terça-feira, 2 de março de 2010

Abobrinhas na Cozinha

O fim de semana que passou foi da abobrinha! Ela reinou absoluta na minha cozinha!
Adoro cozinhar com abobrinha, mas teve uma época que usei tanto nas minhas invenções culinárias que a pobre andava esquecida... O "retorno da abobrinha" desta vez foi inspirado em duas receitas que vi em blogues que  sigo. 
A primeira fiz sábado à noite. Vi no Cooking Weekend e achei a minha cara, mas dei uma adaptada para simplificar. Achei desnecessário cozinhar a abobrinha antes e ao invés da frigideira usei o grill. Fácil e rápido, perfeito para entradas ou acompanhamentos. Lá vai:
Cortei a abobrinha em fatias de aproximadamente 1 cm, coloquei lado a lado no grill, salpiquei sal, pimenta do reino e fianlizei com um fio de azeite de oliva. Virei todas quando começaram a dourar. Quando o outro lado estava dourado, virei e coloquei sobre cada, uma fatia de queijo (usei mussarela de búfala), 1 fatia de tomate e uma folinha de manjericão. Desliguei o grill e tampei, deixei uns minutinhos, o calor finalizou o cozimento da abobrinha e derreteu o queijo... Belo acompanhamento, super light e saboroso.
A segunda, no almoço de domingo, foi inspirada no Charme de Cozinha. De novo adaptei, fiz uma versão de frigideira e usei os ingrediente que tinha em casa. Fica uma delícia! Não tem erro... Cortei uma abobrinha em lâminas finíssimas (usei o fatiador que tem no ralador). Refoguei em azeite de oliva quente com o fogo médio - isso é importante porque se o fogo estiver muito baixo, e o azeite frio, a abobrinha começa a soltar água - o calor "sela" ela e impede que isso aconteça. Depois de refogadas, baixei o fogo e acrescentei 4 ovos batidos com um pouco de leite (temperei com sal, pimenta do reino e 1 colherinha de mostarda Dijon), acrescentei champignon, azeitona preta, parmesão ralado na hora e umas folinhas de manjericão fresco. Deixei cozinhando por alguns minutos... Normalmente a abobrinha começa a queimar antes do ovo cozinhar completamente, depende do tamanho da frigideira. Se isso acontecer é só desligar o fogo, tampar e esperar uns minutinhos que o calor termina o cozimento do ovo e acaba de derreter o queijo. Refeição light, leve e saborosa.
O retorno da abobrinha foi bem sucedido e o andamento do regime também neste último final de semana... Tirando o vinhozinho de sábado a noite, diria que o meu "comportamento" foi impecável. Até porque vinho é alimento e faz bem pra saúde, não configura um deslize, não é?! rsrsrs...
Ah, e só para constar, o título da postagem também foi inspirado em outro blog de culinária que eu sigo, o Abobrinhas na Cozinha, para quem não conhece, vale a dica, é bem legal.

4 comentários:

  1. Oi Juliana! Aqui em casa também rolou abobrinhas esse fim de semana... num risoto. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Jú!!! Que fofa que vc é!!! Obrigada por lembrar do meu blog! :)
    E essa receitinha, heim...arrasou!!!! Bom, sou suspeita p/ falar...amo abobrinhas!!! rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Seu prato deve ter ficado muito bom!
    Para acompanhá-lo você pode escolher um vinho branco leve, feito da uva sauvignon blanc ou chardonnay, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha encontrar receitas de abóbrinha.
    No Mercado Municipal de São Paulo é vendida "abóbrinhas em conserva" a granel. Eu gostaria de saber fazer esta iguaria. A abóbrinha fica bem fininha e cortada na horizontal, depois fica dentro do azeite, é uma delícia.Não sei se ela desidratada.Se acaso houver disponibilidade coloquem esta receita no blog.Grata - Beth Morena

    ResponderExcluir