domingo, 17 de junho de 2012

Bacalhau com natas

Pausa na "série Chile" para uma receita bem fácil de fazer e que vale a pena experimentar, mesmo para aqueles que torcem o nariz para o bacalhau (confesso que não sou muito fã). É o tradicional bacalhau com natas, que aparece nos cardápios de comida típica portuguesa. 
Não sei dizer o quanto essa versão é fiel à original,  não pesquisei muito, mas usei como referência um blog que eu gosto e confio (o Cozinha para Relaxar) e, como esperado, deu super certo. Fez sucesso aqui em casa!
Anotem aí (porção para 2 a 3 pessoas):
Ingredientes:
1/2 kg de batata 
1/2 kg de bacalhau desfiado e demolhado (ver observações no final da postagem)
1/2 litro de leite
200 gramas de nata
1/2 cebola grande
1 dente de alho
4 colheres de sopa de parmesão ralado 
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de manteiga
Salsinha e azeitonas pretas na finalização (opcional). 

Batatas - cozinhe as batatas descascadas e cortadas em pequenos cubos, até ficar al dente (não deixe amolecer).

Bacalhau - depois de demolhar o bacalhau, coloque em uma panela com o leite, em fogo baixo. Assim que ferver, desligue. Escorra e reserve o leite, pois será usado no molho. Em uma frigideira larga refogue a cebola picada no azeite de oliva. Quando estiver transparente junte o alho bem picadinho. Em seguida junte o bacalhau e refogue rapidamente. Prove o sal e se achar necessário, ajuste. 

Molho bechamel com nata - Comece "dourando" a farinha de trigo na manteiga, mexendo sem parar, e em seguida adicione o leite (o mesmo usado no cozimento do bacalhau) aos poucos. Não pare de mexer para não embolotar! Vá colocando o leite a medida que for engrossando - eu não coloquei todo porque queria um molho mais grosso. Quando ele estiver na consistência desejada, desligue e acrescente a nata, a noz moscada ralada e a pimenta do reino. Prove o sal e ajuste se necessário (o leite já vai estar levemente salgado por causa do bacalhau). 

Montagem do prato - Coloque as batatas no fundo de um refratário, misture o bacalhau no bechamel e espalhe sobre as batatas. Coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno médio para gratinar, por pelo menos 20 minutos. Antes de servir coloque salsa e algumas azeitonas pretas no prato (é opcional, mas recomendo fortemente). 

Sirva quente. Para mim é um prato completo, mas se vocês quiserem, podem servir acompanhado de um arroz branco, por causa do molho... Como eu sou super "implicante" com batata e arroz no mesmo prato, servi sozinho. Legumes cozidos podem ser uma boa opção para acompanhamento.

Agora, retomando a proposta original do blog, vou falar um pouco do vinho e da harmonização. Escolhemos um português da região do Alentejo: Monte das Servas Colheita Selecionada, safra 2007. Difícil harmonizar bacalhau com vinho, e desta vez não foi diferente. A comida não chegou a "brigar", mas achei que o vinho ficou melhor sem ela. Infelizmente minhas "enohabilidades" não evoluíram muito na análise sensorial. Não senti nada além de especiarias e frutas negras. É um vinho agradável, de baixa acidez, corpo médio e final persistente. Ideal para acompanhar pratos leves ou ser consumido sozinho. Já tomamos mais de uma vez e seguimos com a mesma percepção. Pagamos, em promoção, pouco menos de R$ 50,00. Preço justo. Parece que o valor original é em torno de R$ 70,00, acho que não é para tanto. 

Observações: 
1 - A Kris, do Cozinha para Relaxar, serviu esse prato em porções individuais, montadas em ramequins. Achei que fica bem interessante, confiram aqui
2 - Parece que na receita original as batatas são fritas... Deve ficar bom, mas bem mais gordo. 
3 - O processo de dessalgar o bacalhau (demolhar) deve ser feito com calma, não dá para apressar. Quando vocês comprarem ele desfiado, irão precisar de pelo menos 7 horas (se for posta, pode chegar a 24 horas). Vocês devem colocar ele de molho em água gelada. A água deve ser trocada pelo menos 3 vezes e permanecer sempre gelada.  Eu coloco cubos de gelo e de tempos em tempos me certifico que eles ainda não derreteram por completo. Se for um dia muito quente, mantenham na geladeira.

5 comentários:

  1. Nossa!
    Adoro bacalhau
    Me deu fome agora
    rsrsrs
    Ja ta participando do sorteio do fazer gourmet? Não perca ;)

    ResponderExcluir
  2. Excelente opção ... contudo é bacalhau do Pacifico ou do Atlântico? É importante este detalhe, pois até paloco pode ser confundido com bacalhau nos dias que correm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não sou muito "entendida" sobre bacalhau. Compro o bacalhau no Mercado Público de Porto Alegre e meu indicativo de qualidade é a aparência (e o preço).
      Devolvo a pergunta: qual a diferença entre bacalhau do Pacifico ou do Atlântico? E mais, qual o impacto no sabor e preparo dos pratos? Agradeceria se vocês pudessem esclarecer esta questão. Imagino que a maioria dos leitores do blog também desconheça. Obrigada e sejam sempre bem vindos!

      Excluir
  3. Oi Jú!!!como sempre teu blog tá impecável e deixa a gente sempre de água na boca né?eu sou fã de um bacalhau às natas e bacalhau em geral tbém...,mas para falar a verdade nunca me aventurei em fazer ..principalmente porque tem que dessalgar...mas confesso que adorei tua receita e estou bem tentada a fazê-lo!!srsrsrss!Beijos Sinara
    PS.andei bastante ocupada,agora sem pressa,temos que combinar o cafezinho né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha cisma com essa história de dessalgar, mas todas as vezes (três) que eu fiz deu certo! O negócio é não ter pressa, trocar a água de tempos em tempos e mantê-la gelada! Vamos combinar nosso café sim... Agora sou eu que estou na correria, mas a gente acha um jeito de compatibilizar as agendas!

      Excluir