quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mostarda Dijon


O que vou escrever aqui não é novidade para quem está ligado ao mundo da gastronomia, mas tenho certeza que vai interessar a muita gente, que se aventura esporadicamente na cozinha e não conhece bem alguns ingredientes mais "refinados". 
Várias amigas me perguntam sobre a tal mostarda Dijon, que aparece com alguma frequência nas receitas aqui do blog. "Onde eu compro"? "Posso trocar pela normal”? 
A mostarda Dijon é importada da França, mas hoje em dia é muito fácil achar, em grandes supermercados, empórios, délicatesses... Eu costumo comprar na Banca 38 do Mercado Público. O preço também é bem acessível, essas que aparecem na foto, com 210 g, custam em torno de R$ 8,00. 
Dijon é uma cidadezinha que fica a sudeste de Paris, cerca de 300 km. A receita original da mostarda vem de Dijon (século XVIII), mas a mostarda que leva o nome não é necessariamente produzida lá. 
É uma mostarda forte, com sabor picante, muito utilizada na culinária francesa. Na sua composição estão presentes, basicamente, grãos de mostarda, vinagre, água e sal. Algumas levam vinho branco. É muito comum encontrar versões misturadas a outros ingredientes, como: 
  • Estragão (erva de sabor bem marcante, comum na França, aqui pouco conhecida, lembra o funcho) 
  • Pimenta verde (a minha preferida, mais suave que a original e a pimenta verde não a deixa mais picante, só realça o sabor) 
  • Mel (ótima, recomendo para quem gosta da mistura mostarda e mel, combina bastante com carne de porco) 
  • Cassis (compramos um vidrinho pequeno, só para provar, mas eu não curti, achei difícil de harmonizar com a comida) 
Meu marido come bastante, coloca no sanduíche,  na salada... Percebe-se pela foto acima, todas vieram da minha geladeira... Eu uso mais para cozinhar, pura eu não gosto muito. Para fins culinários, a minha "queridinha" e à l’ancienne, que é em grãos. Tem um sabor bem suave e combina com uma variedade enorme de pratos: massas, risotos, carnes, peixes... 
A marca mais comum é a Maille. É boa e fácil de encontrar. Também gosto bastante da Edmond Fallot, que aparece na foto abaixo. Se vocês tiverem a oportunidade, comprem essa do vidro branco. Ela é mais cara, mais é ótima. Eu nunca vi para vender em Porto Alegre, mas encontrei nos free shops da fronteira.
Ah! E antes que eu me esqueça, quando a receita for com mostarda Dijon e vocês quiserem trocar pela "normal", estejam cientes que o resultado será completamente diferente. Fica a dica! 


Seguem links de algumas receitas com mostarda Dijon, que apareceram aqui do blog:

11 comentários:

  1. Oi Jú, ótimas dicas! Vamos a Rivera semana que vem, se Deus quiser, e procuraremos essa mostarda. Vc lembra em que free-shop achou?
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do vidro branco veio de Rivera também! É ótima. Na Neutral tem! Beijão para vocês!

      Excluir
  2. Também sou uma fã da Dijon!normalemnte compro no mercado a Maille tbém!tudo de bom né?bjos Sinara

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!!Adorei o post, sou super fã de mostarda, em casa tenho sempre pelo menos 4 tipos, a que mais usamos é a dijon e a l´ancienne.
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Juliana, eu também gosto demais da Mostarda Dijon. Há algum tempo atrás e não é do seu tempo...rs,era difícil de encontrar mas hoje é fácil,né?
    Realmente pelo seu sabor mais acentuado eu também prefiro para elaborar pratos. Já a Edmond é mais difícil de encontrar.
    Minha menina de belo sorriso, que prazer ter você em meu cantinho,obrigada!
    Bjkinhas e um delicioso fim de tarde. Re

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú! Achamos e compramos a mostarda Edmond Fallot em Rivera, só falta provar...
    Valeu! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vão gostar! Depois me contem! Beijão

      Excluir
  6. Sou suspeita porque uso mostarda pra temperar muito dos meus pratos e é inquestionável a Dijon deixa um gosto maravilhoso na comida! É mostarda pra quem gosta de coinhar mesmo!!!! Beijos, ju!

    ResponderExcluir
  7. voltei de paris, fiz um rancho de mostarda, todas muito boas, mas a edmond considero as melhores.

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei mostarda de djon pela primeira vez, e achei o gosto dela amarga, é assim.mesmo ?

    ResponderExcluir