segunda-feira, 20 de junho de 2011

Carne de onça

Há anos atrás fui a um congresso em Curitiba e aproveitei para conhecer a cidade e sua gastronomia. Um dos lugares que mais curti foi o Bar Brahma. Além do chopp sem igual, as comidinhas de buteco eram nota 10! Sempre que estou em outro estado/país quero experimentar o que há de mais típico no lugar, por mais estranho que pareça. Quando peguei o cardápio do Bar Brahma não tive dúvida, escolhi a Carne de Onça! Eu gostei, porque sou fã de carne crua. O nome é esquisito e obviamente não se trata de carne de onça... Dei uma pesquisada rápida na internet, para achar a procedência do nome, e a grande maioria o atribui ao hálito forte que o consumo deste prato causa, mais popularmente conhecido como "bafo de onça". 
Esse dias ia preparar novamente o Steak Tartar, mas na hora resolvi mudar a receita e fazer a tal carne de onça. Encontrai várias receitas com diferentes ingredientes, não há consenso quanto aos temperos, então resolvi criar a minha versão. Não prestei atenção em medidas, fiz no olho. Para duas porções, usei:
2 medalhões de filé mignon
molho inglês
Tabasco Chipotle (vocês já provaram essa? É maravilhosa, tem um gostinho defumado)
cebola picada
1 gema de ovo
2 fatias de pão preto
creme de ricota  
mostarda Dijon em grãos
cebolinha picada
azeite de oliva 
pimenta do reino moída na hora
Cortei o filé a faca, bem miudinho, e misturei com a gema do ovo, a cebola picada (usei pouquinho, porque não curto muito cebola crua) o molho inglês e a Tabasco. Cobri as fatias de pão com uma pasta feita com creme de ricota e mostarda Dijon, coloquei a carne por cima e cobri com cebolinha picada. Finalizei com azeite de oliva e pimenta do reino moída na hora. 
Não ficou tão bom quanto a do Bar Brahma, especialmente porque faltou o chopp gelado para acompanhar, mas gostei bastante da minha versão, foi aprovadíssima. 

7 comentários:

  1. Apesar de gostar de carne mal passada, já não sou muito adepta da carne crua, mas eu gostei muito dos temperos que tu usou! Nunca havia ouvido falar na carne de onça, achei interessante! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de preparações cruas, mas vou ter que fazer porção única aqui!
    Deve ficar muito bom! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú!!Que susto!!Achei que era carne de onça, tadinhas (risos).
    Agora, falando(escrevendo) sério: deve ficar realmente delicioso utilizando estes temperos. Tabasco é tudo de bom. Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  4. Para quem curte carpaccio parece uma ótima pedida Jú.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Corri desesperada aqui pra ver se a carne era mesmo de onca, rsrs. AMO TARTAR! No restaurante onde eu trabalho temos fixo no cardápio o tartar de filé tb, e usamos junto alcaparras, pepinos em conserva e um pouquinho de catchup. Sua receita ficou sensacional, quem come uma vez pede de novo, né? Um beijao, e muitas felicidades pra vc!

    ResponderExcluir
  6. AMO steak tartar, só receitas deliciosas no seu blog, amei! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  7. Outra versão para a origem do nome é que seria uma carne que só onça come, por isso "carne de onça". Tb adoro e a do Bar Brahma é mesmo uma das melhores da cidade. Lala.

    ResponderExcluir