quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fondue de queijo clássico e Miolo Lote 43

Até hoje, só havia utilizado aquelas massas prontas para fondue de queijo que têm nos supermercados. Nem me lembro qual foi a última vez que comprei, mas lembro de pensar que na próxima faria um fondue de "verdade", porque cá pra nós, elas são bem "mais ou menos". Pois então, o dia chegou e só tenho uma coisa a dizer: massa pronta para fondue nunca mais!!!! Fazer é muito fácil e fica muito bom. Não sou uma profunda conhecedora de fondue, mas arrisco dizer que este foi o melhor que já comi, e olha que tirando as experiências caseiras, todas aos outras foram em restaurantes da Serra Gaúcha.
Me inspirei na receita do blog Cooking Weekend, e usei:
200 g de queijo emmental
200 g de queijo gruyère
Pouco mais de 150 ml de vinho branco seco
1 fio de azeite de oliva
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
Noz moscada e pimenta do reino, raladas na hora e a gosto.
Misturei os queijos ralados, a farinha, a noz moscada e a pimenta do reino. Levei ao fogo baixo (do fogão), na panelinha própria para fondue, um fio de azeite e os dentes de alho inteiros, refoguei levemente e antes de descartá-los, passei pelas paredes da panela. Coloquei 100 ml de vinho e 1 minuto depois a mistura com os queijos. A partir deste momento, mexer sem parar, com o cuidado de não deixar grudar no fundo. Fui acrescentando um pouco mais de vinho a medida que o queijo derretia, até chegar na consistência que julguei ideal (cremoso e  sem grumos, tem que "pingar", mas não pode ser muito fluído - acho que a primeira foto da postagem da uma idéia sobre a consistência). Neste momento levei pra mesa e instalei  a panela na base própria do aparelho de fondue, sobre o foguareiro aceso para manter o calor.
Servi com cubos de pão levemente torrado, nhoque de batata cozido, e cogumelo Paris fatiados e rapidamente refogados com um fio de azeite de oliva e sal.
Dentro do assunto fondue, mas saindo do contexto da receita, vale uma dica para quem nunca fez em casa e está pensando em comprar um aparelho de fondue. Diferentes tipos de fondue (carne, queijo ou chocolate), exigem panelas de diferentes materiais. O de queijo, e principalmente o de chocolate, são mais delicados e precisam de uma panela de fundo grosso, de preferência de cerâmica.  Esta que eu tenho é de aço inox e parede finíssima, portanto ideal para fazer o fondue de carne. Para os outros tipo, é uma "cilada" porque se piscar o fondue queima com o calor do fogareiro. Então pensem nisso antes de fazer a compra, ok? Muitas vezes as lojas só estão afim de vender e não alertam o consumidor sobre as possibilidades e restrições de uso do produto. Eu ganhei de presente, não tive escolha, mas na época não tinha noção alguma sobre isso, então achei legal comentar ;)
Saindo da grastronomia, entramos na enofilia, o vinho da noite: Miolo Lote 43. Vinho que identifica a terra recebida em 1897 pelo imigrante italiano Giuseppe Miolo, quando estabeleceu-se no sul do país, onde hoje é o Vale dos Vinhedos. Neste lote hoje são cultivadas apenas uvas nobre das castas Merlot e Cabernet Sauvignon. Segundo definição da própria vinícola, este vinho é assinado pelo enólogo da família, Adriano Miolo, e foi elaborado para ser um ícone da marca, além de uma homenagem ao Giuseppe, patriarca da família.  A safra que está disponível no mercado é a 2005. Envelhecido em barricas novas de carvalho americano, o vinho foi engarrafado na primavera de 2006 e ficou descansando nas caves subterrâneas da vinícola Miolo até estar pronto para ser comercializado. 
Após esta longa descrição, que consta no rótulo e na ficha técnica do vinho, vamos à minha percepção... Sem dúvidas um ótimo vinho, seguramente o melhor que já tomei produzido por esta vinícola. Os taninos estavam bem maduros e o final persistente na boa. Na categoria aromas só senti carvalho, carvalho e mais carvalho... Isto não quer dizer que o vinho não tinha outros aromas, mas meu nariz amador não identifico mais - a ficha técnica fala em "aromas complexos", tenho preconceito com esta definição, mas tudo bem... Achei que faltou um pouco de corpo no vinho e apesar de, segundo sua ficha técnica, ser apropriado para pratos como carne de caça, o vinho combinou super bem com o fondue. Compramos naquele curso que fizemos na vinícola com 20% de desconto, o que deixa o preço bom. Olhei no site e hoje uma garrafa custa R$ 79,00. Acho esse preço meio salgado, tenho dúvidas se vale  - que fique registrado que o Rodrigo discorda desta minha opinião, ele adorou o vinho e acha que vale. Às vezes acho que além dos altos impostos, no preço dos vinhos produzidos na Serra Gaúcha há uma boa carga de "publicidade",  se é que vocês me entendem...

13 comentários:

  1. Bem amiga,
    Que requinte. Deve ter sabido que nem uma maravilha!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. what a wonderful fondue!! I do love a good cheese sauce! That looks like a great wine to accompany the cheese.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú, tudo bem?
    Amo fondue, já testei mil receitas, algumas deram certo e outras deram errado. Mas fondue é como feijão né, cada um tem sua receitinha especial. Belo vinho este que você indicou.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Adoro um fonduezinho com um bom vinho. Gostei muito de conhecer teu blog. Estou seguindo.
    Um abraço

    João Mario
    http://picadinhodebacana.blogspot.com
    http://camoesdecueca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Yesss!!! Definitivamente tenho que fazer um curso de vinhos!!!

    Babo nos teus enoposts!!!

    E a maravilhosa fondue não ficou atrás! Show!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de fondue de queijo, mas sou mega viciada no de carne.
    =)
    Adorei a dica do vinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, e eu que pensava que minha panela não era de qualidade... o fondue sempre gruda no final...
    Outra observação: achei seu blog muito charmoso, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ju, vc acredita que NUNCA fiz foundue em casa? Casei e logo vim morar aqui, e faz um calooooooor! Então, acabei nao experimentando. Mas, assim que voltar quero fazer e passo aqui pra te consultar, ta?
    bjk.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,isto que ainda não está fazendo aquele friozão né e já dá muita água na boca esta receita!Parabéns pelo seu blog.
    Abraços
    Sinara

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de fondue. Mas, confesso que é raro comer. Imagina, Rio de Janeiro! Só tenho duas estações aqui: Calor e Muito Calor.
    Mas sempre que a temperatura cai, eu aproveito. O seu está com uma cremosidade espetacular.
    Eu amo queijo. Chega a ser maldade ver e não comer.:)
    Beijos. Adorei o post

    ResponderExcluir
  11. Ju, amiga, como vc é chique, tá tudo lindo, com certeza o fondue feito em casa tem o seu valor e sabor inegualável, e o seu me pareceu delicioso d+ além de super lindo, parabéns queridona com certeza foi sucesso total, bjkas enormes, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia esse fondue! Queijo emmental é muito bom, estou aguada para comer um pedacinho hehehehhe...

    Adorei a dica sobre a panela de fondue, com certeza me lembrarei desta dica quando for adquirar a minha, espero que não demore!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Lindo esse fondue, a a textura ficou divina, adorei! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir