O fim de semana que passou foi da abobrinha! Ela reinou absoluta na minha cozinha!
Adoro cozinhar com abobrinha, mas teve uma época que usei tanto nas minhas invenções culinárias que a pobre andava esquecida... O "retorno da abobrinha" desta vez foi inspirado em duas receitas que vi em blogues que sigo.
A primeira fiz sábado à noite. Vi no Cooking Weekend e achei a minha cara, mas dei uma adaptada para simplificar. Achei desnecessário cozinhar a abobrinha antes e ao invés da frigideira usei o grill. Fácil e rápido, perfeito para entradas ou acompanhamentos. Lá vai:
Cortei a abobrinha em fatias de aproximadamente 1 cm, coloquei lado a lado no grill, salpiquei sal, pimenta do reino e fianlizei com um fio de azeite de oliva. Virei todas quando começaram a dourar. Quando o outro lado estava dourado, virei e coloquei sobre cada, uma fatia de queijo (usei mussarela de búfala), 1 fatia de tomate e uma folinha de manjericão. Desliguei o grill e tampei, deixei uns minutinhos, o calor finalizou o cozimento da abobrinha e derreteu o queijo... Belo acompanhamento, super light e saboroso.
A segunda, no almoço de domingo, foi inspirada no Charme de Cozinha. De novo adaptei, fiz uma versão de frigideira e usei os ingrediente que tinha em casa. Fica uma delícia! Não tem erro... Cortei uma abobrinha em lâminas finíssimas (usei o fatiador que tem no ralador). Refoguei em azeite de oliva quente com o fogo médio - isso é importante porque se o fogo estiver muito baixo, e o azeite frio, a abobrinha começa a soltar água - o calor "sela" ela e impede que isso aconteça. Depois de refogadas, baixei o fogo e acrescentei 4 ovos batidos com um pouco de leite (temperei com sal, pimenta do reino e 1 colherinha de mostarda Dijon), acrescentei champignon, azeitona preta, parmesão ralado na hora e umas folinhas de manjericão fresco. Deixei cozinhando por alguns minutos... Normalmente a abobrinha começa a queimar antes do ovo cozinhar completamente, depende do tamanho da frigideira. Se isso acontecer é só desligar o fogo, tampar e esperar uns minutinhos que o calor termina o cozimento do ovo e acaba de derreter o queijo. Refeição light, leve e saborosa.
O retorno da abobrinha foi bem sucedido e o andamento do regime também neste último final de semana... Tirando o vinhozinho de sábado a noite, diria que o meu "comportamento" foi impecável. Até porque vinho é alimento e faz bem pra saúde, não configura um deslize, não é?! rsrsrs...
Ah, e só para constar, o título da postagem também foi inspirado em outro blog de culinária que eu sigo, o Abobrinhas na Cozinha, para quem não conhece, vale a dica, é bem legal.
Oi Juliana! Aqui em casa também rolou abobrinhas esse fim de semana... num risoto. Adorei as dicas!
ResponderExcluirJú!!! Que fofa que vc é!!! Obrigada por lembrar do meu blog! :)
ResponderExcluirE essa receitinha, heim...arrasou!!!! Bom, sou suspeita p/ falar...amo abobrinhas!!! rs
Beijão!
Olá!
ResponderExcluirSeu prato deve ter ficado muito bom!
Para acompanhá-lo você pode escolher um vinho branco leve, feito da uva sauvignon blanc ou chardonnay, por exemplo.
Que maravilha encontrar receitas de abóbrinha.
ResponderExcluirNo Mercado Municipal de São Paulo é vendida "abóbrinhas em conserva" a granel. Eu gostaria de saber fazer esta iguaria. A abóbrinha fica bem fininha e cortada na horizontal, depois fica dentro do azeite, é uma delícia.Não sei se ela desidratada.Se acaso houver disponibilidade coloquem esta receita no blog.Grata - Beth Morena