sábado, 10 de julho de 2010

Aromas e sabores da África do Sul

Semana passada fomos a um jantar de harmonização na Vinhos do Mundo, com pratos típicos da culinária sulafricana. Os pratos foram preparados pelo chef Mamadou Séne, do Sénégal, e os vinhos servidos são da vinícola Avondale, que fica na África do Sul. Todos os pratos e vinhos estavam excelentes, o jantar foi realmente muito legal. Estes jantares são realizados no Espaço Gourmert da própria loja, e sempre são uma boa oportunidade de conhecer novos vinhos e adquirí-los com algum desconto. 
A vinícola Avondale produz vinhos biodinâmicos. Não sei bem explicar o conceito disso, vou pesquisar e outra hora faço um post específico, mas pelo que entendi, os biodinâmicos vão além dos orgânicos. O processo de produção do vinho é natural e não são utilizados agrotóxicos ou qualquer outro produto químico para tratar a uva ou o solo. A diferença principal entre os orgânicos e os biodinâmicos, é o que o primeiro usa adubo ou estrume para melhorar as características agronômicas do solo, já o segundo equilibra o solo através de um processo de remineralização... A explicação é comprida e não vou me delongar no assunto, fica para outra hora, sem pressa... 
Os pratos servidos na janta foram um festival de sabores e aromas. A culinária africana usa bastante especiarias e temperos picantes. Em minha opinião, não é fácil harmonizar vinhos com este tipo de culinária, mas a equipe de sommeliers da Vinho do Mundo fez um ótimo trabalho.
Eu não preciso dizer que saí de lá cheia de idéias, e a receita eleita para me introduzir na culinária sulafricana foi o Bobotie. O Bobotie é uma espécie de bolo de carne, e segundo os entendidos, é um dos pratos preferidos do Nelson Mandela. Cheguei da janta e fui direto "googlear" uma receita. Apesar da grande variação de ingredientes entre as receitas encontradas, todas seguem a mesma filosofia de preparo e os mesmos ingredientes base, então, como quem junta um quebra-cabeça, montei mentalmente minha versão com base no que eu comi e vi na internet. Para dar um charme a mais na apresentação, usei meus ramequins. Ficou ótimo, acho que o chef Mamadou aprovaria, rsrsrs.  Usei:
1/2 kilo de carne moída;
1/2 cebola roxa pequena;
1 fatia de pão integral;
1/2 xícara de leite de coco;
1 ovo;
6 folhas de hortelã rasgadas com a mão;
castanhas do pará picadas grosseiramente;
passas de uva (branca e preta);
1 col. de café de curry;
1 col. de café de páprica picante;
sal e pimenta moída na hora (mix de pimentas - composto por pimenta do reino preta, branca, pimenta rosa, pimenta calabresa e pimenta jamaicana, a mistura já vem pronta em um moedorzinho de plástico - da marca Chelli).
Piquei o pão em pedaços e deixei de molho no leite de coco por alguns minutos. Cortei a cebola em tiras e refoguei em um fio de azeite de oliva. Escorri o pão (reservei o leite de coco) e misturei com a carne, a cebola, o curry, a páprica, o hortelã, as passas, as castanhas e em pouco de sal. Quando a mistura ficou homogênea distribui em três ramequins. Bati o ovo com o leite de coco, um pouco de sal e o mix de pimentas. Dividi esta mistura sobre a massa de carne que estava nos ramequins. levei ao forno médio por 30 minutos. "Primo irmão" do bobotie feito pelo chef africano. 
Para harmonizar, um Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2003 The Owl House Avondale. Um belíssimo vinho. Cor vermelho rubi escuro, no início senti aroma de pimentão (yes!!! foi a primeira vez que consigui sentir esse), depois as notas amadeiradas se destacaram pelo tabaco, senti algo de fruta seca, talvez geléia de amora. Durante a harmonização com o prato, apareceram notas mais doces, algo próximo do doce de leite.  Na boca, boa persistência e volume, taninos maduros e discretos. Achei que brigou um pouquinho com a minha versão do bobotie. Lá na janta da Vinhos do Mundo a harmonização foi melhor sucedida. Um ótimo vinho, que ficou melhor ainda com o desconto: de R$79,90 por R$49,86. Super valeu a pena.

10 comentários:

  1. Eita, tu vai ter que fazer o sacrifício sim, pois hoje é mesmo o Dia da Pizza, kkkk.
    Beijos querida
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, vim retribuir a visita e gostei da receita africana (sou vidrada no uso de especiarias e temperos picantes), aposto que consigo fazê-la sem os ingredientes animais, ou seja, reinventá-la mais uma vez... rs Adorei esse mix de pimenta que vc citou, onde tem pra vender aqui em POA? Beijos e até!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, tudo bem? não precisa deixar de beber vinho, sabemos que o vinho tinto seco faz muito bem a nossa saúde, o problema é a moderação, rs.
    Adorei seu blog, bastante interessante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu "babo" nas suas histórias de vinhos, harmonizações e etc...é meu sonho participar de coisas assim...infelizmente por aqui não temos vinícolas e esses rega bofes são dificeis de acontecer...mas vou na sua cola, adoro saber de tudo!E o bobotie, uallll!!! Super aprovado!

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa receitinha...leite de coco é o que há e adorei a dica do vinho também...menina você entende bem desse negócio hein? Eu gosto mas não muito hihihihi mas tem pratos que parece que só combina com vinho não é???
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju querida! Que máximo esse jantar heim amiga! Conhecer pratos da gastronomia internacional e uma das minhas paixões.
    Menina! Vc conseguiu reproduzir o prato! QUe orgulho de vc.
    Bjk

    ResponderExcluir
  7. Um dos projetos da minha vida é aprender a gostar de vinho. Pra mim não tem nada mais romântico e elegante que uma taça de vinho.

    Um dia eu chego lá :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!!
    Deve ter sido um jantar maravilhoso, amo conhecer receitas internacionais... É mesmo ótimo esse google, hein??
    Amei sua receita!
    Obrigada pela visita e pelo carinho,

    Bjinhos

    Eliane

    ResponderExcluir
  9. Também gosto muito de conhecer outras culinárias! Parece uma receitinha deliciosa!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Ju, tudo bem??
    Nossa menina gente chique é outra coisa né???rsrsrsr
    Além de entendida na cozinha é entendida de vinhos tbm!!!
    Muito legal esse post adorei saber um pouquinho sobre vinhos e um pouquinho sobre a Africa do Sul e essa receita é mais uma pra eu fazer (e usar meus ramekins...) do seu blog!!!
    Parabéns
    Bjocas

    ResponderExcluir