sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Panqueca de espinafre e ricota

Semaninha corrida... Não sobrou tempo para o blog e muito menos para cozinhar. Esta panqueca fiz há um tempinho. Hoje "aproveitei" uma crise de insônia para fazer a postagem... Salve o final de semana que está chegando!!!! 
Este receita é uma boa pedida para uma jantinha leve no sábado à noite, acompanhada de um vinho branco ou um espumante, que tal?
Para a massa da panqueca:
- 1/2 xícara de Maizena;
- 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 1 xícara de leite;
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de óleo;
- sal;
- 1 "toque" de açafrão para dar cor.
No recheio:
- 120 gramas de espinafre congelado;
- 1 peça pequena de ricota (cerca de 150 gramas) esfarelada;
- 1 punhado de nozes picadas com a mão;
- cerca de 10 damascos secos cortados em pedacinhos;
- 2 colheres de sopa de creme de ricota (se não tiver, pode usar creme de leite);
- sal e noz moscada ralada na hora, a gosto.
Para o molho:
- 1 dente de alho;
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 100 ml de vinho branco seco;
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon (além da convencional, acrescentei um pouco da mostarda em sementes para dar um "charme" ao molho).
- 150 gramas de creme de leite.

Para fazer a panqueca: liquidificador, frigideira Teflon e paciência. Gosto da massa fina e esta receita rende em torno de 8 panquecas - dessa vez a paciência estava curta e fiz a massa um pouquinho mais grossa. Rendeu 7 panquecas, que foram sob medida para a quantidade de recheio.

Para o recheio: descongelei o espinafre no microondas (cuida que é rápido!) e juntei com todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Recheei as panquecas e coloquei no forno, em fogo baixo só pra dar uma aquecida porque o recheio estava frio. O tempo de aquecimento foi o tempo de fazer o molho...

Para o molho: Refoguei de leve o alho bem picadinho no azeite e logo juntei o vinho, deixei evaporar um pouco e juntei os outros ingredientes, mexendo sem parar, até a mistura ferver. É importante mexer porque isso define a consistência da mistura. 
Uma dica importante sobre a quantidade da mostarda: colocar aos poucos e provar. Trouxemos da França uma mostarda de Dijon da mesma marca, e com as mesmas características, que costumávamos comprar aqui e ela é consideravelmente mais forte! Isto faz toda a diferença no sabor do molho...

Então é isso, tirei a panqueca levemente aquecida do forno e servi com este molinho de mostarda que é sucesso na certa. Para acompanhar, escolhemos um bom vinho branco, mas...
Muito cuidado ao estocar vinho branco, a maioria deles não tem potencial de guarda, isto é, comprou, tomou, nada de ficar guardando. É bom prestar atenção nas datas dos vinhos brancos nas prateleiras dos supermercados, eu diria que a safra limite é a 2008 (melhor é 2009), mais antigo que isso, nem pensar.
Lembram daquele curso de vinhos que fizemos na Miolo há um ano atrás? Na ocasião, provamos o Viognier  e achamos bem interessante. Tinha notas de flores no aroma e algo tipo damasco e abacaxi no sabor. Compramos um garrafa, mas ela ficou esquecida na adega. 
No dia que fiz a panqueca pensei em abrir um espumante, mas lembrei do Viognier e achei que seria uma bela harmonização... Que decepção, seria perfeita se o vinho não estivesse completamente "passado". Depois vimos que o próprio rótulo recomenda consumir em no máximo dois anos. Era um vinho da safra 2007 e  já tinha perdido boa parte dos seus aromas e sabores, estava sem graça e aguado.
Fica a dica então do vinho e do cuidado com a safra - vinho branco, em geral, deve ser jovem e consumido entre 8ºC e 12ºC. Os rótulos do vinhos costumam conter estas informações, é bom ficar atento.
A safra do Viognier da Miolo que está disponível no mercado é a 2009 e o vinho custa em torno de R$ 25,00. Vou provar a depois conto pra vocês se ele continua valendo a pena. No curso ficamos bem impressionados, apesar de não fazer muito meu estilo. Este vinho é produzido na região da Campanha Gaúcha, no Seival: lugar quente, com boa insolação e pouca chuva. A Miolo tem investido naquela região nos últimos anos. Os vinhos da antiga linha Fortaleza do Seival (agora Seival Estate) não são caros e costumam apresentar uma boa relação entre custo e benefício.





10 comentários:

  1. Ótima essa receita.Simples e boa!beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Ju, essa panqueca ta com uma cara ótima, vou testar com certeza, até porq essa minha fase light ta dificil de manter!!!!

    bjosssssssss
    Dani
    http://kitutando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ju, ficaram lindas! E é ótimo poder comer uma panquequinha sem peso na consciência.
    Perguntinha: onde você encontrou a mostarda Dijon? Eu vi ela em várias receitas de blogs, procurei ela no Zaffari, jurando que ia encontrar e não achei nem o cheiro dela hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, espinafre e ricota são minha combinação light preferida!!

    ResponderExcluir
  5. oi sem pressa! aqui quem vos fla é o seu avesso rsrs
    adoro panquecas - quando vi o link - pensei que era como eu fazia - uma maneira de quem não gosta de comer espinafre - eu coloco no liquidificador - tudo à olho mesmo e v´rios galhos de espinafres , o caule as folhas, - todos adoram aqui em casa, faço o olho branco - fica uma delicia - adoro a tua receita - mas aqui em casa tem uns chatos
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  6. Huuummmm, menina, essa panqueca está do jeito que a gente gosta! Comidinha sem carne!!!!
    Mas a sua não é pra um jantarzinho de sábado, não!!!!
    Está tão encrementado com essas nozes e damascos que ficou com gosto de Festa Natalina!!!
    Boa Pedida!
    Tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Ju,
    Que maravilha de panquecas. Eu gosto muito. Aqui, faço com o espinafre na massa... Ficam bem verdinhas!

    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa combinação de espinafre com molho branco, queijos e um ótimo e vinho branco, que não esteja passado, por favor..rsss...

    Suas panquecas estão deliciosas, e a dica do vinho é bastante importante,

    Um abraço,
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Ótima receita.
    Eu nunca fiz massa de panquecas com amido de milho, olha só... Receita anotada!
    Parecem deliciosas,
    Um beijao, e bom fim de semana,
    Tata

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    Adorei a dica sobre o vinho branco.
    E as panquecas são boas mesmo.
    Bjo

    ResponderExcluir