente e mexi vigorosamente para misturar bem, com o fogo desligado, pois a moranga estava bem quente. Servi em seguida. 
Simples assim, se vocês tiverem esses ingredientes em casa, experimentem. Fica ótimo.

* A pimenta síria (Ba-Har) é um composto formado por pimenta da jamaica, pimenta do reino preta, canela da china, cravo da índia e noz moscada. 

5 comentários:

  1. Não sei o que é morança mas que tem bom aspecto, lá isso tem.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. É moranga Lia, digitei errado, já arrumei. Vocês não chamam de moranga por aí? É um tipo de abóbora.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes evito falar que sou vegetariana (Sempre aparece uma salada farta). Consumo ovos e leite, não sou muito radical. Amo comidas condimentadas, forno e fogão.
    Obrigada pela receita.
    Beijo;
    Karina

    ResponderExcluir