sábado, 8 de junho de 2013

"Macarons" de cogumelo

Que saudade do blog! Não está fácil gerenciar o tempo... O blog perdeu várias posições na lista de prioridades, mas é temporário. Espero em breve voltar a postar com mais freqüência. Essa passadinha rápida de hoje é só para matar a saudade, não configura um "retorno"... Estava eu transferindo umas fotos da câmera para o computador, quando vi essas e lembrei de como ficaram bons esses cogumelos. Daí lembrei do blog abandonado e pensei "não custa passar lá rapidinho e fazer uma postagem". Então, aqui estou!

Em uma manhã de domingo a TV estava ligada no programa do Claude Troisgros na GNT, quando ele começou a preparar uns cogumelos recheados que me agradaram... Não peguei desde o começo, então não sei qual foi o recheio que ele usou, mas o preparo e a apresentação
me chamaram a atenção. Como eu tinha uma bandeja de cogumelos castanhos na geladeira, resolvi fazer a minha versão naquele dia mesmo, para o almoço. 


O recheio fica a critério, o charme está na apresentação. 
Eu utilizei cogumelos castanhos, mas vocês podem utilizar também o Paris, que é branco. Como eles serão sobrepostos, na hora de comprar escolha um bandeja que possua cogumelos com aproximadamente o mesmo tamanho. Lave bem os cogumelos e retire o "cabo" (parece que o nome técnico é estipe, mas para facilitar a visualização, vou chamar de cabo). Eu costumo lavá-los em água corrente, esfregando a superfície com o dedo, para retirar qualquer resíduo de terra, mas o ideal é usar uma escovinha macia.  Deixe eles escorrendo enquanto prepara o recheio. 
Eu costumo utilizar os cabos do cogumelo no recheio. Nesse dia, refoguei um pouco de cebola no azeite, juntei os cabos bem picadinhos, refoguei rapidamente e desliguei o fogo. Depois misturei com um pouco de shoyo, mostarda Dijon e anchovetas em conserva (ficou ótimo!). Recheei cada cogumelo e coloquei eles no fogo, em uma frigideira quente para selar a superfície, como mostra a foto abaixo  (jogo rápido, não dá para deixar muito tempo se não ele começa a soltar água). 
Em seguida, montei os cogumelo sobrepondo-os, dois a dois, com o recheio voltado para dentro. Acomodei esses "sanduíches" de cogumelo em um refratário, coloquei parmesão ralado na superfície e levei ao forno pré-aquecido por 10 minutos (repito, não deixe muito tempo para evitar que o cogumelo solte água). 
A apresentação fica bem legal, o Claude fez essa associação com "macarons", por isso resolvi chamar assim. É uma alternativa de acompanhamento rápida e fácil. 

10 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmmmmm...Parecem muito bons e aqui em casa adoramos cogumelos. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eba!!!saudade do blog!estou pensando em fazer uma janta do dia dos namorados...e o acompanhamento sera este...vi o Claude Troigros fazendo um file com este o cogumelo..e amei na hora....vamos ver no que vai dar ne?:-) depois te conto.bjos Sinara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Foi aquele do filé com a crosta né? Também fiquei com vontade de fazer! Depois me conta como ficou! Beijão

      Excluir
  3. Que ideia maravilhosa!
    Estão uns macarons bem originais, com um aspecto maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Que ideia maravilhosa!
    Estão uns macarons bem originais, com um aspecto maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  5. Sensacional isso, hein? Deve ficar bacana para servir de entrada também! :)

    ResponderExcluir
  6. Foi um prazer conhecê-la no Evento Gourmet, meu parabens amei a receita dos Macarrons de Cogumelos.... vou replica, adoro aprender algo novo... amo comer e a culinária.
    Zé Kitchen

    ResponderExcluir