domingo, 3 de janeiro de 2010

“Quando eu ando assim meio down... Vou pra Porto e bah! Tri legal”

Uma semana de férias em Porto Alegre! Para mim não foi esforço algum passar minha semana de férias em Porto Alegre, pois adoro minha cidade e meu bairro, o Centro... O descanso começou no domingo dia 27 – cidade deserta, Oba! Almoçamos no Suprem (Rua Santo Antônio, 877), um restaurante vegetariano inspirado na culinária indiana. Comida leve e nutritiva, ambiente agradável. Bom e barato. Já que estávamos pelo Bom Fim, passada obrigatória pelo Bric da Redação. O Bric é uma feira de artesanato ao ar livre que acontece aos domingos (agora com uma versão "adaptada"aos sábados) junto ao parque da Redenção. Lugar de criança, cachorro, e chimarrão... Impossível ir ao Bric e não encontrar alguém conhecido. Normalmente o público varia ao longo do dia. No início da manhã o clima é familiar, já no meio da tarde é mais eclético. Neste domingo, calmaria.
Na segunda o calor estava escaldante... Ir pra rua, só com ar condicionado. Destino escolhido: Barra Shopping Sul. A Fnac ainda é novidade aqui em Porto Alegre, não consigo sair de lá sem uma sacolinha! As salas de cinema do Barra são muito boas, então aproveitamos para assistir Avatar na sala 3D. Não sou muito de ficção, mas achei este filme beeem legal.

Na terça, chimarrão no calçadão de Ipanema pela manhã. Ipanema é um bairro na Zona Sul que é banhado pelo lago Guaíba. Apesar de impróprio para banho existem trechos com certa infraestrutura, como este que também é conhecido por “praia” de Ipanema. Fica à 20 minutos do Centro. Costumamos ir até lá eventualmente aos finais de semana para mudar de ares...
À tarde, programa cultural, Fundação Iberê Camargo. Vale o passeio, a sede da Fundação foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O prédio foi todo construído em concreto branco, na beira do Guaíba. A vista é linda! Quanto às obras do Iberê... Bom, eu não entendo de arte. Acho que ele era meio depressivo...
Na quarta, melhor ficar um pouco em casa... Afinal essas férias são para descansar!
Na quinta, último dia do ano!!! O dia amanheceu lindo e fresco e eu estava com o “pé que era um leque” para ir pra rua! Há tempos queríamos andar na Linha Turismo de Porto Alegre – um ônibus descoberto de dois andares que “passeia” por um roteiro turístico pré-determidado. Coisa pra turista mesmo, mas enfim... Estou de férias! Olhei na internet e o próximo horário era às 10h30min. Fomos até lá achando que iríamos conseguir lugar na primeira fila... Afinal, a cidade estava vazia. Que amadorismo... É necessário fazer reserva com pelo menos 48 horas de antecedência! Todos os lugares para todos os horários dos dias 31 e 1º já estavam reservados! Bom, pelo menos saímos com os nossos ingressos comprados para o dia 2... Já que estávamos na rua, prolongamos a caminhada até a Casa de Cultura Mário Quintana, um centro cultural instalado no antigo prédio do Hotel Majestic,que recebeu este nome em homenagem ao poeta que lá residiu durante a década de 70. Mais uma vez, tentativa frustrada... A Casa de Cultura estava fechada, recesso de final de ano. Depois desta, só nos restou voltar pra casa, valeu pela caminhada, que não foi pouca.

Sexta, 1º do ano, o dia começa devagar... O sol estava de bem com a cidade e seguiu firme! Pela manhã fomos tomar um chimarrão no parque Moinhos de Vento, o Parcão. Quase dei uma cochilada embaixo da sombra das árvores... Coisa boa. Não preciso dizer que a cidade estava desertíssima... Ao meio-dia levantamos acampamento e começamos a busca por um restaurante para almoçar, todos fechados. Quando começou a bater o pânico lembrei do Barranco (Protásio Alves, 1578)! Este não deixa ninguém na mão, aos finais de semana abre às 11h da manhã e vai até a madrugada. É uma churrascaria à la carte impecável. Tem uma área externa com mesas dispostas sob as árvores. Muito agradável quando as temperaturas estão amenas. O preço é meio salgado, mas vale à pena. O dia estava perfeito para almoçar lá! Comemos uma Picanha à Barranco, o chopp desceu reto...

Finalmente sábado, dia 2, fechamos a semana de férias com o planejado passeio na Linha Turismo. Escolhemos o roteiro estendido, que vai pela Zona Sul. Sai da Cidade Baixa, próximo ao Centro, e vai contornando o Guaíba, passa pelos bairros Assunção, Tristeza e Ipanema. Depois segue um roteiro em direção a Zona Rural da cidade pelos bairros, Cavalhada, Vila Nova e Belém Velho, até o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, no topo do Morro da Pedra Redonda. Volta por uma área mais urbanizada, pelos bairros Cascata, Glória, Medianeira, Azenha, até chegar ao ponto de partida. A vista do Santuário é muito bonita, mas o resto, em minha opinião, não vale o passeio...
O roteiro é muito extenso e sem potencial turístico. Amo Porto Alegre, mas definitivamente ela não é uma cidade bonita em termos urbanísticos e paisagísticos. Os bairros que compõe o trajeto nas áreas mais afastadas do Centro mostram uma ocupação desordenada. A duração total do passeio é 01h30min, mas pouco há para se contemplar neste tempo. Especialmente no trajeto da volta. Existe outro roteiro, mais curto, que circula pelo centro histórico da capital. Talvez seja mais interessante.
Para finalizar o dia, e a semana, fim de tarde no Gasômetro. A Usina do Gasômetro foi uma usina de geração de energia, desativada em 1970, que hoje funciona como centro cultural. Localizada junto ao Guaíba é um local bastante visitado, especialmente porque possui um terraço imenso, um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade. Junto à Usina existe o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, mais conhecido como Harmonia, e uma extensa faixa da margem do Guaíba com infraestrutura adequada para esportes. Aos finais de semana o trânsito é interrompido em um trecho da avenida que separa o parque da margem do Lago. Aproveitamos para dar uma corridinha, é bom suar um pouco depois de todas as "harmonizações gastronômicas" da semana, rsrsrs...
E assim acaba minha semana de férias... Com bastante descanso, parques, chimarrão e pôr-do-sol. Aos que são daqui (e que tiveram paciência de ler esta postagem imensa) espero ter despertado o espírito portoalegre adormecido... Aos de fora, sejam bem vindos, aproveitem as dicas, Porto Alegre é tri legal!